Tratamento caseiro para a inflamação do útero

Tratamento caseiro para a inflamação do útero

A inflamação do útero pode ocorrer tanto no cérvix ou colo do útero (parte mais estreita da vagina) como no endométrio, a membrana mucosa que reveste a parede uterina. Este tipo de inflamação pode não apresentar sintomas, pelo que não é possível a realização de um diagnóstico precoce, o que pode levar a problemas mais graves. Para diagnosticar a inflamação do útero é feito o exame Papanicolau ou uma colposcopia. Para além do tratamento indicado pelo médico, também pode recorrer a algumas alternativas naturais para tratar a inflamação. Se quer conhecer tratamentos caseiros para a inflamação do útero, continue lendo este artigo de umComo.

Causas da inflamação no útero

Antes de mais, é muito importante identificar o que causou a inflamação no útero, para que seja feito o tratamento adequado e para evitar novamente o problema. Entre as causas da inflamação no útero temos:

  • Alergia ao látex dos preservativos, diafragmas ou produtos químicos como espermicidas.
  • Germes presentes normalmente na vagina, como Candida albicans, Lactobacillus rhamnosys ou Gardnerella vaginalis.
  • Doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, tricomoníase, herpes simples ou vírus do papiloma humano.
  • Lesões causadas pelo parto ou por duchas vaginais frequentes (altera o pH vaginal favorecendo o crescimento de micro-organismos).

Sintomas da inflamação no útero

Os principais sintomas da inflamação no útero são:

  • Corrimento com mau cheiro, que pode ser marrom, amarelado ou cinza;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Sangramento durante ou após ter relações sexuais;
  • Atraso na menstruação;
  • Dor na parte inferior da barriga;
  • Dor ao urinar.

Perante a presença destes sintomas é importante consultar o seu médico ou ginecologista, para ser feito um diagnóstico através do exame Papanicolau e indicado o tratamento adequado o quanto antes.

Tratamento para a inflamação do útero

O tratamento para a inflamação do útero vai depender da sua causa. Caso a causa da inflamação tenham sido micro-organismos, o tratamento passa por medicamentos antibióticos e antivirais. Para além disso, nestas situações os parceiros sexuais também deverão fazer o tratamento, para eliminar os micro-organismos e evitar que a inflamação volte a acontecer. Se a inflamação do útero for causada por alergias, então o tratamento passa por evitar o contato com a substância alérgica. Em alguns casos pode ser necessário tomar anti-inflamatórios para as dores e para recuperar a saúde do útero. É sempre importante seguir as indicações do seu médico ou ginecologista quanto a doses e duração do tratamento para evitar que a inflamação do útero derive em complicações.

Remédios caseiros

Para além do tratamento médico, existem algumas alternativas naturais e caseiras às quais pode recorrer.

Chá de folhas de tanchagem

Um excelente remédio natural para o tratamento da inflamação no útero é o chá de folhas de tanchagem. Esse chá possui propriedades anti-inflamatórias que ajudarão a tratar essa condição. Para o fazer você precisa reunir os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água fervente;
  • 20 gramas de folhas de tanchagem.

Para fazer o chá de folhas de tanchagem, coloque a ferver a água com as folhas de tanchagem. Após ferver, deixe por mais 3 minutos e desligue o fogo. Agora deixe as folhas repousarem na água até escurecerem. Depois disso já pode ingerir o chá morno, podendo beber 4 xícaras por dia até a inflamação no útero desaparecer.

Outros chás

Para além do chá de folhas de tanchagem, existem outros chás que podem auxiliar no tratamento da inflamação no útero, como a unha de gato, o uxi amarelo e as folhas de goiabeira. Essas plantas podem ser preparadas da mesma forma que o chá de folhas de tanchagem. Deve consumir entre 4 a 5 vezes ao dia.

Suco de chicória

Outra planta ideal para o tratamento da inflamação no útero é a chicória. Para fazer este chá você vai precisar de um copo de água e algumas folhas de chicória. Coloque no liquidificador a água e as folhas de chicória e bata tudo. Deixe a mistura repousar uns minutos e beba esse suco 30 minutos antes das principais refeições do dia até os sintomas da inflamação do útero desaparecerem.

Prevenir inflamação do útero

Para evitar que uma nova inflamação do útero aconteça no futuro, é importante seguir estas recomendações:

  • Evite as duchas vaginais;
  • Evite o uso de espermicidas;
  • Use preservativo, que não cause alergia caso essa tenha sido essa a causa da inflamação;
  • Evite produtos químicos em itens como tampões com perfume;
  • Limite o número de parceiros sexuais;
  • Tenha uma boa higiene íntima;
  • Consulte o ginecologista todos os anos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento caseiro para a inflamação do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.