Partilhar

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 5 julho 2018

A pele da virilha é uma região extremamente sensível do corpo humano. Quando alguma dermatite ou doença a atinge, o próprio atrito constante de peças íntimas, calça jeans e demais tecidos grossos na região ajudam a deixá-la ainda mais irritada, vermelha e frágil.

Para saber como proceder quando reparar o aparecimento de bolhas ou micoses na sua virilha (ou até mesmo do seu parceiro ou parceira), continue lendo o artigo do umCOMO e descubra: bolhas na virilha, o que pode ser? Podem ser DST? Abordamos tanto a bolha na virilha masculina como a feminina!

Também lhe pode interessar: Como acabar com a coceira na virilha

Bolinha na virilha, o que pode ser?

Que é indispensável manter a pele sempre hidratada com o uso de cremes hidratantes isso já não é novidade. Mas às vezes esquecemos justamente da região da virilha. O grande problema é que, com a falta de hidratação e esfoliação (para a retirada de células mortas), a pele fica muito seca e, por conta do atrito com o mecanismo de depilação (lâmina ou cera, por exemplo), acaba ficando também irritada e formam-se pequenas bolinhas na virilha avermelhadas.

Com o novo crescimento dos pelos, também é comum que apareçam foliculites. Elas ocorrem pela inflamação dos folículos - as pequenas cavidades da pele aonde os pelos crescem -, juntamente com a ação da bactéria Staphylococcus aureus. Quando os pelos não conseguem subir pela cavidade, encravam dentro da pele e causam inflamação, erupções, vermelhidão e até mesmo coceira.

Em tempo: as foliculites, se não tratadas corretamente, podem evoluir para furúnculos e, se os furúnculos não forem tratados a tempo, podem ainda evoluir para abscessos.

A boa notícia é que é fácil corrigir essas bolinhas de maneira fácil e em conta. Como curar bolinhas na virilha?

  1. Utilize uma luva de crina para tomar banho diariamente, pois ela facilitará a remoção de células mortas. Com isso, as bolinhas que já estão sairão e a esfoliação impedirá que elas apareçam novamente.
  2. Faça uso de um creme esfoliante. Você pode comprá-lo em farmácias ou lojas de cosméticos ou fazer em casa um esfoliante à base de mel e açúcar. Confira em nosso outro artigo como esfoliar o corpo com produtos caseiros.
  3. Aposte em um método de depilação que seja mais duradouro. Quanto menos vezes você precisar depilar o corpo, menor será a incidência das bolinhas e menor as chances de aparecer uma foliculite.
  4. Se você já sofre de foliculite, considere procurar um médico, assim você consegue saber qual a gravidade do seu caso. Os profissionais da área costumam receitar antibióticos orais ou tópicos para aliviar os sintomas.
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Bolinha na virilha, o que pode ser?

Bolhas de pus na virilha

As bolhas na virilha tem aspecto de pequenas feridas, mas com líquido dentro delas, e podem afetar tanto o homem como a mulher. Esse líquido pode ser água ou pus e podem existir diversas causas do aparecimento dessas bolhas, podendo até ser sinal de que a pessoa contraiu uma doença sexualmente transmissível. Vamos à elas:

  • Dermatite bacteriana: além das feridas, a dermatite bacteriana também provoca bolhas na pele que coçam.
  • Herpes genital: nesse caso, as bolhas ficam na região da virilha, do monte pubiano e até mesmo no órgão genital em si. Transmite-se através do contato direto e desprotegido com as feridas. Se você está com bolhas nessas regiões, acompanhadas de ardor e coceira e dificuldade para urinar, procure um médico o quanto antes. Conheça todos os sintomas de herpes genital nesse artigo.
  • Verrugas genitais provocadas pelo vírus do papiloma humano (HPV): o HPV não causa pequenas bolhas, e sim verrugas que crescem em número e em tamanho e podem até mesmo estarem ligadas ao câncer do colo de útero nas mulheres. Descubra o que é o HPV em detalhe, acessando essa matéria.
  • Sífilis: provoca o aparecimento de úlceras na pele que evoluem se não houver tratamento. A sífilis pode afetar vários órgãos do corpo humano, até mesmo o coração e o sistema nervoso.
  • Molusco contagioso: causa pequenas lesões amareladas na pele. Contudo, a doença é fácil de ser tratada e, em muitos casos, as lesões desaparecem naturalmente.
  • Piolho pubiano: pequenos parasitas que infectam os folículos da pele da região dos pelos pubianos, causando prurido.
  • Escabiose: causada por um parasita microscópio, causam prurido ao botar ovos nos folículos da pele da região dos pelos pubianos. O contágio é feito pelo contato físico - não necessariamente sexual.
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Bolhas de pus na virilha

Micose na virilha

A tinea cruris, popularmente conhecida como micose na virilha, é uma infecção fúngica bastante comum. Fatores como épocas de altas temperaturas, o uso frequente de roupas apertadas e de roupas íntimas feitas de tecidos sintéticos e o suor ajudam a preparar um terreno propício para a proliferação de fungos.

O fungo causador da doença está presente em nosso corpo, no entanto, a sua proliferação em excesso acaba sendo danosa à saúde. A doença é transmitida pelo contato sexual e pelo compartilhamento de toalhas, lençóis e até mesmo roupas contaminadas com o fungo. Porém, para que o fungo vença o sistema imunológico do corpo e se reproduza em demasia, ele precisa encontrar um terreno propício para tal. Aqui entram fatores como calor, umidade e ausência de luz da região da virilha.

Os principais sintomas incluem coceira e vermelhidão local. O tratamento, no entanto, é simples: feito com pomadas antifúngicas que, muitas vezes, sequer necessitam de receita médica.

Sugestão: Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Micose na virilha
Imagem: onortao.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

1 comentário
GEISI MIRANDA
ESTOU COM UNS CAROCINHOS AVERMELHADOS QUE COÇAM MUITO PELO CORPO TODO MAIS NA REGIÃO DO BUMBUM TEM MAIS QUANDO VISTO ALGO APERTADO OU ESTA MUITO CALOR,COÇAM MUITO O QUE PODE SER?

Imagem: onortao.com.br
1 de 4

Voltar ao topo da página