Triglicerídeos altos - sintomas e tratamento

Triglicerídeos altos - sintomas e tratamento

Triglicerídeos, triglicérides ou triglicéridos é a principal gordura do nosso organismo onde contém gordura vegetal e animal. Sua função é, na verdade, ser uma reserva de energia para os momentos de jejum, as horas que a gente fica sem comer (que são várias horas, no caso). E quem produz essas gorduras é o fígado que, basicamente, transforma tudo o que produz açúcar e transforma no triglicerídeo. Daí, quando a gente começa a exagerar na cervejinha com churrasco, carboidrato, doce, etc, aquelas gordurinhas - vulgo pneuzinho - isso quer dizer que tá rolando um excesso de armazenamento dessa gordura no fígado e ela começou a se espalhar. O problema maior disso é quando isso afeta o sangue e começa a provocar outros sintomas que não só as gordurinhas. Pensando nisso, o umCOMO fez este artigo explicando os Triglicerídeos altos - sintomas e tratamento.

Sintomas de triglicerídeos altos

Quando a triglicéride fica alta no sangue, recebe o nome de hipertrigliceridemia. Acontece que não tem sintomas. Você só vai descobrir tudo isso através de exames. O que pega mesmo é que ter o nível de triglicéride alta pode causar doenças cardiovasculares com muita facilidade, como doenças coronarianas - um tipo de doença no coração que causa pouco fornecimento de sangue ao músculo cardíaco. Além disso, a hipertrigliceridemia pode causar obesidade e diabetes com níveis bem altos ou bem baixos de colesterol. Isso tem bastante a ver com o sedentarismo. Portanto, é imprescindível fazer exercícios caso seja diagnosticado com a hipertrigliceridemia.

Apesar de não apresentar sintomas, quando o nível de triglicerídeos ultrapassa de 500mg/dl (miligramas por decilitro), o paciente começa a apresentar alguns inchaços pelo corpo. Chamados de xantomas, formam nódulos sob a pele que, geralmente, aparecem na palma das mãos, nas articulações e em volta dos olhos. Isso ocorre porque o nível de colesterol aumenta muito e começa a procurar outros lugares para depósito.

Como baixar triglicerídeos altos?

É como emagrecer. Você vai precisar melhorar a alimentação, comer menos e gastar mais. Isso significa que não há como fugir dos exercícios físicos. Com muito treino diário e induzindo o sangue a circular, a redução da quantidade da substância no corpo chega. Claro, não é preciso você se matar correndo que nem louco, ou forçando o músculo 3 horas por dia. Uns 45 minutos de exercício diário já é o suficiente para que seu corpo comece a exibir alguma reação.

Algumas dicas é que você reduza o consumo de gordura saturada e gordura trans (se possível a zero). Vá ao super mercado e confira todas as informações nutricionais de tudo o que vai comprar. É simples. Não compre, nem passe por perto. É o tipo de alimento que vai te prejudicar mais ainda. Além disso, pare de tomar aquele cafezinho com açúcar. Encontre um adoçante ou até tome puro. Evite qualquer alimento que seu corpo possa transformar na substância. Isso só vai aumentar a quantidade de triglicerídeos.

Tem uma outra coisa que nem precisa falar, mas a gente ressalta. Não fume. Não tem desculpa e nem argumentos. Não pode fumar se você tem triglicerídeos altos ou colesterol alto. O cigarro só vai aumentar tudo isso que você está sentindo e seu coração não vai aguentar. Apenas pare!

Dica: Confira esse artigo que explica como deixar de fumar e comece essa missão hoje mesmo!

Como comer

Outra má notícia: não vai rolar beber sua cervejinha até que você esteja 100% bem. Segredo: até pode beber UMA, mas é uma mesmo (e ninguém toma só uma cerveja, não é?). É que se você beber, vai exigir mais esforço do seu fígado, que já está armazenando gordura demais. Negócio mesmo é consumir de maneira moderada. Não vai encher a cara. Uma coisa que a cerveja ou qualquer tipo de bebida alcoólica pode ajudar, é balancear as gorduras boas que o corpo precisa, mas é melhor não beber, invista em alimentos que contenham isso, como azeite, peixe com ômega-3, milho, amendoim, etc. Ah, importante lembrar das fibras. Elas vão ajudar a diminuir triglicerídeos, porque transformam o alimento em energia e reduzem gorduras.

Além dessas dicas, você só precisa comer bem. Faça uma dieta com carnes magras, peixe e frango, basicamente e se empanturre de salada, verduras e legumes. E o principal: esteja focado e ciente que você precisa melhorar. Acesse esse artigo para saber como ter uma alimentação saudável.

Tratamentos para triglicerídeos altos

Bom, se os remédios caseiros, que são os exercícios e a alimentação saudável, não funcionarem, é bem provável que o médico receite alguns outros métodos, como o fibrato, que funciona para pessoas com níveis acima de 500mg/dl. Ele vai ajudar a diminuir o colesterol e o triglicerídeo. Além desse, existem suplementos de ômega-3, aquele que o peixe tem. O médico também deve receitar a quantidade que você vai precisar tomar, mas ele ajuda também a reduzir tudo isso.

Dica: Esse artigo indica algumas infusões para reduzir os triglicérides.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Triglicerídeos altos - sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.