Partilhar

Vantagens do parto normal

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 7 junho 2017
Vantagens do parto normal
Imagem: mgfamiliar.net

O parto normal é o mais natural e tem mais vantagens, tanto para a mãe como para o bebê, do que a cesariana. Muitas mulheres têm medo do parto normal devido às dores que pode provocar, no entanto hoje em dia existem técnicas que as aliviam, através da anestesia ou de outros métodos como por exemplo o banho de imersão. Por isso, em umComo.com.br mostramos-lhe quais são as principais vantagens do parto normal.

Vantagens do parto normal para a mãe

O parto normal tem as seguintes vantagens para a mãe:

  • Melhor recuperação pós-parto;
  • Menor risco de infeções, hemorragias e lesões de órgãos como a bexiga, uretra, artérias e intestinos;
  • Voltar a caminhar mais rapidamente do que depois de uma cesariana;
  • A perda de sangue é menor do que na cesariana, uma vez que não é necessário realizar grandes cortes e profundos (normalmente a cesariana pode significar a perda de cerca de 1,5 litro de sangue, enquanto que no parto normal pode perder até cerca de meio litro);
  • O útero volta ao seu tamanho mais rapidamente;
  • Favorece a produção de leite materno.

Vantagens do parto normal para o bebê

As vantagens do parto normal para o bebê são as seguintes:

  • O vínculo entre mãe e filho torna-se mais intenso, pois neste tipo de parto o bebê é entregue à mãe assim que possível, para ser acolhido, abraçado e amamentado. Este é um momento muito importante na relação materna.
  • A saída do bebê pelo canal vaginal, e não pela barriga, provoca uma compressão do tórax do bebê. Esta compressão, ajuda a eliminar todo o líquido amniótico das vias respiratórias do bebê, aliviando desconfortos respiratórios.
  • As mudanças que ocorrem durante esse processo originam a produção de substâncias, como os corticoides, que vão ajudar o organismo de bebê a preparar-se para o ambiente externo ao útero.

Mulheres que podem realizar parto normal

Existem casos em que a mulher não pode ter um parto normal, como se tiver alguma doença que impeça de ter um parto normal, como por exemplo um problema cardíaco ou se já fez duas ou mais cesarianas anteriormente. Também no decorrer da gestação, podem aparecer problemas que impeçam o parto normal, como o bebê não virar de cabeça para baixo.

Dores durante o parto

Normalmente, o parto normal é mais doloroso que a cesariana. No entanto, existem técnicas que podem ser utilizadas para diminuir essa dor. A mulher pode optar pelo uso de anestesia para o trabalho de parto, a anestesia peridural. Este tipo de anestesia permite à mulher ficar sem dor, mas conseguindo ainda manter a movimentação necessária para o trabalho de parto. No caso de haver cortes nos genitais, como a episiotomia, é dada uma anestesia local ou raquianestesia. Para as mulheres que não possam ou não queiram receber anestesia, existem outros métodos para aliviar a dor, como massagens, banhos de banheira e exercícios na bola, por exemplo.

Extra.: para mais informações, saiba O que ninguém conta sobre o parto normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vantagens do parto normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Vantagens do parto normal

Vantagens do parto normal
Imagem: mgfamiliar.net
Vantagens do parto normal

Voltar ao topo da página