PARTILHAR

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

A pele da virilha é uma região extremamente sensível do corpo humano. Quando alguma dermatite ou doença a atinge, o próprio atrito constante de peças íntimas, calça jeans e demais tecidos grossos na região ajudam a deixá-la ainda mais irritada, vermelha e frágil.

Para saber como proceder quando reparar o aparecimento de bolhas ou micoses na sua virilha (ou até mesmo do seu parceiro ou parceira), continue lendo o artigo do umCOMO e descubra: bolhas na virilha, o que pode ser? Podem ser DST? Abordamos tanto a bolha na virilha masculina como a feminina!

Também lhe pode interessar: Como curar uma micose na virilha

Bolhas na virilha

As bolhas com pus na virilha feminina ou masculina podem ser foliculite. Que é indispensável manter a pele sempre hidratada com o uso de cremes hidratantes isso já não é novidade. Mas às vezes esquecemos justamente da região da virilha. O grande problema é que, com a falta de hidratação e esfoliação (para a retirada de células mortas), a pele fica muito seca e, por conta do atrito com o mecanismo de depilação (lâmina ou cera, por exemplo), acaba ficando também irritada e formam-se pequenas bolinhas na virilha avermelhadas.

Foliculite na virilha

Com o novo crescimento dos pelos, também é comum que apareçam foliculites. Elas ocorrem pela inflamação dos folículos - as pequenas cavidades da pele aonde os pelos crescem -, juntamente com a ação da bactéria Staphylococcus aureus. Quando os pelos não conseguem subir pela cavidade, encravam dentro da pele e causam inflamação, erupções, vermelhidão e até mesmo coceira.

As foliculites, se não tratadas corretamente, podem evoluir para furúnculos e, se os furúnculos não forem tratados a tempo, podem ainda evoluir para abscessos. Por vezes são confundidas com candidíase (que não causa bolhas) ou com outras DSTs.

A boa notícia é que é fácil corrigir essas bolinhas de maneira fácil e em conta. Como curar bolinhas na virilha?

  1. Utilize uma luva de crina para tomar banho diariamente, pois ela facilitará a remoção de células mortas. Com isso, as bolinhas que já estão sairão e a esfoliação impedirá que elas apareçam novamente.
  2. Faça uso de um creme esfoliante. Você pode comprá-lo em farmácias ou lojas de cosméticos ou fazer em casa um esfoliante à base de mel e açúcar. Confira em nosso outro artigo como esfoliar o corpo com produtos caseiros.
  3. Aposte em um método de depilação que seja mais duradouro. Quanto menos vezes você precisar depilar o corpo, menor será a incidência das bolinhas e menor as chances de aparecer uma foliculite.
  4. Se você já sofre de foliculite, considere procurar um médico, assim você consegue saber qual a gravidade do seu caso. Os profissionais da área costumam receitar antibióticos orais ou tópicos para aliviar os sintomas.
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Bolhas na virilha
Imagem: Fotos de bolhas de água na virilha

Bolhas de pus na virilha

Além das doenças sexualmente transmissíveis, uma das complicações que podem causar o sintoma é a dermatite, que provoca bolhas na pele que coçam, assim como descamações e avermelhamentos na região afetada.

Dermatite

As bolhas de pus na virilha tem aspecto de pequenas feridas, mas com líquido dentro delas, e podem afetar tanto o homem como a mulher. Esse líquido pode ser água ou pus e podem existir diversas causas do aparecimento dessas bolhas, podendo até ser desde uma alergia alimentar que se manifestou na pele até alergia a um produto com o qual entramos direito em contato, além da dermatite atópica, doença autoimune e crônica que também causa inflamação na pele[1].

Em caso de bolhas de água na virilha feminina, a causa pode ser alergia de contato ao tecido da calcinha ou então ao produto usado para higienização das roupas. Caso você tenha trocado de sabão nos últimos tempos, é grande indício de reação alérgica.

Leitura complementar: Como tratar a dermatite alérgica

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Bolhas de pus na virilha
Imagem: Fotos de bolhas de água na virilha

Micose na virilha masculina ou feminina

A tinea cruris, popularmente conhecida como micose na virilha, é uma infecção fúngica bastante comum[2]. Fatores como épocas de altas temperaturas, o uso frequente de roupas apertadas e de roupas íntimas feitas de tecidos sintéticos e o suor ajudam a preparar um terreno propício para a proliferação de fungos.

O fungo causador da doença está presente em nosso corpo, no entanto, a sua proliferação em excesso acaba sendo danosa à saúde. A doença é transmitida pelo contato sexual e pelo compartilhamento de toalhas, lençóis e até mesmo roupas contaminadas com o fungo. Porém, para que o fungo vença o sistema imunológico do corpo e se reproduza em demasia, ele precisa encontrar um terreno propício para tal. Aqui entram fatores como calor, umidade e ausência de luz da região da virilha, a predisposição genética também está dentre os farotes causadores da infecção[2].

Os principais sintomas incluem coceira e vermelhidão local. O tratamento, no entanto, é simples: feito com pomadas antifúngicas que, muitas vezes, sequer necessitam de receita médica.

Sugestão: Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Micose na virilha masculina ou feminina
Imagem: onortao.com.br

Herpes genital

Bolha na virilha pode ser sinal da herpes genital, doença sexualmente transmissível causada por um vírus[3]. Transmite-se através do contato direto e desprotegido com as feridas e, ainda que existam 2 tipos a doença, ambos têm como sintomas a infecção cutânea. A herpes de tipo 1 pode ser transmitida a partir do beijo, causando feridas nos lábios e nariz, enquanto a de tipo 2 surge nas áreas genital e anal (causando bolhas na virilha)[4].

Se você está com bolhas nessas regiões, acompanhadas de ardor e coceira e dificuldade para urinar, procure um médico o quanto antes. Conheça todos os sintomas de herpes genital nesse artigo.

Após uma infecção pelo vírus da herpes, algumas pessoas passam por um surto com fortes sintomas e, após, o vírus se torna dormente, fazendo parecer que a doença não está mais presente, entretanto, permanece na área do corpo onde o paciente foi infectado.

Em muitas pessoas, o vírus causa surtos recorrentes, ou seja, mesmo após o desaparecimento, volta a causar bolhas na virilha masculina e feminina.

Bolhas na virilha e HPV

Verrugas genitais podem ser provocadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV não causa pequenas bolha de pus na virilha, e sim verrugas que crescem em número e em tamanho e podem até mesmo estarem ligadas ao câncer do colo de útero nas mulheres.[5]

Existem vacinas muito eficazes contra o vírus da HPV[6], entretanto, são diversas as variedades do vírus causador da doença e as vacinas não protegem contra todos, além de não serem capazes de eliminar infecções já adquiridas.[5]

Sugestão: Como se pega HPV

Sífilis e bolha de água na virilha

A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum que se divide em 3 estágios[7]. Veja abaixo as características de cada um:

  • 1º estágio: pode ser assintomático ou passar desapercebido, ainda que seja já contagioso. Causa úlcerass superficiais de formato irregular e indolores localizadas principalmente nas genitais, colo uterino, ânus, bocha, língua, amígdalas e dedos, ainda que possam aparecer em outras regiões. As últceras causadas pela sífilis podem ser confundidas com bolha d'água na vulva que acabaram estourando. A fase dura de 3 até 8 semanas.
  • 2º estágio: caso a sífilis não seja tratada na primeira fase, a doença atinge o segundo estágio, que causa febre, dores de cabeça e fatiga e erupções cutâneas que também aparecem nas palmas das mãos e pés. Os sintomas da segunda fase costumam desaparecer de 3 até 12 semanas após os surgimentos.
  • 3º estágio: pode causar fortes dores de cabeça, epilepsia e aneurisma. Por ter sintomas raros em doenças do tipo, por vezes o paciente não percebe a conexão entre os 3 estágios.

O tratamento da doença é feito com penicilina.

Molusco contagioso e bolhas de pus na virilha

Molusco contagioso é uma infecção viral que ocorre nas mucosas da pele[8], causando pequenas lesões amareladas, sendo comum em crianças e pessoas com baixa imunidade. A doença é transmitida por contato físico como o compartilhamento de toalhas e roupas.

Contudo, a doença é fácil de ser tratada existem diversos métodos para eliminar as bolhas de pus na virilha, cabe ao médico escolher o método adequado considerando o caso de cada paciente.

Piolho pubiano e bolhas de sangue na virilha

Também chamados de "chatos", os piolhos pubianos são pequenos parasitas que infectam os folículos da pele da região dos pelos pubianos, causando prurido e bolhas de sangue na virilha, sendo comum serem adquiridos durante contato sexual.[9]

Para tratar a infecção, basta utilizar shampoos contra piolhos e manter a região sempre limpa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. SKOTNICKI, S. La dermatite de contact irritante et la dermatite de contact allergique. Tribunal d’appel de la sécurité professionnelle et de l’assurance contre les accidents du travail, 2014. Disponível em: http://wsiat.on.ca/tracITDocuments/MLODocuments/Discussions/fallergic.pdf. Acesso em: 22/06/2019.
  2. SAHOO, A. K. MAHAJAN, R. Management of tinea corporis, tinea cruris, and tinea pedis: A comprehensive review. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4804599/. Acesso em: 30/06/2019.
  3. The Family Planning Association. Genital herpes: looking after your sexual health. Disponível em: https://www.fpa.org.uk/sites/default/files/genital-herpes-information-and-advice.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
  4. Canada's source for HIV and hepatitis C information. L’herpès génital. Disponível em: https://www.catie.ca/ga-pdf.php?file=sites/default/files/genital%20herpes%20FR%202016%2001%2012.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
  5. CHIDIAC, C. Infection à human Papillomavirus (HPV). Disponível em: http://www.infectiologie.com/UserFiles/File/formation/du/lyon/chidiac-c-vaccin-hpv-duciv-2016.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
  6. SPAAR, A. HEININGER, U. HUWILER, S. S. SPICHER, V. M. La vaccination contre les HPV : efficace et sûre. Ars medici. Disponível em: https://www.bag.admin.ch/dam/bag/fr/dokumente/mt/infektionskrankheiten/hpv/hpv-impfung-wirksam-sicher.pdf.download.pdf/hpv-impfung-wirksam-sicher-fr.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
  7. LEVAC, F. La syphilis. Disponível em: http://www.santecom.qc.ca/bibliothequevirtuelle/hyperion/9782895471585.pdf. Acesso em: 30/06/2019.
  8. BARBA, R. R. Molusco contagioso: Revisión y opciones de tratamiento. Disponível em: https://www.medigraphic.com/pdfs/archivostgi/tgi-2011/tgi115g.pdf. Acesso em: 30/06/2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
luis augusto Amaral Sarrazin
Olá,
começou a aparecer bolhas na virílha, desde que vesti uma burmuda comprada em uma pequeno loja do interior, já fazem 3 anos. já consultei dermatologista, já fiz exames de sando para ver se estava algo, mas o resultado foi negativo. já tomei varios medicamentos e ao mesmo tempo pomadas, desaparecem por alguns dias, depois voltam a aparecer, já estou preocupado!
O que pode ser? E o que devo fazer?

Obrigado!!
Karla
Procura uma igreja seria, pega óleo ungindo e passa, com fé em Deus com certeza vai sarar, isso é coisa apresentada já aconteceu comigo de empolar o corpo e coçar com roupas que eu ganhei dos outros. Unge com fé que sai
A sua avaliação:
Hilmara Assunção
Apareceu bolhas d'agua na minha virilha depois estouraram e desapareceu fiquei muito preocupada o que pode ser? Não dói só arde quando estoura.
GRECIELLI ARMANDO DA COSTA
Vc obteve alguma resposta do que seria isso ?
GEISI MIRANDA
ESTOU COM UNS CAROCINHOS AVERMELHADOS QUE COÇAM MUITO PELO CORPO TODO MAIS NA REGIÃO DO BUMBUM TEM MAIS QUANDO VISTO ALGO APERTADO OU ESTA MUITO CALOR,COÇAM MUITO O QUE PODE SER?
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres
Imagem: Fotos de bolhas de água na virilha
Imagem: Fotos de bolhas de água na virilha
Imagem: onortao.com.br
1 de 4
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

Voltar ao topo da página ↑