Candidíase oral

Como curar a candidíase oral

Como curar a candidíase oral
Imagem: curesuherpesblog.com

A candidíase oral é uma infecção micótica causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida Albicans que pode afetar toda a cavidade oral, começando normalmente na língua e se propagando posteriormente para o paladar, as gengivas, as amígdalas e a garganta se não for tratada adequadamente. Costuma aparecer quando o sistema imunológico se encontra debilitado, o que provoca a multiplicação dos micro-organismos que se encontram na boca dando lugar ao aparecimento deste tipo de infecção. No seguinte artigo de umComo mostramos a você em detalhes como curar a candidíase oral e o tratamento a ser seguido.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da candidíase oral
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber detectar a presença de uma infecção de candidíase oral. Entre os principais sintomas, encontramos o aparecimento de lesões ou áreas esbranquiçadas e proeminentes na boca e na língua, as quais podem segregar uma espécie de líquido espesso ou denso. Além disso, apresentam-se incômodos bucais, vermelhidão e inflamação da língua, possível sangramento ao escovar os dentes e dor ao mastigar ou engolir.

Como curar a candidíase oral - Passo 1
Imagem: comocrearnossalud.blogspot.com
2

Se você suspeita que possa ter candidíase oral ou perante a manifestação de qualquer dos sintomas anteriores, é fundamental ir a seu médico o mais rápido possível. Ele, segundo um cultivo bucal ou, se considerar necessário tomar uma amostra da área afetada e analisá-la em laboratório, determinará se você desenvolveu esta infecção micótica e receitará o tratamento adequado para você.

3

Geralmente, os tratamentos para curar a candidíase oral têm como função principal restabelecer o equilíbrio normal de micro-organismos na boca como é o caso da levedura Candida. Para isso, costumam receitar medicamentos antifúngicos, seja em comprimidos que se dissolvem na boca, em xarope ou em formato de enxágue bucal, que acabam por completo com o fungo que está causando a infecção.

4

Além do consumo dos fármacos receitados pelo médico, é muito importante cuidar da higiene oral durante os dias em que dure a infecção, tendo em conta as seguintes considerações para evitar danos e curar a candidíase oral:

  • Lave os dentes com suavidade após comer e antes de se deitar fazendo uso de uma escova específica de cerdas macias.
  • Evite escovar as lesões causadas pela candidíase.
  • Enxague a boca com um pouco de água morna salgada umas 3 vezes ao dia.
  • No caso de ter dentadura postiça, não se esqueça de tirar pela noite, limpar muito bem periodicamente e, se possível, ficar sem ela durante pelo menos 6 horas ao dia.
5

Quando se sofre de candidíase oral, a simples ação de comer e engolir torna-se complicada e inclusive dolorosa. Portanto é importante aumentar o consumo de líquidos para evitar a desidratação. Recomendamos a você visitar o artigo O que comer se tenho candidíase, pois há certos alimentos que são ótimos para sua cura e que favorecem o equilíbrio da flora bacteriana do organismo. Por outro lado, há outros que podem piorar a infecção como aqueles que contêm qualquer tipo de fermento ou açúcares.

6

Outro tipo de candidíase muito comum nas mulheres é a candidíase vaginal, a qual se manifesta através de sintomas como: fluxo espesso e esbranquiçado, coceira e irritação da vulva, dor ao urinar e incômodo ao manter relações sexuais. Se você quer conhecer todos os detalhes sobre esta infecção, não hesite em consultar os seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a candidíase oral, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
GERALDO P.
TENHO UMA CANDIDIASE PENIANA.JÁ USEI VÁRIAS POMADAS,COMO NISTATINA,QUADRIDERM E ATÉ BANHO DE BARBATIMÃO.E NADA DISSO RESOLVEU O PROBLEMA.GOSTARIA DE SABER COMO POSSO RESOLVER ESTE PROBLEMA.CONTO A AJUDA DE VCS.OBRIGADO.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Geraldo! Se nada disso resolveu o problema, então o melhor é ir mesmo ao médico para que este lhe prescreva um remédio indicado para o seu problema. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras :)
Imagem: curesuherpesblog.com
Imagem: comocrearnossalud.blogspot.com
1 de 2
Como curar a candidíase oral