Uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 é muito alta?

Uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 é muito alta?

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência do ajuste térmico do corpo humano em função das mudanças da temperatura ambiental e da intensidade da atividade realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, etc.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo do gênero, atividade recente, consumo de alimentos e líquidos, hora do dia, e fase do ciclo menstrual no caso das mulheres. Neste artigo de umComo.com.br, queremos explicar se uma temperatura corporal 41,5 - 41,6 - 41,7 graus é normal ou não.

Temperatura corporal em adultos

Considera-se febre quando o paciente tem uma temperatura axilar superior a 38 graus centígrados. Portanto, uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 significa febre extremamente alta. A febre deve ser entendida como um mecanismo de defesa do corpo, responsável por avisar que algo está acontecendo. Portanto, devemos consultar o nosso médico. A consulta médica deve ser de caráter urgente.A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre os 36,5-37,5 ou mais. Normas gerais:- Hipotermia, quando a temperatura é inferior a 36 ou menos.- Febrícula, quando a temperatura está entre 37,1-37,9.

Temperatura corporal em crianças

Uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 em crianças é extremamente alta e devemos tomar medidas e entrar em contato urgentemente com o nosso médico. As crianças devem ter uma temperatura máxima de 37,5 até aos 3 anos de idade e de 37 até aos 6 anos.

Temperatura axilar

Considera-se febre quando o paciente tem uma temperatura axilar superior a 38 graus centígrados. Portanto, uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 significa febre alta.

Temperatura Oral

Considera-se febre quando o paciente apresenta uma temperatura oral superior a 38 graus centígrados. Portanto uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 significa febre extremamente alta.Recomenda-se medir a temperatura oral em todos os pacientes, exceto, os que estão inconscientes, sofrem de confusão mental, convulsões, infecções de nariz, boca ou garganta e crianças menores de 6 anos de idade.

Temperatura Retal

Considera-se febre quando o paciente apresenta uma temperatura retal superior a 38,5 graus centígrados. Portanto uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 significa febre extremamente alta.O resultado tende a ser 0,5 a 0,7°C maior que a temperatura oral. Tomar a temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos de idade.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que interferem na temperatura corporal e que podem modificar em alguns décimos a temperatura, mas uma temperatura corporal inferior a 35 graus, por exemplo, é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, principalmente o grau de obesidade. A idade, sendo mais grave em idosos e em pacientes acamados. Outros fatores externos podem ser, por exemplo, a adaptação das pessoas ao calor: Adaptação conhecida como aclimatação. O grau de umidade atmosférica: Quanto maior a umidade, maior a dificuldade para absorver o suor produzido. A roupa: as mais prejudiciais são as escuras e grossas. A existência de doenças que dificultam a sudoração: diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais. Doenças que se desenvolvem com o aumento da produção de calor: infecções, hipertireoidismo e as acompanhadas de febre. Consumo de certos remédios: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, principalmente. Psicopatologias e estados de alcoolismo agudo ou crônico que diminuem a tolerância ao calor excessivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Uma temperatura corporal de 41,5 - 41,6 - 41,7 é muito alta?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A temperatura axilar deve ser tomada com termômetro nesta região durante um período aproximado de 4 minutos.