Tratamento para língua geográfica

Tratamento para língua geográfica
Imagem: pediatriya.info

A língua geográfica é uma disfunção das papilas gustativas, geralmente surgida nas crianças até aos sete anos e também nas mulheres grávidas. Dona também dos nomes glossite migratória benigna e eritema migratório, a língua geográfica é uma alteração no posicionamento das papilas gustativas, pequenos sensores de sabor presentes em nossa boca. Essa "reorganização espacial" causa variações de cor na nossa boca, criando a ideia de um mapa e daí surgindo o nome de língua geográfica. Nesse artigo de umComo buscaremos compreender e conhecer tratamentos para a língua geográfica. Continue lendo para saber mais!

Passos a seguir:
1

A língua geográfica não é uma doença. Ela, inclusive, é incapaz de prejudicar as funções da língua. Apesar de parecer prejudicial, esse processo em nada afeta os sabores ou a saúde em geral daquele que a possui. No entanto, buscar soluções para o problema é uma alternativa válida, em vista de que essa disfunção é esteticamente desagradável.

2

O tratamento para a língua geográfica é totalmente desconhecido. Como não foi descoberta ainda a causa exata da língua geográfica, é bastante difícil iniciar um tratamento. Sabe-se que o consumo de álcool e tabaco aumenta o grau das manchas na língua. Portanto, evite fumar e beber se está com a glossite. Além disso, alimentos com muitos condimentos ou que são consumidos em alta temperatura devem ser evitados. Não existe um remédio para língua geográfica.

Imagem: ynet.com
3

Muitas pessoas acreditam que a língua geográfica está relacionada ao estresse. Situações estressantes e crises de ansiedade podem portanto ser a causa da língua geográfica. Portanto, buscar relaxamento e evitar momentos de estresse e preocupação pode ser uma maneira de tratar a glossite migratória causada pelo stress.

Dica: Veja o nosso artigo Como identificar doenças pela língua para saber mais.

4

Alterações hormonais também podem ser a origem e a causa da formação da língua geográfica. Fique atento e vá ao seu endocrinologista para observar se ocorreu alguma grande mudança em seu sistema endocrinológico. Assim, você pode pedir auxílios para ele na hora de tratar a sua língua geográfica.

5

Podendo ser relacionado também com reações alérgicas, os tratamentos desse tipo de glossite então devem ser dados com anti-histamínicos ou também com corticoides. Esse tipo de medicação irá impedir as reações alérgicas dos seres humanos e irão enfim, deixar sua língua geográfica em um estado natural. Isso poderá aliviar, portanto, os seus incômodos. Mas antes, passe em seu alergologista. Ele irá determinar se realmente a causa de sua língua geográfica é uma alergia.

6

Existem também estudos acerca do aspecto genealógico da língua geográfica. Infelizmente, nada foi muito conclusivo sobre a existência da característica nos genes e também não existem tentativas de tratamento para esses casos. Vale lembrar também que esse diagnóstico não pode ser feito por nenhum médico.

7

A língua geográfica dura em média dez dias. Após esse período, geralmente ela desaparece. Em casos contrários, é bom buscar um dentista. Ele será responsável pela compreensão do problema e irá te redirecionar até encontrar a causa do problema. Vá ao clínico geral, ele também pode te auxiliar na busca de um tratamento ou de um diagnóstico. Fique de olho nas nossas dicas e veja também nosso artigo Sintomas da língua geográfica para saber mais sobre essa disfunção na língua.

Imagem: healthtap.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento para língua geográfica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.