Tipos de risada e seus significados

Tipos de risada e seus significados

O riso humano é uma resposta fisiológica como conseqüência de uma reação a diferentes estímulos, tanto internos quanto externos, que culminam na emissão de sons muito característicos em conjunto com movimentos faciais e bucais feitos ao mesmo tempo em que estes sons da mesma tonalidade são emitidos, repetidos aproximadamente a cada 200 milissegundos.

Os benefícios do riso são inúmeros: promove a saúde corporal, melhora o humor da pessoa devido à ação da dopamina no aspecto emocional, oxigena o corpo à medida em que os pulmões trabalham mais rápido e reduz a pressão arterial, entre muitos outros benefícios. Portanto, é muito importante rir, independentemente do tipo de riso que se tenha. Para descobrir os diferentes tipos de risada e seus significados, no unCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Risada falsa

A risada falsa é o riso que é produzido voluntária e intencionalmente. Ela surge com um propósito, não espontaneamente. É um tipo de riso que tem um propósito, que não é necessariamente ruim.

Portanto, o riso falso não se origina de um estímulo emocional natural, mas é induzido por si mesmo. Logicamente, isso não traz os benefícios da risada franca.

Risada franca

As risadas genuínas ou francas são risos que ocorrem natural e involuntariamente. Ela surge de algum tipo de estimulação emocional natural. É um tipo de riso que não tem um objetivo definido porque surge espontaneamente, ou seja, sem ser procurado de forma premeditada.

A risada franca ou verdadeira nos traz muitos benefícios à saúde e é a mais associada à felicidade. Aqui você pode ver algumas piadas de riso curtas que podem provocar uma gargalhada corajosa.

Risota

A risota é uma risada ruidosa. É de longe a mais expressiva de todas e é muito difícil de ser simulada ou falsa, por isso é considerada uma espécie de riso franco. Em resumo, é aquele riso que você dá quando precisa segurar a barriga ou até mesmo terminar com algumas lágrimas nos olhos.

Risada social

Entres os tipos de risada também está a risada social, aquela que, seja simulada ou franca, como pode ser de um tipo ou de outro, cumpre um claro propósito comunicativo dentro das relações profissionais ou pessoais. É uma risada que geralmente não é completamente genuína; tendemos a usá-las em situações em que estamos tentando criar laços, mostrar aprovação, parecer uma pessoa agradável e até mesmo tentar não fazer alguém parecer mal.

Risada inoportuna

É um riso verdadeiro, mas desencadeado em situações inapropriadas. Consiste em rir quando não se deve rir ou quando não faz sentido rir. Ela pode provocar momentos desconfortáveis, dependendo do contexto social em que ocorre.

Na verdade, rir quando lhe dizem algo ruim ou infeliz é um mecanismo de proteção usado pelo cérebro.

Gargalhada

Este tipo de risada trata-se de um riso prolongado. É aquele riso alto e impetuoso que você não consegue parar por mais que tente, mesmo deixando você com dor de estômago. No entanto, vale a pena porque traz uma sensação incomparável de bem-estar emocional.

Quer encontrar motivos para rir? Confira também 300 perguntas engraçadas para qualquer situação.

Risinho

É uma risada mais silenciosa. Geralmente é simulada e associada a contextos sociais. O risinho não é muito expressivo, mas isso não significa que não possa ser genuíno. Na verdade, muitas risadas francas são produzidas silenciosamente quando se sente que alguém no ambiente pode se incomodar no caso de que a risada emitisse ruído.

Risada boba

A risada boba é genuína e vem sem explicação, mas você percebe que não é capaz de detê-la. Muitas vezes está associada a risos contagiosos por causa do que é popularmente conhecido como neurônios espelho que ajudam a ter empatia com outras pessoas. Embora possa ser uma risada desconfortável, a risada boba também é muito engraçada.

Risada nervosa

A risada nervosa é genuína, mas não está associada a sentimentos agradáveis. É uma risada que o cérebro induz quando precisa reduzir o estresse acumulado por qualquer meio necessário. Neste caso, o riso torna-se uma estratégia de defesa na tentativa de combater a tensão ligada ao nervosismo. Em resumo, a pessoa com gargalhadas nervosas ri para aliviar inconscientemente o estresse.

Risada degradante

Entre os tipos de risada também existem aquelas negativas. A risada degradante é uma simulação ou uma risada falsa com um objetivo claro: ridicularizar outra pessoa. Desta forma, o riso torna-se uma arma para degradar outro indivíduo. Portanto, não só não traz nenhum benefício para a pessoa que ri, mas também é uma experiência dolorosa para a pessoa que está sendo ridicularizada.

Risada irônica

O riso irônico é uma risada simulada ou falsa que, em um determinado contexto social, se torna um sinal de ironia. Você ri de algo com a clara intenção de demonstrar ou expressar que ele gera todos os tipos de sentimentos, exceto o riso. O riso irônico é uma forma muito poderosa de comunicação não-verbal.

Risada malvada

Mais um dos tipos de risada negativas, a risada malvada se trata de um riso teatral que tenta mostrar intenções malévolas em face de algum plano. O riso maligno tornou-se uma espécie de dispositivo cômico usado por vilões que riem de uma maneira muito falsa para simbolizar suas intenções mais escondidas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de risada e seus significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.