Truques para dormir rápido

Truques para dormir rápido

Descansar o suficiente, dormindo em média 8 horas, é essencial para se manter saudável e desfrutar de uma boa qualidade de vida. O sono desempenha um papel restaurador no corpo como um todo, tanto física quanto mentalmente e emocionalmente. Distúrbios mais graves do sono, como insônia crônica ou apneia do sono, podem exigir atenção médica especializada, mas em casos mais leves, em que simplesmente temos problemas para adormecer ou acordamos com muita frequência, existem alguns truques para dormir rápido que devem ser tentados. Se você está passando por um período em que acaba não tendo uma boa noite de sono, anote essas dicas para dormir rápido que damos no umCOMO, pois a solução para esse distúrbio noturno pode ser mais fácil do que o esperado.

Estabeleça uma rotina

Buscar a regularidade nos horários de dormir e acordar é uma das principais recomendações dadas por especialistas em distúrbios do sono. Estabelecer uma rotina, sempre levando em consideração as necessidades de cada pessoa, ajuda a manter o ciclo natural vigília-sono em equilíbrio. Se, via de regra, você vai para a cama em um horário diferente a cada dia, com diferenças muito marcadas, ou seja, um dia às 10h e outro às 3h da manhã, é bem provável que em determinado horário você precise dormir (por exemplo, que você quer ir para a cama cedo porque você acorda cedo amanhã) e tenha dificuldade em conseguir.

Jante leve e controle a ingestão de líquidos

Ter um jantar farto, comer alimentos especialmente pesados ​​e pouco tempo antes de dormir é uma aposta, quase certa, de que você terá uma noite ruim. O processo digestivo ativo pode dificultar o sono. Se você quer dormir rápido, faça um jantar leve e pelo menos uma ou duas horas antes de ir para a cama. Além disso, não é uma boa ideia beber muitos líquidos antes de dormir porque, obviamente, a necessidade de ir ao banheiro vai despertá-lo e mantê-lo acordado.

Aqui damos algumas dicas sobre Como fazer jantares leves.

Relaxe antes de ir para a cama

Dormir profundamente e de forma agradável significa deixar de lado as preocupações cotidianas ao fechar os olhos. Cada um deve encontrar uma maneira de pausar os problemas do dia a dia para favorecer que, aos poucos, chegue um sonho que não será interrompido e que cumprirá sua função restauradora. Alguns minutos de leitura, uma música suave, um banho quente antes de dormir... são gestos simples que podem ajudar.

Aqui estão mais algumas dicas sobre Como relaxar antes de dormir.

Verifique o colchão e o travesseiro

Se você se pergunta o que fazer para conseguir dormir rápido, o problema pode ser que o colchão e o travesseiro não favorecem uma postura boa e confortável para descansar. Pense bem, pois um colchão muito mole, duro ou que curva excessivamente as costas, assim como um travesseiro que está causando desconforto no pescoço, podem ser os culpados pela má qualidade do seu sono.

Tente escolher bem esses materiais para facilitar o sono tranquilo todas as noites. Aqui nós dizemos a você Como escolher um bom colchão e Tipos de enchimento de travesseiros.

Evite sonecas longas

A sonolência diurna é uma consequência comum de não ter uma boa noite de sono. Se você não dormiu o suficiente, uma soneca curta pode ser útil enquanto você consegue estabelecer sua rotina de sono, mas cuidado! Desde que não ultrapasse 20 ou 30 minutos, porque se você dormir por 'horas' entrará em um looping, ou seja, novamente não conseguirá dormir de uma só vez durante a noite e, no dia seguinte, terá consequências novamente sem ter como conseguir dormir rápido.

Também recomendamos que você leia o artigo Por que acordo cansado

Crie um ambiente adequado

As condições ambientais que convidam ao sono também são essenciais para promover o descanso ininterrupto. Antes de ir para a cama, verifique as cortinas e persianas para evitar que a luz excessiva o impeça de dormir. Claro, tente evitar qualquer fonte de ruído irritante (se isso não for possível, tampões para os ouvidos podem ajudar). Por último, certifique-se de que a temperatura do quarto é confortável. Dormir em um ambiente quente ou muito frio, por não ter colocado cobertores suficientes, pode fazer com que você não descanse bem.

Evite substâncias estimulantes

É uma regra básica se você quiser dormir direito. Antes de dormir, nada de substâncias estimulantes, como gengibre, café, chá ou bebidas com cafeína ou cola. Evite também o tabaco e as bebidas alcoólicas que, embora aparentemente possam deixá-lo sonolento, na realidade não favorecerão um descanso agradável e eficaz. Para dormir rápido, opte por uma infusão que o ajude a relaxar, como tília, valeriana, erva-cidreira ou camomila.

Aqui contamos mais sobre Quais são as melhores infusões para dormir.

Tenha cuidado com a luz dos aparelhos eletrônicos

Dormir com a televisão ligada, ou com celular, computador ou tablet na mesinha de cabeceira não é uma boa ideia se você quiser dormir direito. A luz emitida pelos dispositivos eletrônicos afeta o processo de sono, podendo alterá-lo mesmo que não o acorde. Essa luz artificial inibe a produção de melatonina, o hormônio que promove o sono. Isso sem levar em conta as possíveis entradas de e-mails e mensagens tarde da noite que, se tocarem ou vibrarem, podem acordá-lo. Além disso, cada vez mais pessoas dizem que à noite olham para o celular ao lado da cama, quase como um reflexo, sem perceber. Desconectar-se, em todos os sentidos, é importante para realmente descansar à noite.

Exercite-se na hora certa

O exercício é sempre uma prática saudável. Também para as pessoas que têm problemas para dormir, aumentar a atividade física tem efeitos positivos pelo simples fato de estar mais cansado e querer um bom sono que repare músculos, articulações e cérebro. O problema é fazê-lo pouco antes de dormir, no fim da tarde, pois a própria exaustão (e possível desconforto físico) pode atrapalhar o processo de sono. Portanto, pratique esportes de manhã ou à tarde, mas evite fazê-lo no fim da tarde ou à noite.

Pratique a respiração controlada

É um pequeno truque que o ajuda a dormir rápido naquelas noites em que você tem dificuldade em adormecer porque alguma preocupação está em sua mente. Especialistas apontam que, quando o sono não chega, não é aconselhável passar muito tempo se revirando na cama. É preferível levantar-se, fazer algo para clarear a mente (tomar um copo de água, uma infusão...) e tentar voltar a dormir. Outra opção é praticar a respiração diafragmática, para tentar relaxar. Inspire lentamente pelo nariz com a boca fechada, observando como o ar entra em seu corpo e atinge seus pulmões. Prenda a respiração por alguns segundos e expire lentamente pela boca.

Aqui você pode aprender mais Exercícios de relaxamento para dormir bem.

Use a aromaterapia

A aromaterapia também pode ser uma boa aliada na hora de te ajudar a descansar. Ventilação adequada do quarto para renovar o ar e, em seguida, usar um difusor, onde você dissolveu algumas gotas de óleo essencial de lavanda, camomila ou laranja, pode ajudá-lo a relaxar e dormir profundamente.

Contamos mais sobre Como se aplica a aromaterapia neste outro post.

Tome triptofano

O triptofano é um aminoácido que favorece a produção e síntese de serotonina e melatonina no organismo, ambos hormônios que ajudam a adormecer. Os produtos lácteos são uma das fontes naturais deste elemento, por isso o remédio da vida: um copo de leite morno antes de ir para a cama pode ser uma boa e prática solução para dormir profundamente.

Neste link você pode saber mais sobre Alimentos com triptofano para conseguir dormir direito e melhorar seu descanso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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