Ter soluço várias vezes ao dia, é normal?

Ter soluço várias vezes ao dia, é normal?

"Hic! Hic!". Quem não conhece esse som? Mais ou menos vezes, todo o mundo já passou pela sensação incômoda, embora inofensiva, do soluço. Inofensivo, sim, mas apenas quando dura pouco tempo. E se passadas horas, dias ou semanas, você continua com soluço? Não significa que você está bebendo demais, como todo o mundo pensa, podendo até representar um problema de saúde que é identificado pelo soluço. Se você tem soluço com frequência e está preocupado pela repetição desta condição, confira todas as respostas que o umCOMO tem para a pergunta: ter soluço várias vezes ao dia, é normal?

O que é o soluço?

O soluço é resultado dos movimentos involuntários do diafragma. O diafragma desce para ajudar a levar o ar aos pulmões e sobe ao exalar pata facilitar a sua expulsão. Quando o diafragma se irrita, sobre de maneira brusca e a respiração é alterada, fechando as cordas vocais e provocando o som tão familiar de "hic!".

Soluço durante quanto tempo?

O soluço normal costuma durar alguns minutos ou segundos, mas nunca mais de 48 horas. Dependendo da duração, pode ser classificado como agudo, persistente ou crônico:

  • Agudo: também chamado de soluço transitório, é o mais saudável, uma vez que dura menos de 48 horas.
  • Persistente: pode durar até um mês.
  • Crônico: pode se prolongar por mais de dois meses.

Porque temos soluço?

Segundo a Sociedade Espanhola de Médicos Gerais e de Família (SEMG), o soluço não tem nenhuma função protetora nem parece desempenhar uma função fisiológica, ao contrário de outros sintomas. Por esse motivo, ainda não é possível determinar a verdadeira função do soluço.

O que sabemos é que, quando temos soluço, a causa costuma ser uma irritação do nervo frênico ou vago, que é o que controla o diafragma. Alguns dos motivos pelos quais o diafragma sofre irritação, provocando soluços normais, incluem:

  • Estar nervoso.
  • Comer muito e/ou depressa.
  • Ter irritação de estômago ou garganta.
  • Problemas no esófago.
  • Ser operado ao abdômen.
  • Ter ou ter tido pressão sobre o estômago.
  • Comer alimentos picantes ou condimentados.

Contudo, por vezes não existe uma causa clara para o soluço. Se você quer saber mais sobre este tema, confira esse artigo que explica porque ocorre o soluço.

Porque tenho tantos soluços?

Se você tem soluço muitas vezes, pode ter danos ou irritação no nervo frênico. As causas dos soluços todos os dias incluem:

  • Sofrer de doenças que irritam este nervo, como por exemplo a pneumonia ou a pleurisia
  • Ter tumores no cérebro ou acidente cerebrovascular.
  • Ter ansiedade.
  • Lesões neurológicas.
  • Problemas renais.
  • Problemas do sistema nervoso central.

O umCOMO recomenda que, em caso de qualquer dúvida, você consulte o seu médico ou farmacêutico.

Ter muito soluço é normal?

O soluço não é mau e até pode ser considerado normal. Pode ser muito incômodo, isso sim, sobretudo em momentos inesperados: a meio de uma conversa com alguém, no trabalho, na hora de dormir, etc. Costuma durar alguns segundos ou até uns minutos e, na maioria dos casos, basta esperar que desapareça sem fazer nada.

Soluço durante muito tempo, é normal?

No entanto, quando o soluço supera as 48 horas, a situação deixa de ser normal. Pode provocar danos nos órgãos de tanto soluçar, podendo mesmo impedir a pessoa de comer, falar ou respirar bem. Nestes casos, pode ser um sinal de que algo no seu organismo necessita de atenção médica. No entanto, não esqueça que não é ruim ter soluços várias vezes ao dia mas, passadas 48 horas, você deve consultar um médico e falar sobre o sue caso para que ele determine se o seu organismo tem algum problema.

Como parar soluço?

É provável que, quando você não sabe o que fazer se o soluço não desaparece, você recorra a milhares de conselhos na Internet ou a outros que ouviu pela rua: aguentar a respiração, ser assustado, beber água, e muitos outros truques para acabar com o soluço. Apesar de alguns destes truques funcionarem em algumas pessoas, outras juram que não apresentam nada de milagroso.

Como o problema está no diafragma e, mais concretamente, no nervo do diafragma, o ideal é acalmar o sistema nervoso com infusões, exercícios de respiração ou até mesmo com alongamentos caseiros para o diafragma.

O soluço apenas costuma ser curado com o tempo. Contudo, em situações muito graves, pode chegar a ser necessária uma cirurgia para tratar o nervo do diafragma e, assim, acabar com o problema.

Como parar soluço de bebê

No caso dos bebês, o soluço costuma aparecer com frequência pelo facto de o sistema nervoso estar menos desenvolvido. Contudo, isto não deve preocupar os pais já que, como mencionado antes, o soluço é inofensivo e o bebê não sente dor.

Não existe nenhuma fórmula mágica para parar soluço de recém-nascido ou de bebê, como também não existe para parar soluço nos adultos. No entanto, o umCOMO tem algumas dicas para evitar soluço no bebê:

  • Garanta que o bebê não engole ar durante a lactância, a entrada de ar pode estar provocando o soluço.
  • Se ele mama demasiado rápido, remova o peito e espere uns segundos antes de dar de novo.
  • Quando terminar de amamentar, ponha o bebê de pé para que ele possa eliminar o ar.
  • As mudanças de temperatura também podem facilitar o soluço, por isso mantenha o seu filho sempre bem abrigado.

Veja também: Como parar soluço imediatamente

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ter soluço várias vezes ao dia, é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.