Substâncias para a eliminação dos piolhos

Substâncias para a eliminação dos piolhos

Os piolhos da cabeça (pediculus humanus capitis) são insetos ovíparos que se alimentam de sangue e vivem exclusivamente no cabelo humano. Medem entre 2 e 3 mm, são de cor marrom e podem ser vistos a olho nu. Hoje em dia, entre 5% e 15% das crianças em idade escolar estão infectadas por piolhos e seu contágio é tão frequente quanto o de um resfriado. Existem dois tipos de substâncias pediculicidas formuladas especificamente para eliminar os piolhos. De seguida, contamos-lhe quais são as substâncias para a eliminação dos piolhos.

Os pediculicidas de ação química

Os pediculicidas de ação química penetram no interior do piolho e intoxicam-no. Sua toxicidade é segura nas pessoas, por isso são aptos para todo o tipo de peles exceto aquelas que apresentam sensibilidade extrema. O pediculicida químico de primeira escolha é a permetrina.

Os pediculicidas de ação física

Os pediculicidas de ação física realizam um efeito externo sobre o piolho sem causar nenhum tipo de toxicidade nem irritação, o que os torna especialmente indicados para peles sensíveis. Entre eles encontramos silicones de diferentes densidades, mas a de maior eficácia é a dimeticona de alta densidade.

Sugestão: Quanto tempo demora para Ivermectina fazer efeito

Mais artigos sobre os piolhos

Em umComo.com.br temos mais artigos sobre piolhos que lhe podem interessar:

  • Como diferenciar as lêndeas da caspa
  • Como verificar a cabeça para saber se há piolhos
  • Como prevenir os piolhos na cabeça
  • O ciclo de vida dos piolhos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Substâncias para a eliminação dos piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.