Partilhar

Caroço nos grandes lábios, o que pode ser?

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 17 setembro 2018

O menor sinal de algo errado na região íntima já nos deixa bastante preocupados, não é mesmo? Motivos não faltam! É uma região propícia para o aparecimento de doenças, principalmente ao menor descuido com a saúde. Fatores que tornam a região favorável à proliferação de diversas enfermidades são o calor e a umidade do local, além do fato da mucosa estar mais facilmente exposta ao meio ambiente, muitas vezes, infelizmente, de maneira desprotegida.

No artigo de hoje em umCOMO, preparamos um guia para te ajudar a identificar as possíveis causas do aparecimento de caroço nos grandes lábios. O que pode ser? Qual a causa e o tratamento? Responderemos essas e mais perguntas abaixo. Continue lendo!

Caroço nos grandes lábios que dói, o que pode ser?

Caroço nos grandes lábios da vagina pode ter diversas causas possíveis, sendo as mais variadas formas de contágio e consequentemente de tratamento. Vale reforçar que o caroço na região não implica necessariamente em alguma doença sexualmente transmissível. Essas são algumas das possíveis causas de caroço nos grandes lábios e na região íntima feminina:

  • Bartolinite
  • Pelos encravados e foliculite
  • Lipoma
  • Cisto vaginal
  • Câncer
  • Herpes vaginal

Continue lendo para saber mais sobre cada uma destas condições e como prevenir e tratar caroço na virilha.

Caroço nos grandes lábios: bartolinite

A bartolinite é uma doença comum que causa o aparecimento de caroços. É caracterizada pela inflamação da chamada glândula de Bartholin, geralmente aparece em apenas um dos lados e não apresenta nenhum outro sintoma além do caroço - inclusive dor. No entanto, caroços de tamanhos grandes podem causar um incômodo ao andar, sentar e principalmente durante as relações sexuais. Em mulheres com menos de 40 anos é comum que a inflamação desapareça sozinha.

Mas, caso a inflamação infeccione, pode formar um abcesso com pus, vermelhidão e inchaço, sendo necessária uma pequena cirurgia no consultório dermatológico ou pronto-socorro para drenar o pus e aliviar a dor. Também é necessário que se ministrem antibióticos nesse caso.

Descubra como tratar a bartolinite - sintomas, causas e remédios naturais nesse artigo.

Pelos encravados e foliculite

Pelos encravados e foliculite, ainda que não fiquem exatamente nos grandes lábios, ainda são causas pertinente para o aparecimento de nódulos na região íntima.

O pelo encrava quando, ao nascer do folículo piloso, não consegue romper a superfície da pele. Com o crescimento, o pelo encurva e volta para o folículo. O corpo entende esse pelo como um corpo estranho e reage com um processo inflamatório. Quando esse pelo inflamado é contaminado por bactérias e vira uma infecção, dá-se o nome de foliculite. O pelo encravado e a eventual foliculite podem formar caroços que coçam e, com o tempo e sem tratamento, pode virar um abcesso purulento e inchado. Nesse caso, é também necessária uma drenagem na região e o uso de antibióticos.

Dica: Confira também os melhores remédios caseiros para foliculite.

Lipoma

Os lipomas são células de gordura que se acumulam dentro de uma cápsula fibrosa abaixo da pele, formando pequenos caroços. O lipoma pode aparecer em qualquer região do corpo, até mesmo na íntima. A causa para o aparecimento do lipoma é desconhecida e geralmente não requer tratamento, pois desaparece sozinho. No entanto, se o lipoma tiver um tamanho grande ou ficar em uma região que cause desconforto para andar, por exemplo, é possível que seja necessário uma pequena cirurgia para realizar a remoção. O lipoma é mole, macio, e se desloca com facilidade quando pressionado, e o único sintoma é o aparecimento do caroço. Caroço nos grandes lábios durante a gravidez, causados por lipoma, costumam ser ainda mais comuns, uma vez que durante a gestação a pele costuma ficar um pouco mais oleosa que o de costume.

Sugestão: Esse artigo explica como remover um lipoma.

Cisto vaginal

Cistos vaginais são pequenas bolsas de ar ou líquido que se desenvolvem nas paredes do canal vaginal, provocadas por lesões durante o contato íntimo ou pelo acúmulo de líquido nas glândulas. O único sintoma é o aparecimento do caroço, e não requer tratamento específico. O cisto vaginal também é comum no pós-parto, causado pelo acúmulo de líquido que acontece dentro de um canal durante a gestação. Também desaparece naturalmente, no entanto, em algumas mulheres pode acabar inflamando.

Sugestão: Caroço dolorido nos pequenos lábios, o que pode ser?

Caroço nos grandes lábios que coça

Diversas são as causas que podem causar coceira na região dos grandes lábios. Para um diagnóstico, é preciso relatar ao médico se há ou não o aparecimento de outros sintomas juntamente com o nódulo. Uma causa possível, por exemplo, é o câncer. No entanto, é um tipo de câncer relativamente raro. Começa com a coceira e o inchaço na região, logo em seguida aparece o caroço, que pode virar uma ferida caso coçado, e que, por sua vez, pode descamar espontaneamente. Mulheres com HPV e com infecções vaginais recorrentes estão mais propensas.

Outra causa do caroço nos grandes lábios que coça é o herpes vaginal, que também acompanha febre e é transmitido através do contato íntimo desprotegido. Os sintomas desaparecem e reaparecem ao longo da vida, principalmente quando o sistema imunológico está enfraquecido. Não existe tratamento para o herpes, no entanto, o médico ginecologista pode prescrever um anti-viral como Aciclovir. Saiba mais sobre os sintomas de herpes genital nesse artigo.

Dica: Acesse esse artigo e complemente a informação - Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos.

Caroço nos grandes lábios: tratamento

Como explicado anteriormente, o tratamento vai depender da doença em questão. Contudo, alguns cuidados básicos ajudam a melhorar a saúde e a imunidade da região, tornando-a menos propícia para o aparecimento de doenças.

  • Evite o uso constante de roupas muito justas.
  • Opte por roupas íntimas de algodão.
  • Se possível, evite depilação com cera ou lâmina, pois são mais propícias a provocar inflamação.
  • Durma sem calcinha para que a região possa "respirar".
  • Consulte um ginecologista com regularidade.
  • Cuide da saúde e da alimentação para que o sistema imunológico não se enfraqueça.
  • E é claro, sempre use camisinha!

Caso queira conferir mais informações sobre caroço na vagina, acesse nosso outro artigo Caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço nos grandes lábios, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Caroço nos grandes lábios, o que pode ser?

1 comentário
A sua avaliação:
Victoria Palermo
Caroço nos grandes lábios na gravidez é grave?

Voltar ao topo da página