Truques para tirar o sono

Truques para tirar o sono
Imagem: zonacentronoticias.com

Uma noite que não descansamos, o excesso de trabalho ou de preocupações, as mudanças horárias ou um simples detalhe podem fazer com que comecemos nosso dia com muito sono e que seja difícil nos concentrar. Às vezes um simples café não basta para nos ativar, por isso em umComo.com.br damos alguns truques para tirar o sono que serão muito úteis para esses momentos quando você não consegue fazer suas atividades cotidianas.

Passos a seguir:
1

Muitas pessoas admitem não poder sair de sua casa nas manhãs sem antes tomar um banho, pois acham que este hábito ajuda a acordar um pouco. A verdade é que um excelente truque para tirar o sono e fazê-lo se sentir mais disposto é tomar um bom banho de manhã com água morna e antes de terminar, tomar um banho de água fria para ativar a circulação e acordar.

2

O costume de lavar o rosto com água fria quando nos sentimos cansados não surgiu do nada, é que o líquido frio em nosso rosto consegue nos ativar e tirar o sono. Não só se recomenda fazer isso ao acordar mas também toda vez que estiver cansado, você verá como se sentirá bem mais animado e ativo.

3

O café costuma ser nossa primeira alternativa quando se trata de tirar o sono, mas recomenda-se não tomar mais de três xícaras diárias, além disso, para quem não toma café, esta pode ser uma má opção.

Por isso um bom truque para tirar o sono que não requer de cafeína é comer uma maçã. Várias investigações científicas têm demonstrado que uma maçã, devido ao seu conteúdo de frutose, consegue gerar em nosso corpo o mesmo golpe de energia que a cafeína de uma forma bem mais natural, que fará você se sentir acordado e ativo.

4

Outro truque que ajudará a tirar o sono e estar mais ativo, é beber água. A desidratação afeta a oxigenação do nosso cérebro fazendo com que nos sintamos bem mais cansados. Se além de dormir pouco ou mal, você não bebe muito líquido durante o dia, se sentirá mais esgotado, especialmente se tomar muito café que é uma bebida que costuma desidratar.

Lembre-se de consumir entre 1,5 e 2,0 litros de água ao dia, seu corpo lhe agradecerá.

5

Os carboidratos complexos são outra forma de obter energia para enfrentar o dia a dia. Diferente dos carboidratos simples como os doces de confeitaria ou guloseimas, os carboidratos complexos fornecem energia para nos manter ativos durante todo o dia e não só de forma breve.

Quando estiver mais cansado, você podes ingerir cereais integrais, massa, arroz, pão ou legumes, que ajudarão a mantê-lo bem mais ativo e espantar o sono.

6

Por último, recomendamos fazer pequenas pausas e se esticar para ativar o corpo e aumentar a energia. Uns minutos de alongamento ao dia espantarão o sono e o ajudarão a render ao máximo apesar do cansaço.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para tirar o sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.