Partilhar

Tratamentos naturais para a depressão

Por Sara Silva. Atualizado: 19 junho 2017
Tratamentos naturais para a depressão

A depressão, encarada por muitos como um estado de espírito, é na verdade uma doença ou distúrbio afetivo que deve ser tratado. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas de forma geral observa-se apatia, melancolia, alteração de apetite, isolamento social e, em casos mais graves, tendências suicidas. A maioria dos doentes de depressão são tratados com recurso a medicamentos, que apenas atenuam estes sintomas. Como alternativa existem tratamentos naturais para a depressão, os quais lhe damos a conhecer neste artigo umComo.com.br. Continue lendo para os descobrir!

Também lhe pode interessar: Tratamento natural para a depressão nervosa

Acupuntura

A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa e tem-se popularizado cada vez mais um pouco por todo o mundo, revelando efeitos positivos também no tratamento da depressão. Consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo de forma a estimular a produção de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Como alternativa ao uso das agulhas, algumas clínicas praticam a acupuntura com recurso a ventosas, massagens, pedras quentes, estímulos elétricos, entre outros.

Tratamentos naturais para a depressão - Acupuntura

Terapia cognitivo-comportamental

Esta forma de tratamento da depressão está relacionada com psicoterapia, baseia-se na crença de que os pensamentos desencadeiam sentimentos e, como tal, encara a doença como um transtorno de pensamento. Ao realizarem esta terapia os pacientes de depressão aprendem que o que pensam afeta a forma como vivem e são educados no sentido de controlar seus pensamentos negativos ou destrutivos e assim mudar seu comportamento.

Tratamentos naturais para a depressão - Terapia cognitivo-comportamental

Meditação

A meditação apresenta vários benefícios a nível físico, mental e emocional, revelando-se uma excelente terapia complementar no combate à depressão. Numa fase inicial o paciente deverá realizar a meditação orientado por alguém entendido na sua prática, para que assim a possa compreender e, posteriormente, poder realizá-la sozinho. Veja como combater a depressão com a meditação.

Tratamentos naturais para a depressão - Meditação

Terapia de luz

Algumas pessoas são afetadas por uma forma de depressão chamada Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), que ocorre com a chegada do outono/inverno e dias mais curtos, escuros e frios. A Terapia de Luz pode ajudar a aliviar os sintomas ao colocar a pessoa, cerca de 30 minutos por dia, olhando diretamente para uma "caixa de luz" que contém um tipo específico de luz. O resultado é a reposição do ritmo circadiano (relacionado com o ciclo biológico) a um estado mais natural, aumento do hormônio regulador do sono (melatonina), entre outros.

Tratamentos naturais para a depressão - Terapia de luz

Voluntariado

Muitas vezes a cura para algumas doenças psiquiátricas passa pelo contato humano. Nesse sentido o voluntariado ajuda pacientes de depressão a melhorar pois os coloca em atividade, impõe-lhes horários e responsabilidade, lhes oferece o privilégio de ajudar outras pessoas e aprender algo com isso. O voluntariado é recompensante para todos os humanos, sobretudo para aqueles que tendem a se isolar e a desenvolver pensamentos destrutivos, e desde que as tarefas a desempenhar os motivem e animem.

Tratamentos naturais para a depressão - Voluntariado

Animais de estimação

Pessoas que sofrem de depressão tendem a se isolar, deixar de realizar tarefas simples do dia a dia e se desinteressar por tudo. Em situações assim adotar um animal de estimação que exija atenção e cuidados incentivará a pessoa a se dedicar a algo que está dependente dela para sobreviver. A escolha mais acertada será o cachorro, pois ele, devido às suas necessidades, influenciará a o paciente a sair de casa e o divertirá.

Tratamentos naturais para a depressão - Animais de estimação

Exercício físico

Quando praticamos exercício físico várias alterações ocorrem em nosso corpo: o metabolismo cardiovascular é ativado, a energia aumenta, a tensão é reduzida, relaxar torna-se mais fácil, a concentração é melhorada, entre muitos outros benefícios. Ao iniciar uma rotina de exercício físico, seja ele natação, corrida ou caminhada, a pessoa depara-se com uma rotina diferente daquela que levava até ao momento e mantém-se ocupada, dificultando assim os pensamentos destrutivos.

Tratamentos naturais para a depressão - Exercício físico

Alimentos

A alimentação tem grande peso na forma como nos sentimos, pois como diz o ditado, "somos o que comemos". No caso dos pacientes de depressão é sobretudo importante incluir em sua dieta alimentos riscos em vitaminas B e D, ómega 3, chás de ervas (camomila, erva-cidreira, erva de são João, etc), frutos secos de casca dura e frutas, enquadradas numa alimentação saudável e equilibrada. Como complemento será interessante incluir suplementos vitamínicos como Centrum ou Memoriol B6.

Para mais informações sobre tratamentos naturais contra depressão, consulte o artigo Como tratar a depressão com remédios naturais.

Tratamentos naturais para a depressão - Alimentos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamentos naturais para a depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Tratamentos naturais para a depressão

1 comentário
Argemiro Brison
MEDICINA ALTERNATIVA FUNCIONA, MAS O TRATAMENTO SAI CARO,TEMOS VÁRIAS E O SUS NÃO OFERECE,POIS N TEM INTERESSE . SE FUNCIONA N DEIXAMOS LABORATÓRIOS MILIONÁRIOS E ISSO ELES N QUEREM

Tratamentos naturais para a depressão
1 de 9
Tratamentos naturais para a depressão

Voltar ao topo da página