Partilhar

Tipos de dentes

Tipos de dentes

Os dentes são estruturas de tecido mineralizado que começamos a desenvolver desde bem pequenos e que nos ajudam a mastigar os alimentos para ter assim uma boa digestão. Há quatro tipos de dentes segunda a forma da coroa e consoante a sua função. De seguida, explicamos-lhe quais são os tipos de dentes que temos de frente para trás.

Também lhe pode interessar: Como fortalecer os dentes

Incisivos

Este grupo está formado por oito dentes, quatro superiores e quatro inferiores. Estes dentes têm a borda afiada e a sua principal função é de cortar alimentos. Têm uma coroa cônica e apenas uma raiz. Os incisivos superiores são maiores que os incisivos inferiores.

Caninos

Estão formados por quatro dentes com forma de cúspide pontiaguda. São também chamados de presas. Estão situados ao lado dos incisivos e a sua função é de perfurar e rasgar os alimentos.

Pré-molares

São oito dentes que têm duas cúspides pontiagudas. São os que facilitam a trituração dos alimentos.

Molares

Os molares são formados por 12 dentes com cúspides largas. Têm a mesma função que os pré-molares. A coroa deste tipo de dente pode ter quatro ou cinco saliências e duas ou mais raízes. São os dentes maiores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

2 comentários
Sara
Ilton obrigada pelo seu comentário! Veja o nosso artigo sobre como clarear dentes com água oxigenada: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-clarear-os-dentes-com-agua-oxigenada-3821.html.
Ilton gonçalves
Como se faz um clareamento dental caseiro, Com apenas coisas que utilizamos em casa? Isso foi util? "boss" ;)

Tipos de dentes
Tipos de dentes

Voltar ao topo da página