Truques para dormir melhor

Truques para dormir melhor

Se tem uma coisa que consegue acabar com o nosso estado de ânimo e a nossa moral é ter insônia ou ter dormido mal. Não descansar adequadamente afeta-nos em todos os aspectos, impedindo que tenhamos a energia necessária para realizar as nossas atividades diárias, dificultando a nossa concentração e fazendo com que as tarefas mais simples custem o dobro. São muitas as vezes em que, ao deitar, aparecem em nossa mente todo o tipo de preocupações, momentos em que estamos muito estimulados para dormir ou noites nas quais simplesmente não podemos deixar o nosso cérebro tranquilo. Para todos estes momentos, em umComo.com.br damos para você alguns truques para dormir recomendados pelos melhores especialistas mundiais; continue lendo e fique por dentro de quais são.

A técnica 4-7-8

Este é um dos truques para dormir mais reconhecidos da atualidade. A técnica 4-7-8 foi criada pelo médico da Universidade de Harvard, Andrew Weil, um grande especialista no assunto que indica que o segredo para conseguir descansar adequadamente está na nossa respiração, pois ajuda-nos a reduzir o ritmo cardíaco, a diminuir a pressão, a oxigenar o cérebro e, por fim, a relaxar e criar todas as condições adequadas para descansar adequadamente.

Fazer a técnica 4-7-8 é muito simples, você só precisa:

  • Inalar ou pegar ar durante 4 segundos.
  • Manter o ar nos pulmões durante 7 segundos.
  • Exalar ou soltar o ar durante 8 segundos.
  • Repetir o processo até pegar no sono.

Esta técnica é tão eficiente que quem a pratica assegura que na quarta repetição, ou inclusive antes, já consegue pegar no sono de forma incrível, tudo devido ao relaxamento que produz.

Relaxar os músculos

Relaxar os nossos músculos antes de deitar na cama pode ser de grande proveito para dormir direito, pois ajuda a eliminar as tensões acumuladas durante o dia e a preparar o nosso corpo para o descanso. Apesar de que fazer alongamentos, no geral, pode nos beneficiar, a médica Catherine Darley, que dirige o Instituto de Medicina Naturopática do Sono recomenda que o exercício esteja focado a contrair e relaxar um mesmo grupo muscular, começando pelos nossos pés.

Devemos simplesmente contrair durante 7 segundos os dedos dos pés e depois relaxar; assim por diante, vá avançando por grupos musculares até chegar ao pescoço. Isso favorecerá a eliminação da tensão e deixará você no ponto para dormir.

Criar uma rotina antes de ir dormir

Todos os especialistas em transtornos do sono concordam que, para ter um bom descanso, é muito importante estabelecer uma rotina antes de se deitar, um dos melhores truques para dormir. O ideal é deixar de lado os estímulos fortes como o celular ou a televisão e criar uma rotina que, pouco a pouco, o nosso corpo associe ao sono.

Por exemplo, colocar o pijama, tomar algo quente e depois ler um livro ou uma revista são excelentes alternativas que favorecem o relaxamento e nos fazem sentir que é hora de descansar. Tente que o livro não seja muito estimulante ou causará o efeito contrário.

Uma bebida quente antes de dormir

Elevar a temperatura corporal antes de dormir é uma boa estratégia que nos permite compensar a queda de temperatura que ocorre durante o sono, ao mesmo tempo que prepara o nosso corpo para o descanso. Um copo de leite quente, de uma bebida vegetal ou um chá sem cafeína (como é o caso da camomila, tília ou chá de menta) pode nos ajudar a conseguir o nosso objetivo, sendo recomendável a sua ingestão antes de se deitar. No nosso artigo poderá ver quais são as melhores infusões para dormir.

Esta recomendação é contraindicada para quem tem problemas estomacais ou de próstata, pois poderiam piorar com esta prática.

Se não consegue dormir, saia da cama!

Por último, se depois de 20 minutos ou meia hora na cama você não conseguir pegar no sono, apesar destes truques para dormir, então não fique parado e saia da cama. Isso mesmo! Ficar dando voltas no colchão só aumentará a sensação de incomodidade por não conseguir descansar, despertando você ainda mais.

Se este for o caso, o ideal é sair da cama e fazer uma atividade que lhe permita relaxar, como ler algo que não seja muito estimulante, beber algo quente ou inclusive dar uma volta pela casa. Qualquer coisa que faça você sentir sono e voltar para a cama só quando estiver realmente pronto para dormir, nunca antes disso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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