Valium - Indicações, uso e efeitos

Valium - Indicações, uso e efeitos
Imagem: bdrush.com.

Valium é um medicamento que pertence ao grupo dos benzodiazepínicos, cuja substância ativa é o diazepam. Valium é utilizado como ansiolítico, contra convulsões e como relaxante muscular. Este medicamento de solução oral está disponível em embalagens de 5 ou 10 mg. Pode ser tomado por adultos e crianças, na sua forma injetável. Continue lendo este artigo de umComo e saiba as indicações, posologia, efeitos colaterais e outras informações de Valium.

Indicações

Valium é indicado para o alívio dos sintomas da ansiedade, tensão e outros sintomas físicos ou psicológicos associados ao síndrome de ansiedade. Este medicamento também pode ser utilizado como auxiliar no tratamento da ansiedade ou agitação associada a desordens psiquiátricas, como a esquizofrenia.

Para além disso, Valium também é indicado para o alívio do espasmo muscular devido a traumas locais, como inflamação ou lesão. Valium também pode ser utilizado no tratamento da espasticidade (inflexibilidade ou rigidez muscular), causada por uma lesão dos interneurônios supra espinhais e espinhais.

Posologia

Apenas o seu médico pode indicar-lhe a dose ideal para a sua condição, por isso siga sempre as suas orientações quanto às doses, horários e duração do tratamento com Valium. Apenas para sua orientação, saiba que normalmente a dose recomendada para adultos é de 5 a 10 mg, podendo ser aumentada até um máximo de 20 mg/dia, consoante a gravidade dos sintomas. Em cada toma não deve exceder as 10 mg. Crianças podem tomar 0,1-0,3 mg/kg por dia, sempre segundo indicação médica e com uma duração mais curta possível.

Valium em solução injetável deve ser administrado por profissionais de saúde capacitados. As doses são individualizadas e podem variar de 2 a 20 mg i.m. ou i.v., dependendo da condição a tratar, do peso corporal e da gravidade dos sintomas.

Quanto à duração do tratamento, nunca deve ser superior a 2-3 meses, dada a dependência que o medicamento pode causar. A retirada do medicamento nunca deve ser feita de forma imediata, mas sim progressiva. O seu médico irá avaliando o seu estado e, será ele quem decide se continua ou não com o tratamento com Valium.

Em pacientes idosos e com distúrbios no funcionamento do fígado devem ser administradas doses menores.

Imagem: defendproclaimthefaith.org

Efeitos colaterais

O uso de Valium pode causar efeitos indesejados tais como: sonolência, cansaço e relaxamento muscular, estes são os efeitos colaterais mais comuns e que podem ocorrer no início do tratamento. Com a administração prolongada estes sintomas indesejados tendem a desaparecer.

Para além destes, podem ocorrer outros efeitos colaterais não tão frequentes como: cefaleia, depressão, prisão de ventre, incontinência urinária, diminuição ou aumento da libido, diplopia, hipotensão, náuseas, retenção urinária, rash cutâneo, boca seca, tremores, dificuldade em falar e andar.

Contra-indicações

Valium é contra-indicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade a benzodiazepínicos ou a qualquer outro componente da fórmula, em casos de insuficiência hepática grave, insuficiência respiratória grave, síndrome da apneia do sono, dependentes de álcool (excepto quando utilizado para o tratamento de sintomas de abstinência) ou outras drogas ou pacientes com glaucoma de ângulo estreito.

Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez ou no período de lactação é contra-indicada, excepto sob orientação médica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Valium - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Siga sempre as orientações do seu médico no que diz respeito às doses, horários e duração do tratamento com Valium.
  • Caso se esqueça de tomar uma dose de Valium, tome assim que se lembrar. Caso se lembre perto do horário da toma da outra dose, tome a outra dose normalmente. Nunca deve tomar uma dose a dobrar para compensar uma dose esquecida.
  • Durante o tratamento com Valium, não deve dirigir veículos ou operar máquinas, uma vez que a sua atenção e habilidade podem ter sido prejudicadas.
  • Não utilize Valium, sem antes consultar o seu médico.