Partilhar

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

A pele da virilha é uma região extremamente sensível do corpo humano. Quando alguma dermatite ou doença a atinge, o próprio atrito constante de peças íntimas, calça jeans e demais tecidos grossos na região ajudam a deixá-la ainda mais irritada, vermelha e frágil.

Para saber como proceder quando reparar o aparecimento de bolhas ou micoses na sua virilha (ou até mesmo do seu parceiro ou parceira), continue lendo o artigo do umCOMO e descubra: bolhas na virilha, o que pode ser? Podem ser DST? Abordamos tanto a bolha na virilha masculina como a feminina!

Também lhe pode interessar: Como acabar com a coceira na virilha

Bolinha na virilha, o que pode ser?

Que é indispensável manter a pele sempre hidratada com o uso de cremes hidratantes isso já não é novidade. Mas às vezes esquecemos justamente da região da virilha. O grande problema é que, com a falta de hidratação e esfoliação (para a retirada de células mortas), a pele fica muito seca e, por conta do atrito com o mecanismo de depilação (lâmina ou cera, por exemplo), acaba ficando também irritada e formam-se pequenas bolinhas na virilha avermelhadas.

Com o novo crescimento dos pelos, também é comum que apareçam foliculites. Elas ocorrem pela inflamação dos folículos - as pequenas cavidades da pele aonde os pelos crescem -, juntamente com a ação da bactéria Staphylococcus aureus. Quando os pelos não conseguem subir pela cavidade, encravam dentro da pele e causam inflamação, erupções, vermelhidão e até mesmo coceira.

Em tempo: as foliculites, se não tratadas corretamente, podem evoluir para furúnculos e, se os furúnculos não forem tratados a tempo, podem ainda evoluir para abscessos.

A boa notícia é que é fácil corrigir essas bolinhas de maneira fácil e em conta. Como curar bolinhas na virilha?

  1. Utilize uma luva de crina para tomar banho diariamente, pois ela facilitará a remoção de células mortas. Com isso, as bolinhas que já estão sairão e a esfoliação impedirá que elas apareçam novamente.
  2. Faça uso de um creme esfoliante. Você pode comprá-lo em farmácias ou lojas de cosméticos ou fazer em casa um esfoliante à base de mel e açúcar. Confira em nosso outro artigo como esfoliar o corpo com produtos caseiros.
  3. Aposte em um método de depilação que seja mais duradouro. Quanto menos vezes você precisar depilar o corpo, menor será a incidência das bolinhas e menor as chances de aparecer uma foliculite.
  4. Se você já sofre de foliculite, considere procurar um médico, assim você consegue saber qual a gravidade do seu caso. Os profissionais da área costumam receitar antibióticos orais ou tópicos para aliviar os sintomas.
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Bolinha na virilha, o que pode ser?

Bolhas de pus na virilha

As bolhas na virilha tem aspecto de pequenas feridas, mas com líquido dentro delas, e podem afetar tanto o homem como a mulher. Esse líquido pode ser água ou pus e podem existir diversas causas do aparecimento dessas bolhas, podendo até ser sinal de que a pessoa contraiu uma doença sexualmente transmissível. Vamos à elas:

  • Dermatite bacteriana: além das feridas, a dermatite bacteriana também provoca bolhas na pele que coçam.
  • Herpes genital: nesse caso, as bolhas ficam na região da virilha, do monte pubiano e até mesmo no órgão genital em si. Transmite-se através do contato direto e desprotegido com as feridas. Se você está com bolhas nessas regiões, acompanhadas de ardor e coceira e dificuldade para urinar, procure um médico o quanto antes. Conheça todos os sintomas de herpes genital nesse artigo.
  • Verrugas genitais provocadas pelo vírus do papiloma humano (HPV): o HPV não causa pequenas bolhas, e sim verrugas que crescem em número e em tamanho e podem até mesmo estarem ligadas ao câncer do colo de útero nas mulheres. Descubra o que é o HPV em detalhe, acessando essa matéria.
  • Sífilis: provoca o aparecimento de úlceras na pele que evoluem se não houver tratamento. A sífilis pode afetar vários órgãos do corpo humano, até mesmo o coração e o sistema nervoso.
  • Molusco contagioso: causa pequenas lesões amareladas na pele. Contudo, a doença é fácil de ser tratada e, em muitos casos, as lesões desaparecem naturalmente.
  • Piolho pubiano: pequenos parasitas que infectam os folículos da pele da região dos pelos pubianos, causando prurido.
  • Escabiose: causada por um parasita microscópio, causam prurido ao botar ovos nos folículos da pele da região dos pelos pubianos. O contágio é feito pelo contato físico - não necessariamente sexual.
Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Bolhas de pus na virilha

Micose na virilha

A tinea cruris, popularmente conhecida como micose na virilha, é uma infecção fúngica bastante comum. Fatores como épocas de altas temperaturas, o uso frequente de roupas apertadas e de roupas íntimas feitas de tecidos sintéticos e o suor ajudam a preparar um terreno propício para a proliferação de fungos.

O fungo causador da doença está presente em nosso corpo, no entanto, a sua proliferação em excesso acaba sendo danosa à saúde. A doença é transmitida pelo contato sexual e pelo compartilhamento de toalhas, lençóis e até mesmo roupas contaminadas com o fungo. Porém, para que o fungo vença o sistema imunológico do corpo e se reproduza em demasia, ele precisa encontrar um terreno propício para tal. Aqui entram fatores como calor, umidade e ausência de luz da região da virilha.

Os principais sintomas incluem coceira e vermelhidão local. O tratamento, no entanto, é simples: feito com pomadas antifúngicas que, muitas vezes, sequer necessitam de receita médica.

Sugestão: Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres - Micose na virilha
Imagem: onortao.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

3 comentários
luis augusto Amaral Sarrazin
Olá,
começou a aparecer bolhas na virílha, desde que vesti uma burmuda comprada em uma pequeno loja do interior, já fazem 3 anos. já consultei dermatologista, já fiz exames de sando para ver se estava algo, mas o resultado foi negativo. já tomei varios medicamentos e ao mesmo tempo pomadas, desaparecem por alguns dias, depois voltam a aparecer, já estou preocupado!
O que pode ser? E o que devo fazer?

Obrigado!!
A sua avaliação:
Hilmara Assunção
Apareceu bolhas d'agua na minha virilha depois estouraram e desapareceu fiquei muito preocupada o que pode ser? Não dói só arde quando estoura.
GEISI MIRANDA
ESTOU COM UNS CAROCINHOS AVERMELHADOS QUE COÇAM MUITO PELO CORPO TODO MAIS NA REGIÃO DO BUMBUM TEM MAIS QUANDO VISTO ALGO APERTADO OU ESTA MUITO CALOR,COÇAM MUITO O QUE PODE SER?

Imagem: onortao.com.br
1 de 4

Voltar ao topo da página