Outros saúde da pele

Caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?

Caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?

Quando notamos o aparecimento de bolhas, manchas ou caroços em qualquer parte do corpo, isso geralmente significa que algo de errado está acometendo o organismo. Esses sinais podem ser assintomáticos, mas também podem trazer dores, febres e outros sintomas que acabam por torná-los um verdadeiro incômodo, que pode até mesmo nos atrapalhar a realizar as tarefas cotidianas.

Se você está sofrendo de caroço na virilha que dói quando aperta, é preciso o quanto antes identificar a causa do problema e tratá-la. O ideal nesses casos, claro, é procurar orientação médica. Mas, para que você fique bem informado, continue lendo este artigo de umCOMO e aprenda as diversas possíveis causas dos caroços na virilha.

Índice

  1. Caroços na virilha, o que pode ser?
  2. Caroço na virilha com pus
  3. Caroço na virilha que coça
  4. Caroço na virilha que aparece e desaparece
  5. Caroço na coxa perto da virilha
  6. Caroço na virilha tipo espinha
  7. Câncer na virilha

Caroços na virilha, o que pode ser?

São diversos os motivos e condições que podem acarretar no aparecimento de um caroço na virilha, desde um problema mais fácil de ser resolvido a um câncer. Por isso, é importante o acompanhamento médico e o tratamento adequado. Apenas a orientação de um profissional pode precisar o diagnóstico correto e as medicações necessárias para a cura.

Os caroços na virilha são linfonodos (gânglios linfáticos) que aumentam de tamanho por diversas razões. Os linfonodos são pequenos órgãos de defesa que podem retardar, reter ou até mesmo destruir a proliferação de micro-organismos e células cancerígenas no corpo. Quando eles aumentam de tamanho, significa que estão lutando contra alguma inflamação, infecção ou outro agente agressor. Os linfonodos também pode aumentar em casos de:

  • Doenças que afetam os membros inferiores
  • DSTs
  • Alergias
  • Doenças reumatológicas
  • Câncer

Vale lembrar que os linfonodos aumentados são conhecidos por diversos nomes, como caroços, nódulos e ínguas, e podem aparecer no corpo de mulheres e homens de qualquer faixa etária e estilo de vida.

Sugestão: Se esse é o seu caso, confira também o artigo caroço nos grandes lábios, o que pode ser?

Caroço na virilha com pus

Uma das possíveis causas do nódulo na virilha é a linfadenite. Ela começa com uma pequena infecção na pele, que evolui para a formação de pele morta e de pus, virando um abcesso. Sintomas incluem o a região do caroço vermelha, quente e inchada, bem como febre e mal-estar, no entanto, geralmente sem dor.

Caroço na virilha que coça

Se o seu caroço na virilha veio acompanhado de coceira e inchaço, é bem possível que ele tenha sido causado por conta de uma reação alérgica. O comum é tratá-las com anti-histamínicos, mas não se esqueça de ver com o farmacêutico qual é o mais indicado para o seu caso.

Caroço na virilha que aparece e desaparece

Essa condição geralmente é associada ao herpes genital. Aparecem diversas bolhas ou caroço na virilha, que causam coceira intensa e aparecem e desaparecem de acordo com fatores como estresse e cansaço. O herpes é uma doença sexualmente transmissível sem cura, podendo ser controlada através do tratamento adequado.

Dica: Saiba mais sais sobre os sintomas de herpes genital nesse artigo.

Caroço na coxa perto da virilha

É possível que seja uma infecção, causada por algum tipo de bactéria. Nesse caso, pode-se observar a região inchada, avermelhada e quente ao toque. Para o tratamento, o ideal seria o uso de antibióticos, seja via oral ou por cremes tópicos.

Caroço na virilha tipo espinha

É muito provável que se trate de uma espinha propriamente dita. Contudo, lembre-se de consultar um médico e realizar exames para descartar a possibilidade de ser uma doença sexualmente transmissível. Se tratando apenas de uma espinha na virilha, saiba que é um tipo de acne muito comum, e que o atrito constante com as roupas o dia inteiro aumenta a dor na região. Elas costumam sumir naturalmente como todas as outras espinhas que podem aparecer no corpo, no entanto, alguns cuidados ajudam a eliminá-las e reduzir as chances de reaparecerem, como usar roupas menos justas, optar por roupas íntimas de algodão e por depilações que irritem menos a pele da região.

Câncer na virilha

Quando o nódulo na virilha indica câncer, ele não costuma ser doloroso - e aumenta com o passar do tempo. Ao contrário do que se pensa, o câncer não se localizaria na própria virilha, apenas o nódulo. O câncer seria na perna ou nos testículos. É imprescindível consultar um médico o quanto antes, principalmente se você suspeita que o nódulo é um possível tumor. O tratamento vai depender do câncer e do tamanho de sua proliferação. Lembre-se que quanto mais cedo o câncer é identificado, a chances de cura são maiores.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Tainá santos
Eu gostaria de saber o que é quando tem um caroço nos grande lábio se apertar ele dói e fica vermelho pq ?
A sua avaliação:
Millena Thaise
Ao tomar banho ao lavar a vagina senti um pequeno inchaço no lado direito dos grandes lábios que dói ao tocar o que pode ser??
maria victoria
Tmb queria sabe oq e?
Marcos
Tenho um caroço na virilha,só dói quando eu aperto,oque é em?
Edicleia da costa neves
Ontem quando fui toma banho ao passa a mão perto to anus ir do clitóris sente hum caroço ao a perta ele doeu oque e
A sua avaliação:
Angela
Obrigada
A sua avaliação:
Soraia
Obrigada pela matéria
Caroço na virilha que dói quando aperta, o que pode ser?