Xarelto - Indicações, uso e efeitos

Xarelto - Indicações, uso e efeitos
Imagem: hhrlaw.com

Quer saber mais sobre o Xarelto? Em umComo explicamos as indicações, efeitos colaterais, posologia, contra-indicações e outras informações do Xarelto. Este medicamento pertence ao grupo de medicamentos denominados de agentes antitrombóticos, impedindo um coágulo de sangue no interior do vaso sanguíneo. Xarelto é um medicamento de uso oral que contém como substância ativa rivaroxabana.

Indicações

Xarelto é indicado para o tratamento e prevenção de trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar que torna a aparecer após TVP. Como é um medicamento antitrombótico, Xarelto é utilizado na prevenção de derrame cerebral, conhecido também como acidente vascular cerebral (AVC) e embolia sistêmica, a formação de coágulos em outros vasos sanguíneos.

Posologia

O modo de usar Xarelto vai depender da condição a tratar. Deve seguir sempre as orientações do seu médico no que diz repeito à dose e duração do tratamento. O medicamento deve ser tomado sempre com água e com os alimento, respeitando sempre o mesmo horário, pois isso vai ajudá-lo a se lembrar da próxima toma. Nunca interrompa o tratamento com Xarelto sem informar o seu médico.

Para a prevenção de derrame cerebral (AVC) e embolia sistêmica, a dose recomendada é de 20 mg ao dia, administrados em dose única. Casos em que os rins do paciente não estejam funcionando normalmente, a dose pode ser reduzida para 15 mg ao dia. Estas são as doses máximas.

Para o tratamento da trombose venosa profunda e embolia pulmonar, a dose inicial recomendada é de 15 mg duas vezes ao dia durante as três primeiras semanas. Após as três semanas e para continuação do tratamento e prevenção, deve-se aumentar a dose para 20 mg uma vez ao dia.

Imagem: webmd.com

Efeitos colaterais

Como qualquer outro medicamento, Xarelto pode causar reações adversas como sangramento, que pode levar a anemia ou queda de pressão arterial, sangramento menstrual prolongado e/ou volumoso, tontura, fraqueza, dor de cabeça, palidez, dificuldade para respirar, dor, inchaço, formigamento ou paralisia dos músculos dos braços e pernas e mau funcionamento dos rins após sangramento. Se sentir alguma destas reações, informe o seu médico.

Contra-indicações

Você não deve usar este medicamento se for hipersensível à rivaroxabana ou a qualquer outro componente da fórmula do Xarelto. Pacientes com sangramento excessivo, como hemorragia gastrintestinal ou intracraniana, não devem tomar o medicamento pois correm o risco do sangramento aumentar. Em pacientes com doença do fígado grave, a administração de Xarelto também é contra-indicada.

Xarelto não deve ser utilizado durante a gravidez ou durante o período de amamentação, pois a substância ativa pode ser excretada para o leite materno. Caso haja a possibilidade de gravidez, deve utilizar um método contraceptivo durante o tratamento com o medicamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Xarelto - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Se se esquecer de tomar uma tomar uma dose de Xarelto, seja de 15 ou 20 mg, deve tomar assim que se lembrar e continuar a tomar normalmente. Nunca deve tomar uma dose a dobrar para compensar uma dose perdida.