Outros Infecções

Toxoplasmose - Sintomas, IgG e Tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 19 setembro 2018
Toxoplasmose - Sintomas, IgG e Tratamento
Imagem: wikipedia.org

A toxoplasmose é uma infecção parasitária causada pelo protozoário denominado de Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes de gatos. Esta infecção é adquirida através da ingestão de carne crua ou mal passadas de animais infectados pelo Toxoplasma, contato com fezes contaminadas de gato ou de forma congênita, que ocorre quando uma mulher é contaminada durante a gestação. Caso a gestante já tenha tido a infecção previamente, não ocorre a transmissão congênita a não ser que haja uma reativação por imunodepressão. Neste artigo de umComo vamos abordar os sintomas, IgG e o tratamento da toxoplasmose.

Também lhe pode interessar: Sintomas da 'doença do pombo' - Tem cura?

Índice

  1. Sintomas toxoplasmose
  2. Diagnóstico toxoplasmose
  3. Tratamento toxoplasmose

Sintomas toxoplasmose

A maior das pessoas contaminadas pelo parasita Toxoplasma gondii permanece assintomática, ou seja, não apresentam sintomas notáveis. Nos casos de toxoplasmose sintomática, podem surgir os seguintes sintomas:

  • Dor muscular;
  • Rash cutâneo;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Aumento dos gânglios (linfonodos) do pescoço;
  • Dor de garganta (raro).

Nos casos em que o paciente apresente sintomas, estes podem durar semanas ou inclusive meses. Quando o indivíduo é contaminado pelo parasita, este permanece adormecido durante anos nos tecidos do corpo, músculos e tecidos nervosos, à espera de um momento em que o sistema imunitário se encontre mais em baixo para voltar a atacar o corpo.

Em pacientes com um sistema imune em baixo (imunocomprometidos), como é o caso de pacientes que sofrem de câncer, HIV e AIDS, pacientes transplantados, a toxoplasmose torna-se em uma doença muito grave, uma vez que o sistema imune se encontra fraco e é incapaz de reagir. Nestas situações é comum ocorrer uma lesão cerebral, que pode originar sintomas como convulsões, alterações na fala e nos movimentos dos membros, visão turva, bem como alterações no estado geral mental.

Diagnóstico toxoplasmose

O corpo humano trabalha com dois anticorpos, o IgM e o IgG. Quando um agente infeccioso entra no nosso organismo, o sistema imune produz o anticorpo IgM. Caso apresente IgM positivo, pode querer dizer que foi contaminado à pouco tempo, cerca de 1 semana. Após 4 semanas, o corpo substitui este anticorpo pelo IgG, que é mais específico para combater esta doença. O IgG vai aparecer assim sempre positivo para o resto da vida. Então um paciente com toxoplasmose apresentará o IgM positivo, enquanto que um paciente que já tenha sido infetado e permaneça com o parasita adormecido, apresentará o IgG positivo. Quando o IgG e o IgM são negativos, significa que a pessoa não tem nem nunca teve toxoplasmose e que por isso não esta imune à doença.

O diagnóstico da toxoplasmose é feito através de um exame de sangue em que é testada a resistência aos anticorpos.

Tratamento toxoplasmose

Em pessoas assintomáticas não existe qualquer tipo de tratamento, pois não sabemos se a pessoa foi contaminada, a não ser que por qualquer motivo realize um exame de sangue. No caso da toxoplasmose sintomática, o médico poderá prescrever os seguintes medicamentos: pirimetamina, sulfametoxazol, sulfadiazina, espiramicina e clindamicina. É fundamental seguir sempre as recomendações do seu médico quanto à posologia e duração do tratamento.

Caso durante a gravidez tenha sido diagnosticada toxoplasmose, deve ser seguido um tratamento específico para evitar que o bebê nasça com esta doença.

Leia também: Sintomas da Doença do Pombo - Tem cura?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Toxoplasmose - Sintomas, IgG e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: wikipedia.org
Toxoplasmose - Sintomas, IgG e Tratamento