Zofran - Indicações, uso e efeitos

Zofran - Indicações, uso e efeitos
Imagem: rxrecall.com

Zofran é um medicamento cuja substância ativa é o ondansetron e que pertence à classe de medicamentos denominados de antieméticos. Um antiemético é um medicamento que tem como principal objetivo o alívio de sintomas como vômitos, náuseas e enjoo. Este tipo de medicamento é normalmente receitado para diminuir estes efeitos colaterais provocados por outros tratamentos. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre as indicações, uso e efeitos do Zofran.

Indicações Zofran

Zofran é indicado para o controle de sintomas indesejáveis provocados por certos tratamentos como a radioterapia ou quimioterapia. Ao tomar Zofran, após o tratamento o medicamento irá evitar que se sinta enjoado, nauseado ou tenha vontade de vomitar. Para além disso, este medicamento também é utilizado após uma operação para evitar os vômitos e náuseas.

Ao se submeter a uma cirurgia ou ao fazer tratamentos como a quimioterapia ou radioterapia, o corpo pode liberar uma substância denominada de serotonina que provoca náuseas e vômitos. O Zofran vai ajudar a bloquear a ação dessa substância, impedindo assim que você sinta náuseas, vômitos e enjoos.

Posologia Zofran

A dose e a via de administração de Zofran variam consoante as doses e combinações dos regimes de quimioterapia e radioterapia. O seu médico será quem determinará a dosagem consoante a intensidade dos sintomas.

Em quimioterapia e radioterapia emetogênicas, a dose recomendada para adultos é de 8 mg, entre uma a duas horas antes do tratamento. Após 12 horas deverá novamente uma dose de 8 mg. E para evitar náuseas e vômitos mais tarde, deverá continuar a tomar uma dose de 8 mg via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias após o tratamento.

Para pacientes que estejam recebendo quimioterapia altamente emetogênica, a dose recomendável é de 24 mg, administrada juntamente com 12 mg de fosfato sódico de dexametasona oral, cerca de uma a duas horas antes do tratamento. Após o tratamento deverá continuar com uma dose de 8 mg via oral, duas vezes por dia, durante cinco dias.

Em crianças de 6 meses de idade ou mais, a dose de Zofran deverá ser administrada consoante o peso corporal. Assim, a dose recomendada de Zofran é de 0,15 mg/kg por via intravenosa antes da quimioterapia. A dose pode ser repetida a cada 4 horas, até um máximo de 3 aplicações diárias. Depois do tratamento de quimioterapia, poderá continuar com uma dose de 4 mg por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias após o tratamento.

Para evitar os vômitos e náuseas no pós-operatório, a dose de Zofran recomendada é de 16 mg uma hora antes da anestesia.

Imagem: jornaldamadeira.pt

Efeitos colaterais Zofran

A maioria dos pacientes que usam Zofran não apresentam reações adversas, no entanto elas podem ocorrer em algumas pessoas, sendo que os efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça, prisão de ventre e sensação de calor ou rubor na cabeça ou no epigástrio.

Perante qualquer um destes sintomas, fale com o seu médico.

Contra-indicações Zofran

Zofran não deve ser utilizado em pacientes que apresentem hipersensibilidade ao ondansetron ou a qualquer outro componente da fórmula.

Se estiver fazendo um tratamento com apomorfina, um medicamento utilizado para o tratamento da disfunção erétil, também não deverá utilizar Zofran.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação só deverão utilizar Zofran sob orientação médica, uma vez que a segurança de uso nestas situações ainda não foi estabelecida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Zofran - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Siga sempre as orientações do seu médico quanto à dose, horários e duração do tratamento com Zofran. Não suspenda o tratamento com Zofran sem indicação do seu médico.