Partilhar

Tratamento para febre amarela

Por Paula Cassandra. Atualizado: 22 janeiro 2018
Tratamento para febre amarela

A febre amarela pode ser uma doença bastante grave, quando os seus sintomas não são tratados de maneira adequada. Embora a doença tenha sido erradicada dos centros urbanos na década de 1940, no meio rural de alguns estados é possível ainda se contaminar. Para saber mais sobre o assunto, inclusive, como funciona o tratamento para febre amarela, veja as informações reunidas pelo umComo.com.br a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como é o mosquito da febre amarela

Como tratar a febre amarela

O tratamento para febre amarela consiste em tratar os sintomas do paciente, a fim de evitar que o seu quadro se agrave. Isso acontece porque não foi desenvolvido um remédio que combata especificamente o vírus que provoca a febre amarela. O que existe é a vacina para a febre amarela, mas funciona apenas como prevenção e não para tratar a doença depois que ela se instala no paciente.

Dessa forma, é recomendado ao enfermo que durante a infecção se mantenha em repouso, o que vai ajudar o seu sistema imunológico a se fortalecer e, por consequência, combater a doença e recuperar o organismo. Também é de extrema importância que o paciente beba muita água todos os dias, em torno de dois litros, para se manter hidratado, uma vez que os vômitos podem ser frequentes, levando à desidratação. Água de coco também ajuda.

Para as dores de cabeça e no corpo podem ser ingeridos analgésicos, como paracetamol, mas todos eles devem ser receitados por um médico. Caso o problema se torna grave, é preciso que o enfermo se dirija ao hospital, onde deve ser tratado, inclusive, repondo as perdas sanguíneas em caso de hemorragia. Também pode ser ministrado soro para evitar a desidratação.

Em casa, é possível fazer uma receita caseira para tratar a febre amarela, que consiste em beber o chá de jurubeba, uma erva com propriedades que ajudam a amenizar os sintomas da doença. Para tanto, é preciso usar uma colher de sopa de folhas de jurubeba para cada 500 ml de água. Para o chá é necessário seguir o método de infusão, fervendo a água e adicionando em um recipiente com as folhas. Depois que amornar, basta coar e beber três xícaras por dia.

Já para se prevenir da febre amarela, a sua vacina é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde. Ela funciona com dose única e tem validade de 10 anos, sendo que as pessoas que a fizerem porque vão viajar devem tomá-la 10 dias antes, a fim de que haja o período em que ela começa a fazer efeito.

Extra: Quais os efeitos colaterais da vacina da febre amarela?

Tratamento para febre amarela - Como tratar a febre amarela

Causas e sintomas da febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, provocada por um vírus, o flavivírus, que não permanece no organismo por mais de 10 dias, mas que por isso mesmo pode ser grave, embora isso não seja uma regra. Na grande maioria dos estados brasileiros pode ocorrer a contaminação, nas suas zonas rurais, uma vez que a doença ocorre entre algumas espécies de macaco. Já a transmissão do vírus no meio rural se dá através dos mosquitos do gênero haemagogus.

Os sintomas da febre amarela variam de acordo com a sua gravidade, sendo que entre eles é possível citar como os mais comuns a dor de cabeça e no corpo, febre, enjoo, vômito, calafrios, icterícia (olhos e pele amarelados) e hemorragia que pode aparecer por meio do nariz e da gengiva e mesmo pelo estômago e intestino, as quais podem ser identificadas pelo sangue na urina.

Veja também: Como identificar o mosquito da febre amarela (silvestre e urbana)

Tratamento para febre amarela - Causas e sintomas da febre amarela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento para febre amarela, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Tratamento para febre amarela

Tratamento para febre amarela
1 de 3
Tratamento para febre amarela

Voltar ao topo da página