Teste de gravidez caseiro com Coca-Cola funciona?

Teste de gravidez caseiro com Coca-Cola funciona?

Tem horas em que a ansiedade para saber se está grávida ou não é tão grande, seja por uma menstruação atrasada, seja pelo desejo de ser mãe, que toda metodologia para ter a resposta passa a ser considerada. Nem sempre é possível recorrer a um teste de gravidez de farmácia e nessas horas surgem as histórias sobre testes de gravidez caseiros em que a reação da urina com certos produtos pode acusar ou não a espera de uma criança. Para esclarecer as coisas, o umCOMO buscou respostas para a pergunta: teste de gravidez caseiro com Coca-Cola funciona? E outas dúvidas relacionadas ao tema.

Teste da Coca-Cola para gravidez

Não existem informações oficiais ou comprovadas sobre teste de gravidez com Coca-Cola. Na internet há quem afirme que a Coca-Cola pode ser um reagente com urina que pode indicar gravidez. De acordo com alguns youtubers[1] a teoria do teste gravidez caseiro com Coca-Cola é a seguinte:

  1. Em um copo plástico descartável, colete um pouco do a urina;
  2. Misture a mesma quantidade de Coca-Cola (sem estar gelada) com a urina;
  3. Se surgirem bolhas, na teoria, isso significa que o teste é positivo.

No entanto, não existe nenhuma explicação ou comprovação científica para isso. Este experimento, assim como o teste de gravidez caseiro com água sanitária, ou teste de gravidez com pasta de dente não devem ser usados como referência para saber se está grávida ou não. O único teste de gravidez infalível é fazer o de farmácia e, por via das dúvidas, confirmar com um exame de sangue e acompanhamento médico.

Falsificar teste de gravidez com Coca-Cola

Outra função comentada da Coca-Cola relacionada aos testes de gravidez é na manipulação dos resultados para que seja positivo. Esperamos que seja para uma brincadeira e não para uma manipulação com más intenções.

De acordo com blogs, para usar a Coco-Cola para um resultado falso positivo de gravidez, basta, usar o teste em um copo de Coca no lugar da origina. Na teoria o resultado deveria sair positivo. Não há garantias de que funcione.

Veja também: O que pode causar um falso positivo no teste de farmácia

Outros testes de gravidez caseiros

Além do teste de gravidez caseiro com Coca-Cola, na internet não faltam promessas de testes de gravidez caseiros eficazes. A verdade é que nenhum deles oferece garantia. Naquele que é conhecido como teste de gravidez caseiro com vinagre, por exemplo, supostamente a cor do vinagre muda de cor quando em contato com a urina de uma mulher que está grávida. Entretanto, trata-se de duas substâncias ácidas que por questões químicas não devem reagir.

Já no teste de gravidez com água sanitária, assim como no teste de gravidez com detergente a resposta positiva seria se a urina reagisse 'borbulhando'.

Veja também: Teste de gravidez caseiro com Pinho Sol funciona?

Desconfio que estou grávida, o que fazer?

Se você desconfia que está grávida mas no momento não tem recursos para um teste de gravidez, não deixe de prestar atenção nos seguintes pontos:

  • Menstruação atrasada: este é um dos sintomas de gravidez mais notados. Para ter mais chances de acertar, o ideal é que a mulher saiba quantos dias tem o seu ciclo geralmente e considerar o atraso com base nesse conhecimento. Mesmo assim, para não chegar a nenhuma conclusão precipitada, recomendamos que você leia o artigo sobre 'O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?';
  • Sangramentos inesperados: qualquer sangramento vaginal é um aviso do corpo e pode ser gravidez. Um deles é o sangramento de nidação, que muitas vezes é confundido com menstruação mas significa que o óvulo da mulher foi fecundado;
  • Dores abdominais: dores abdominais que lembram cólicas menstruais também não podem ser ignoradas;
  • Sensibilidade corporal: seios, ventre e outras partes do corpo mais sensíveis ao toque também podem ser um sinal;
  • Enjoos: náuseas e repulsas a certos alimentos são um sinal comum de gravidez e quando eles aparecem com os outros sintomas é hora de procurar um teste confiável.

Uma vez que já tenha observado alguns destes sinais, a atitude mais prudente é recorrer a um teste de farmácia. O ideal é que você compre dois para confirmar, já que o falso negativo é uma possibilidade enquanto o falso positivo também, porém em casos mais raros. Portanto, nunca descarte a possibilidade de um resultado falso e prefira fazer o teste uma segunda vez para confirmar. Saiba como interpretar o exame Beta hCg.

Mesmo assim, o ideal é confirmar de uma vez por todas com a análise sanguínea de Beta-hCg. O exame pode ser pedido em um laboratório de análises clínicas ou via Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa resposta você conhece tomar as devidas providências quanto ao futuro da sua possível gravidez.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Teste de gravidez caseiro com Coca-Cola funciona?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. https://www.youtube.com/watch?v=0JeDj0pkoMU&t=499s
Bibliografia
  • https://www.negativepregnancytest.com/how-to-make-a-pregnancy-test-positive/