Zoloft - Indicações, uso e efeitos

Zoloft - Indicações, uso e efeitos
Imagem: patient.co.uk

Zoloft é um medicamento cujo princípio ativo é o cloridrato de sertralina. Esta substância pertence ao grupo de medicamentos chamados de Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRSs) e, por isso o Zoloft é utilizado no tratamento de depressão e perturbações de ansiedade. Este mediamento de solução oral está disponível em embalagens de 50 e 100 mg. De seguida, em umComo vamos esclarecer as suas dúvidas quanto às indicações, posologia, efeitos colaterais e outras informações sobre o Zoloft.

Indicações

Zoloft é indicado para o tratamento de sintomas de depressão, inclusive quando estes são acompanhados de sintomas de ansiedade. Para além disso, o Zoloft é ainda utilizado para tratar o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade, transtorno de estresse pós-traumático (em adultos), perturbações de pânico (em adultos) acompanhado ou não de agorafobia, transtorno de ansiedade social (em adultos). Zoloft também se tem mostrado eficiente na melhora dos sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual e do transtorno disfórico pré-menstrual.

Posologia

As doses de Zoloft variam consoante a condição a tratar, por isso deve seguir sempre as indicações do seu médico.

Para o tratamento de depressão e transtorno obsessivo compulsivo, a dose usual de Zoloft recomendada é de 50 mg por dia. Dependendo da resposta do paciente ao medicamento, esta dose pode ser aumentada em 50 mg, com intervalos de uma semana, até um máximo de 200 mg/dia. O aumento nas doses só deve ocorrer uma vez na semana.

No tratamento do transtorno de ansiedade social, perturbações de pânico e transtorno de estresse pós-traumático, a dose inicial recomendada é de 25 mg/dia, sendo aumentada após uma semana para 50 mg/dia. Caso esta dose não seja suficiente, pode ser aumentada até um máximo de 200 mg/dia, aumentando sempre apenas uma vez por semana 50 mg.

Para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo em crianças e adolescentes entre os 6 e os 12 anos, a dose inicial recomendada é de 25 mg por dia. Esta dose pode ser aumentada para 50 mg/dia, após uma semana até um máximo de 200 mg/dia. Em adolescentes entre os 13-17 anos, a dose inicial é de 50 mg/dia, podendo ser aumentada até um máximo de 200 mg/dia, sempre com intervalos de uma semana entre cada aumento.

A dose de Zoloft para o síndrome da tensão pré-menstrual e o transtorno disfórico pré-menstrual pode variar entre 50-150 mg/dia. A paciente pode iniciar o tratamento com uma dose de 50 mg/dia e aumentar a dose a cada novo ciclo menstrual em 50 mg até um máximo de 150 mg/dia, quando a dose inicial não for suficiente.

Os comprimidos Zoloft devem ser tomados com água e com ou sem alimentos. Deve tomá-los em administração única, de manhã ou à noite.

Imagem: becuo.com

Efeitos colaterais

Zoloft pode causar sintomas indesejados como:

  • Náuseas;
  • Boca seca;
  • Diarreia;
  • Tontura;
  • Sonolência;
  • Tremor;
  • Insônia;
  • Disfunção sexual;
  • Aumento da sudorese;
  • Falta de apetite e perda de peso.

Na presença de algum destes sintomas, informe o seu médico.

Contra-indicações

Zoloft não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade ao cloridrato de sertralina ou a qualquer outra substância da fórmula. O medicamento também é contra-indicado a pacientes que estejam utilizando inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou pimozida.

Durante a gravidez e no período da amamentação, tome Zoloft apenas se o seu médico considerar necessário.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Zoloft - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Se tomar Zoloft mais do que deveria, dirija-se de imediato aos serviços de urgência mais próximos de si e informe quantos comprimidos ingeriu. A superdosagem de Zoloft pode incluir sintomas como sonolência, vômitos, náuseas, tremores, tonturas, agitação e aceleração de batimentos cardíacos.
  • Caso se esqueça de tomar uma dose de Zoloft, não tome a dose esquecida e espere até à hora da próxima dose. Nunca deve tomar uma dose a dobrar para compensar uma dose esquecida.
  • Siga sempre as indicações do seu médico quanto às doses, horário e duração do tratamento com Zoloft. Nunca interrompa o tratamento com este medicamento, sem antes consultar o seu médico.
  • Não conduza veículos ou opere máquinas até saber que o medicamento não lhe afeta a sua capacidade para desempenhar estas atividades.
  • Não pratique automedicação!