Tipos de banhos de assento

Tipos de banhos de assento

O banho de assento é um tratamento ou parte deste, para doenças nas regiões compreendidas desde o abdômen até às nádegas e genitais. Tanto de doenças internas como de externas. Este tipo de banho estimula a atividade dos intestinos, fortalece os músculos na zona abdominal e regula a função genital e renal. Além disso, é anti-inflamatório e sedante, facilita a evacuação de cálculos e torna-se eficaz contra as cólicas renais. Quando faz um banho de assento, a pessoa tem que estar sentada numa bacia grande ou numa banheira e descansar os pés sobre um banco baixo. Nesta posição, a água apenas vai cobrir as partes desde o umbigo até às nádegas e genitais. A temperatura da água deve ser temperada, embora às vezes também se possa utilizar água quente ou muito quente. Este tipo de banho pode durar entre 5 a 15 minutos. Ao longo deste tempo temos que esfregar e dar massagens de diversos tipos nas partes do nosso corpo que estão submersas na água. Embora às vezes também possamos esfregar os pés. Existem diversos tipos de banhos de assento, de seguida em umComo.com.br mostramos-lhe quais são.

Banho de assento derivado

Geralmente este tipo de banho usa-se em estados congestivos da cabeça, pescoço ou peito. No banho de assento derivado a água deve estar a uma temperatura de 18º C, e depois de um tempo pode acrescentar água fria para prolongar a duração do banho um pouco mais. Geralmente a duração do banho de assento é de 20 minutos, à excepção nos anêmicos, doentes nervosos e nas pessoas que apresentem fraqueza, nestes casos a duração será de 5 minutos.

Banho de assento emocionante

Para fazer um banho de assento emocionante a água tem de estar mais fria, a uns 12º C de temperatura. A pessoa doente terá que aplicar este banho durante 20 minutos e terminar com fricções secas e vigorosas. Para isso, é recomendável utilizar uma toalha um pouco áspera. Este tipo de banho utiliza-se em doenças crônicas que afetam os órgãos genitais e as vias digestivas.

Banho de assento tônico

O banho de assento tônico aplica-se em doenças de estômago e abdômen inferior. Especialmente nos lumbagos, ciáticas, inflamações dos genitais, transtornos menstruais e nos casos de esterilidade. Para este tipo de banho a água deve estar a 16º C e tem de durar 10 minutos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de banhos de assento, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.