Náuseas

Vômito amarelo e amargo, o que pode ser?

Vômito amarelo e amargo, o que pode ser?

O vômito amarelo e amargo, na maioria das vezes, indica a expulsão da bile, ou suco biliar, que foi produzida pelo fígado e se transferiu para o estômago que estava vazio. Mas, também pode ser consequência da ingestão de líquidos ou alimentos amarelados, indicar a presença de catarro ou ser confundida com um processo de expectoração vômica, quando o pus é eliminado por meio da glote. Para que você entenda todas as causas, o umCOMO reuniu todas as informações sobre vômito amarelo e amargo, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Boca amarga, o que pode ser?

Índice

  1. Por que as pessoas vomitam?
  2. Principais causas do vômito amarelo e amargo
  3. Vômito amarelo e amargo: vomitar a bile é perigoso?
  4. Vômito amarelo e amargo pode ser gravidez?
  5. Vômito amarelo na gravidez
  6. Vômito amarelo com sangue

Por que as pessoas vomitam?

O ato de vomitar significa, ao pé da letra, expulsar o conteúdo do estômago pela boca. Trata-se de uma das maneiras do nosso corpo eliminar do nosso organismo substâncias, bactérias, vírus e parasitas que não estão fazendo bem, assim como também é um indicativo de problemas de saúde e doenças gástricas.

Independente da sua cor, as principais causas do vômito são:

  • Alergia alimentar;
  • Ansiedade;
  • Dor extrema (como em casos de apendicite e obstrução intestinal, por exemplo);
  • Infecção gástrica causada por vírus, bactérias ou parasitas;
  • Infecção intestinal;
  • Intoxicação alimentar;
  • Intoxicação alcoólica;
  • Gravidez;
  • Reação a medicamentos;
  • Reação a uma crise de tosse muito forte;
  • Refluxo.

Principais causas do vômito amarelo e amargo

Quando uma pessoa vomita, todos os outros sinais devem ser observados e considerados. A cor do vômito, por exemplo, é um importante indicativo das possíveis causas do problema e também do grau de gravidade do problema. De uma forma geral, as principais causas do vômito amarelo são:

  • Bile (vômito amarelo e amargo);
  • Ingestão de alimentos ou bebida amarelas;
  • Líquidos amarelos presentes no estômago;
  • Presença de catarro;
  • Expectoração vômica: pus de infecções pulmonares que sai na tosse e se confunde com vômito.

A ingestão de alimentos ou bebidas naturalmente amarelas ou coloridas artificialmente pode justificar a cor do vômito amarelado por qualquer uma das causas de vômito. Assim como a ingestão em excesso de alimentos de outras cores, pode resultar em vômito de outras cores. No entanto, em caso de vômito amarelo, nunca se deve descartar a presença de bile.

A bile, ou suco biliar, é o líquido produzido pelo fígado que ajuda na digestão de gorduras e absorção de nutrientes do nosso organismo. Em casos de vômitos repetidos, principalmente, a bile pode passar para o estômago, quando ele fica vazio e se expelida em outro vômito saindo geralmente com o aspecto amarelado. Nem sempre a bile é amarela, em alguns casos ela pode também ter o aspecto esverdeado, dando a impressão de um vômito verde. Isso pode variar de pessoa para pessoa.

Além disso, o aspecto amarelo do vômito também pode estar relacionado à presença de secreção respiratória (catarro) engolida. O vômito com catarro quando não é frequente e não acompanha febre é considerado uma via para eliminar corpos estranhos que estejam irritando o sistema respiratório.

Já o vômito com pus é considerado algo mais raro. Na verdade, trata-se de expectoração vômica, uma eliminação de pus através da glote que é confundida com vômito amarelo. Geralmente esse processo, que não é considerado comum, acontece devido a um abcesso pulmonar.

Vômito amarelo e diarreia

Em casos de vômito amarelo e diarreia, é muito provável que seja um sintoma de infeção intestinal ou infecção alimentar. No entanto, como em qualquer outro caso, é preciso avaliar todos os sintomas e procurar um médico para o diagnóstico correto e evitar desdobramentos do vômito e diarreia, que podem causar desidratração e provocar desmaios.

Se você desconfia dessa causa, dê uma olhada no artigo sobre sintomas de infecção estomacal.

Vômito amarelo e amargo: vomitar a bile é perigoso?

Nem sempre. A regurgitação da bile é considerada uma das principais causas do vômito amarelo e amargo. Ela pode surgir, por exemplo, quando por algum motivo vomitamos de estômago vazio, o que é o caso do vômito amarelo e amargo de manhã. Além da coloração típica, a expulsão da bile também pode vir acompanhada dores abdominais, queimação e rouquidão.

Quando acontece só uma vez, vomitar a bile não é considerado perigoso. Mas, se o vômito amarelo e amargo é seguido e não para, é preciso procurar um médico.

Veja também: O que fazer depois de vomitar

Vômito amarelo e amargo, o que pode ser? - Vômito amarelo e amargo: vomitar a bile é perigoso?

Vômito amarelo e amargo pode ser gravidez?

Sim. As mudanças hormonais ocasionadas por gravidez podem gerar enjoos e, consequentemente, o vômito. Se a mulher está de estômago vazio ou se alimentou ou bebeu ingredientes amarelos, o golfo amarelo pode ser considerado sintoma de gravidez. O que não descarta outras cores de vômito como um sinal de gravidez.

De qualquer forma, o vômito não confirma a gravidez. Para isso, é preciso estar atento aos outros sintomas de gravidez, fazer o teste e procurar um médico.

Vômito amarelo na gravidez

É comum para algumas mulheres sentir enjoos e náuseas, principalmente, nos primeiros meses de gestação, isso é chamado de êmese gravídica. No entanto, o vômito frequente, amarelo ou de outra cor, merece atenção, principalmente quando acontece após cada refeição. Isso pode ser um sinal de hiperêmese gravídica, vômitos na gravidez em uma frequência acima da médica.

Mulheres grávidas de gêmeos e com níveis mais altos do hormônio HCH estão mais suscetíveis a sofrer de hiperêmese gravídica. Estudos também indica que gestantes que sofrem de problemas psicológicos como depressão ou gravidez indesejada também apresentam uma tendência maior a sofrer com os vômitos frequentes na gravidez.

Essa condição afeta cerca de 1,5% das gestantes e merece acompanhamento médico para evitar o risco de desidratação e desnutrição tanto da mãe, quanto do bebê em desenvolvimento.

Sugestão: Como aliviar os enjoos na gravidez

Vômito amarelo com sangue

O vômito com sangue é uma condição conhecida como hematêmese e designa-se a expulsão de substâncias com sangue do trato digestivo ou do estômago, podendo este vômito ser amarelo ou não. Úlceras pépticas, problemas no esôfago, gastrite, tumores e problemas de coagulação sanguínea são as causas mais conhecidas do vômito amarelo com sangue.

Principais causas do vômito amarelo com sangue

  • Gastrite;
  • Problemas de coagulação sanguínea;
  • Problemas no esôfago;
  • Tumores;
  • Úlceras pépticas.

Se você identificou vômito com sangue, é preciso procurar um médico para saber a causa exata e receber de forma adequado o tratamento para vômito com sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vômito amarelo e amargo, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Iraildes Santos
Tive vômito hoje,pela manhã, tinha comido um pequeno pedaço de pão com café com leite,o gosto estava azedo, tipo amargo e amarelado. Oq pode ser?
A sua avaliação:
Ana Paula Bento da Silva Monteiro
Eu bebl leite com café e vomitei amarelo e amargo o quê pode ser.
1 de 2
Vômito amarelo e amargo, o que pode ser?