Partilhar

Tratamento para pelagra

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tratamento para pelagra
Imagem: blogers.com.br

A doença que se caracteriza pela falta de alguns nutrientes no organismo exige suplementos alimentares e cuidados para tratar o problema. Com o umComo.com.br você fica sabendo mais informações sobre como funciona o tratamento para pelagra.

Também lhe pode interessar: O que é a doença Pelagra

O que é pelagra

Antes de saber qual é o melhor tratamento para pelagra é importante entender quais são as características dessa doença que afeta aproximadamente 2,6 indivíduos a cada 1000 pessoas. O problema é mais comum em países como Moçambique, China, Coreia do Norte e Indonésia, devido aos hábitos alimentares ou a problemas econômicos, e se caracteriza pela deficiência de vitamina niacina (ácido nicotínico ou vitamina B3).

O nutriente tem um papel fundamental na formação dos tecidos e na reparação do DNA. Também retira do corpo substâncias tóxicas e está associado à produção de hormônios sexuais e aos relacionados ao estresse. A pelagra se caracteriza ainda pela deficiência de triptofano, um aminoácido essencial e, nesse sentido, se assemelha em parte à doença de Hartnup. Já que se trata de uma doença nutricional, a sua incidência é grande em pessoas idosas e alcoólatras.

Quanto aos seus sintomas, os primeiros sinais da doença se manifestam por meio de manchas na pele parecidas com queimaduras. Aos poucos, elas podem evoluir para a descamação da pele, bem como mal estar, enjoo, náusea, vômito, diarreia e falta de apetite. Quando a doença está avançada pode apresentar como sintomas cansaço, falta de sono, palidez, problemas vaginais, inflamação e irritação na língua e na garganta e até mesmo demência, falta de memória e depressão.

Imagem: przystan-kielce.pl

Como tratar pelagra

Quando a doença é diagnosticada a tempo, é possível que o paciente tenha uma vida normal ao mudar os seus hábitos alimentares, ingerindo maiores quantias de alimentos ricos nos nutrientes que faltam no seu organismo. Assim, devem ser incluídas à dieta as carnes vermelhas magras, peixes, aves, leguminosas, amendoim e levedo de cerveja. Todos eles são ricos em niacina.

Também é importante acrescentar ovos e leites, pois são fontes de triptofano e a ausência desse aminoácido essencial está associada à doença, já que ele é fundamental na produção dos tecidos do organismo. É importante ainda ingerir alimentos ricos em ácido pantotênico (vitamina B5), pois ele ajuda na reposição do que está faltando. Fígado, cogumelo cozido, milho, abacate, cereais, legumes e vegetais o possuem.

Assim como esses alimentos servem para o tratamento da pelagra, também são fundamentais para a prevenção da doença, inclusive, em pessoas com histórico familiar do problema. Além disso, pode ser necessária a ingestão de suplementos nutricionais de niacina. Durante o tratamento o paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas, sendo que não deve consumi-las excessivamente, bem como evitar o tabagismo são outras formas de evitar a doença.

Hábitos saudáveis de forma geral são essenciais para o bem estar e a prevenção de uma série de doenças. Além disso, quem não possui restrições alimentares deve agregar às refeições do dia a dia a maior variedade de alimentos possível, assim, são menores as chances de sofrer de qualquer problema advindo da deficiência de minerais, vitaminas, aminoácidos e demais substâncias que não podem faltar para a saúde do corpo e da mente.

Tratamento para pelagra - Como tratar pelagra
Imagem: aromasetexturas.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento para pelagra, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Tratamento para pelagra

O que lhe pareceu o artigo?

Tratamento para pelagra
Imagem: blogers.com.br
Imagem: aromasetexturas.com.br
1 de 2
Tratamento para pelagra

Voltar ao topo da página