Partilhar

Tratamento natural para a depressão nervosa

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 20 janeiro 2017

A depressão, segundo o catálogo internacional de doenças em sua décima edição, é a perda de prazer pelas atividades diárias, apatia, redução da líbido e dificuldade em tarefas que exigem o intelecto como tomar decisões, concentrar-se e estudar. A sensação de cansaço, sono e lentidão dos movimentos também são sintomas comuns em casos de depressão. Se você identificou esses sintomas em você, procure um médico. Se você está aqui no UmComo para conhecer tratamento natural para a depressão nervosa, continue lendo pois sempre há o que pode ser feito para amenizar os sintomas.

Também lhe pode interessar: Tratamentos naturais para a depressão

Faça pelo menos o mínimo

O pior da depressão é que ela é uma doença que boicota toda a sua vontade de melhorar. Mas às vezes essa apatia é vencida e é aí que você deve tentar todos os dias fazer ao menos o mínimo. É difícil, nós sabemos. Mas tente. Se alimente, cuide de sua saúde, higiene, tome suas medicações. E se você fizer isso com facilidade, se mantenha comunicativo, tente conversar com as pessoas que estão te apoiando nesse momento.

Tratamento natural para a depressão nervosa - Faça pelo menos o mínimo

Pra cada avanço que der, um próximo passo

Atividades físicas são excelentes para ajudar a mente a sair do status de depressão. Uma caminhada leve, despretensiosa, pode ajudar muito a aliviar os sintomas. É evidente que recaídas podem acontecer e é preciso estar consciente sobre elas. Não deixe que elas te abatam e lembre-se que elas são passageiras.Se as caminhadas já forem algo que você consiga fazer com tranquilidade, tente fazer meditação, yoga ou ambos. São excelentes exercícios para a mente e para o corpo e eles inclusive tiraram muitas pessoas da depressão.

Tratamento natural para a depressão nervosa - Pra cada avanço que der, um próximo passo

Tente mudar a alimentação

Com o desconforto e com a falta de apetite que a depressão causa, as pessoas acabam por se alimentar pouco e mal. Porém essa má alimentação também gera uma tristeza e uma indisposição inclusive em pessoas saudáveis, então imagina o mal que faz em quem tem depressão? Veja com seu médico, psiquiatra ou nutricionista como você pode melhorar sua alimentação de modo que o seu humor melhore. E faça tudo isso dentro dos seus limites. Talvez a dieta que um nutricionista te passe seja linda e te encha de esperança, mas você perceba imediatamente que será inviável manter. Faça tudo dentro do que você conseguir.

Tratamento natural para a depressão nervosa - Tente mudar a alimentação

Faça um diário

Tudo o que foi listado aqui são tratamentos naturais para a depressão nervosa. Que visam pouco a pouco melhorar os sintomas aliados a medicação. Para te ajudar a se manter motivado, escreva sobre isso. Pense em uma semana: do primeiro dia que você começou ao sétimo dia, o avanço que você irá dar. Você precisa ver esse avanço! E para vê-lo, é preciso tê-lo anotado. Por isso um diário ou agenda são importantes ter. A mente naturalmente nos boicota, e em casos como a depressão, a mente boicota ainda mais, então sem um registro físico, fica fácil você se convencer do contrário, de que sua semana de superação da depressão foi um desastre, de que era melhor nem ter começado. Mesmo que na verdade o que aconteceu foi um grande progresso. Por isso, registre! Não se esqueça.

Tratamento natural para a depressão nervosa - Faça um diário

Mantenha a casa aberta e saia do escuro

As cores ajudam. A iluminação ajuda. As janelas precisam estar sempre abertas. O vento precisa renovar os ares e o sol precisa iluminar a casa, tente usar o mínimo necessário de iluminação artificial. As roupas, tente usar roupas coloridas. Pode ser chato, pode não ser o seu estilo de se vestir, mas tente sair daquele clima “está tudo péssimo”, cores que te convençam ou que te lembrem que as coisas não estão bem atrapalham. O resultado nesses casos é mínimo, trocar a cor das roupas tem um efeito mínimo, o maior efeito no caso é o de forçar a mente a sair da rotina de amargura. A mente se acostuma a traçar o mesmo caminho, e é forçá-la a fazer diferente que melhora os sintomas da depressão.

Nós em UmComo sinceramente lhe desejamos uma boa sorte nessa luta e sabemos o quão difícil é.

Deixe nos comentários como está sendo fazer os tratamentos naturais para a depressão nervosa.

Tratamento natural para a depressão nervosa - Mantenha a casa aberta e saia do escuro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento natural para a depressão nervosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Tratamento natural para a depressão nervosa

1 comentário
geana
Dicas maravilhosas!! Que valem ouro!! Outra dica: conheçam o trabalho de uma suicida sobrevivente Ana Maria Saad!! É sensacional e pode salvar vidas!!!

1 de 6

Voltar ao topo da página