Partilhar

Tomar café faz bem ou mal?

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 8 novembro 2019
Tomar café faz bem ou mal?

O café é, segundo as estatísticas, a bebida favorita dos brasileiros depois da água. Ninguém resiste ao cheiro de café pela manhã ou a meio da tarde, para dar aquele up na energia e na concentração. Além de saboroso e popular, o café é também uma substância muito polêmica no que diz respeito à saúde. Enquanto que alguns especialistas afirmam que o café é bom para a saúde pois aumenta o foco, outros negam esta informação dizendo que o café pode prejudicar o sistema nervoso e o coração. Mas, afinal, tomar café faz bem ou mal? Continue lendo esse artigo do umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Pular o café da manhã faz mal?
Passos a seguir:
1

O café é a desculpa ideal para fazer uma pausa do trabalho, ter uma boa conversa, leitura ou reflexão. Tomar café é um ato social e um ritual, fazendo parte do quotidiano da maioria das pessoas. Todos os anos são publicados estudos com informações discrepantes sobre o café, destacando os seus benefícios ou ressaltando os seus malefícios para a saúde.

Continue lendo e descubra se tomar café faz bem ou mal.

2

Benefícios do café

O café apresenta diversos benefícios para o organismo. Confira quais são:

  • Aumenta a velocidade de processamento mental e codificação, melhorando a capacidade de raciocínio;
  • Ajuda a emagrecer através do aumento da termogênese e oxidação lipídica;
  • Reduz as chances de formação de cálculos biliares;
  • Tem efeitos na queima de gordura associada à prática de exercícios;
  • Previne a oxidação do DNA, reduzindo o envelhecimento;
  • Previne oxidação do LDLc, responsável pela formação de acidentes vasculares e trombos;
  • Reduz a incidência de Parkinson e Alzheimer.
Tomar café faz bem ou mal? - Passo 2
3

Malefícios do café

No entanto, o café também pode prejudicar o seu organismo, especialmente quando tomado em excesso. Saiba quais os danos do café para a saúde:

  • O efeito estimulante da cafeína pode provocar taquicardia, nervosismo, agitação, tremores e insônia.
  • O café contém substâncias que elevam os níveis de colesterol e LDL-c. No entanto, essas substâncias não passam pelo filtro de pano ou papel.
  • O café pode provocar dependência, provocando irritabilidade e dor de cabeça em momentos de abstinência.
  • O café aumenta a secreção ácida digestiva, propiciando o aparecimento de gastrite ou úlcera.
4

Podemos, então, concluir que o café apresenta tanto benefícios quanto malefícios para a saúde. Para saber se tomar café az bem ou mal, vários fatores devem ser considerados. São eles o estado de saúde da pessoa, a sua idade e, principalmente, a quantidade de café ingerida por dia.

A melhor forma de beneficiar das propriedades do café sem sofrer consequências é fazer um consumo moderado. Cada organismo reage de forma diferente à cafeína, de acordo com a sua saúde cardiovascular, gástrica e nervosa. Como tudo na vida, o que é demais faz mal.

Tomar café faz bem ou mal? - Passo 4
5

O consumo de café

  • Procure não limitar os seus limites de tolerância física. Se sofre de insônias com a toma de café, por exemplo, opte por não tomar café depois das 16h.
  • Para pessoas saudáveis, o ideal é respeitar um limite de 4 xícaras por dia e consumir o café sem açúcar ou adoçante. Experimente adicionar um pouco de mel ou um pauzinho de canela em substituição.
  • A forma como o café é preparado também condiciona os seus efeitos. Prefira sempre ingerir café coado em filtros de papel e não de pano. Ele é muito mais saudável que o café de máquina ou expresso.
  • O café não deve ser muito torrado para não perder os seus benefícios a altas temperaturas.
  • Mulheres grávidas devem evitar o café, pois o excesso de cafeína pode provocar interrupção espontânea da gravidez.
6

Conclusão

Para saber se o café é mocinho ou bandido, confira a quantidade de café que ingere diariamente. Se não ultrapassar as 4 xícaras de café coado e estiver de boa saúde, o café só apresentará benefícios para o seu organismo.

Tomar café faz bem ou mal? - Passo 6
7

Agora que já sabe se tomar café faz bem ou mal, dê uma olhada nesses artigos sobre a bebida que podem ser do seu interesse:

Como fazer um café gostoso

Como fazer café na cafeteira italiana

Como fazer capuccino caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar café faz bem ou mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Tomar café faz bem ou mal?

Tomar café faz bem ou mal?
1 de 4
Tomar café faz bem ou mal?

Voltar ao topo da página