Partilhar

Como tratar inflamação no céu da boca

Por Sara Viega. Atualizado: 31 outubro 2018
Como tratar inflamação no céu da boca

Existem remédios caseiros para céu da boca inflamado e também opções de farmácia para casos mais severos. Qualquer problema que apareça na parte interna da boca, como as aftas ou as queimaduras na boca, pode ser muito incômodo. Este também o caso da inflamação no céu da boca que pode ser produzida por diferentes causas, gerando dificuldade para comer, dor e incômodos. Cuidar deste problema para reduzir a inflamação é importante, mas se a mesma não ceder ou aparecer com muita frequência, é importante consultar um médico pois poderia se tratar de uma infecção que precise de tratamento médico. Neste artigo do umCOMO explicamos para você como tratar inflamação no céu da boca com diferentes soluções.

Também lhe pode interessar: Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Céu da boca inflamado, o que pode ser?

As causas da inflamação no céu da boca, ou a sensação de bolha no céu da boca, são diversas, algumas delas completamente inofensivas e outras que requerem atenção médica, por isso é importante detectar a razão para determinar se é necessário ir a um especialista.

As causas mais frequentes para céu da boca inflamado são:

  • Inflamação: devido a uma queimadura, podendo causar caroço e bolha no céu da boca;
  • Fumar em excesso: a fumaça do cigarro é tóxica e pode causar diversos problemas, o que inclui a irritação e inflamação do céu da boca e da garganta;
  • Reação alérgica alimentar: o mais usual é que reação alérgicas acabem fechando a garganta mas é também possível que inflamem o céu da boca;
  • Deficiências de vitaminas como B12 ou o ácido fólico pode deixar o céu da boca machucado;
  • Estomatite herpética, uma infecção causada pelo vírus do herpes simples pode causar bola dura no céu da boca;
  • Mudanças hormonais ou estresse;
  • Doenças mais importantes como câncer no local;
  • HIV e outras doenças que interferem no sistema imunológico podem causar feridas e saliência no céu da boca;
  • Refluxo: por fazer com que os ácidos estomacais por vezes subam até o início do aparelho digestivo, o refluxo pode acabar ferindo o céu da boca.

Se você suspeita que este problema se deve a uma queimadura no céu da boca, ao excesso de cigarro, a mudanças hormonais ou tensão acumulada, então poderá seguir as medidas que damos a seguir. Se a inflamação do céu da boca for recorrente ou se suspeitar que se trata de uma infecção ou problema mais grave, então você deve consultar um médico pois, como visto, a causa pode ser até mesmo de origem cancerígena.

Se você sente dor no céu da boca perto da garganta, sugerimos a leitura do artigo sobre 'Incômodo na garganta, o que poder?'.

Tratar céu da boca machucado com frio

Perante a inflamação do céu da boca um dos melhores tratamentos é aplicar frio na zona para reduzir a inflamação e adormecê-la levemente, a opção mais radical para aliviar o problema com frio é chupando uma pedra de gelo (faça gelo com água potável para evitar bactérias).

Além do gelo, você pode optar por consumir água gelada, sucos de frutas não cítricos, como por exemplo, a maçã ou a pera ou vitaminas suaves. Além disso, os picolés de frutas não cítricas também são ideais para melhorar o mal-estar e aliviar o local.

Infusões frias para céu da boca inflamado

Se você tem a sensação de céu da boca ardendo é bom evitar bebidas quentes. No entanto, já sabemos que muitas são as propriedades medicinais de chás e infusões. Para aproveitar esses benefícios sem incomodar as mucosas bucais, faça gargarejos com infusões frias que têm propriedades cicatrizantes. No caso de céu da boca 'queimando' sugerimos:

Outro uso das infusões é aplicar os sachês frios depois de feito o chá diretamente sobre as feridas no céu da boca.

Sugestão: Quais os benefícios do chá de cravo.

Como tratar inflamação no céu da boca - Tratar céu da boca machucado com frio

Remédios para céu da boca inchado

Se a dor for muito incômoda recomenda-se a ingestão de analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre, como o Ibuprofeno ou o Paracetamol, a cada 8 horas, isto ajudará a que as dores desapareçam de uma forma mais rápida e eficaz. Outro remédio possível de se utilizar é a benzocaína, preferencialmente em spray. A benzocaína é um anestésico que aliviará instantaneamente as dores no céu da boca.

Caso você procure um tratamento alternativo, é possível utilizar:

  • Bicarbonato de sódio: também recomendado em casos de refluxo, o bicarbonato de sódio é capaz de diminuir a acidez bucal por ter pH básico, sendo ótimo para gastrites e úlceras, já que combate a acidez estomacal;
  • Chá de camomila: é possível, além de tomar o chá, colocar um saquinho de chá de camomila gelado no céu da boca para aliviar as dores);
  • Chá de sálvia e mel: para saber mais, veja como preparar uma infusão de sálvia, após, é só adicionar mel de acordo com seu gosto.

Outra opção eficaz é realizar gargarejos com água fria, água oxigenada ou com leite, que favorecem a diminuição da inflamação e aliviam os incômodos. Tome cuidado para não engolir a água oxigenada e também em caso de aftas, saiba como fazer gargarejo com água oxigenada.

Como tratar inflamação no céu da boca - Remédios para céu da boca inchado

Hábitos para aliviar e evitar dor no céu da boca

Além de tomar medicamentos e fazer infusões, é necessário ter hábitos saudáveis se quiser tratar a inflamação do céu da boca, pois certos alimentos, texturas e costumes podem causar dores e aumentar a lesão, por isso recomendamos:

  • Manter uma boa higiene bucal: passe fio dente, escove os dentes e passe um enxaguante bucal sem álcool após todas as refeições. Os restos de alimentos atraem bactérias que podem não apenas piorar a inflamação como gerar uma infecção bucal, além de causar cáries;
  • Manter uma dieta macia: mantenha uma alimentação de textura suave que não causem dano ao céu da boca. Veja a lista completa de alimentos permitidos em uma dieta macia.
  • Evitar alimentos ou comidas muito quentes: além de poderem aumentar a lesão em razão de queimaduras, ainda que leves, alimentos e bebidas quentes podem aumentar a dor na região do céu da boca. Optar por pratos mornos ou, se possível, por preparações frias e frescas;
  • Não consumir ingredientes ácidos, picantes ou crocantes: os alimentos ácidos e crocantes podem aumentar a dor no céu da boca, já que poderiam ferir o céu da boca de forma importante, enquanto os picantes podem aumentar o desconforto;
  • Não fumar: independente da origem da dor no céu da boca, a fumaça do cigarro é tóxica poderá piorar a situação;
  • Beber bastante água: beba em média 2 litros de água por dia para manter seu organismo hidratado, afinal, em casos de desidratação as mucosas são as primeiras a sentir, o que pode piorar as dores e deixar o céu da boca enrugado;
  • Preste atenção na evolução da dor: se mesmo após tratamentos a dor persistir ou piorar, será necessário consultar um médico;
  • Não tome café: mesmo quando frio, o café pode irritar a mucosa bucal.
Como tratar inflamação no céu da boca - Hábitos para aliviar e evitar dor no céu da boca

Céu da boca doendo: quando procurar um médico?

Se os incômodos persistirem, lembre-se que depois de dois dias seguindo estas recomendações, deve visitar um especialista. Do mesmo modo, recomenda-se recorrer a um médico se:

  • A dor for muito intensa;
  • Existirem outros sintomas como úlceras bucais, febre ou inflamação nas gengivas;
  • A inflamação se estender a outras zonas da boca;
  • Houver dificuldade para engolir;
  • As inflamações no céu da boca ocorrerem de forma muito frequente.

Informe-se também com: Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar inflamação no céu da boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar inflamação no céu da boca

O que lhe pareceu o artigo?
29 comentários
Gisele Mendes
Estou com o céu da boca próximo dos dentes parecendo que tem bolhas sinto os dentes broloridos e mole, a apareceu uma afta na língua que doendo muito, tô fazendo uso de bicarbonato de sódio para lavar a boca, e to usando o remédio nimesulida, a dois dias e não obtive melhoras, não sei o que fazer o que vc. Me indica? O que pode ser ?
Editor umComo.com.br
Oi Gisele! Você precisa ir no médico para ele poder examinar a sua boca, fazer um diagnóstico e recomendar o melhor tratamento.
Simone
Qual remedio e adequado para bolhas no ceu da boca?
Telma
Como tratar ferida profunda no céu da boca com remédios casarios
maria das dores ferrreira
bom dia. moro e cuido, de uma tia de 88 anos e agora á pouco tempo ele está tendo problemas com o ceu da boca e á lingua. ela diz que o céu da boca e á lingua é como se estivessem queimados. ela custuma ter problemas de gengivite tambem. antecipadamente agradeço se poderem me indicar um medicamento, ou qual medico consultar.
Fabio
tenho uma bolha de inflamação no eu da boca , ela não doi muito apenas me impede de comer beber engolir a saliva tb da bastante trabalho , omo trato isso ? e recomendado furar pra vazar o sangue e pus ?
A sua avaliação:
sandra
sinto muita dor no céu da boca já fazem 2 dias, não queime, ou há ferimentos, simplesmente começou a doer, e a dor vem aumentante muito, principalmente quando estou comento, na mastigação sinto um enorme desconforto, quando passo a linguá sinto que dói a região, estou muito preocupada.
Abimael
Olá Sandra, o que aconteceu, vc melhorou?
tatiane
o que eu faço pra trata?
Editor umComo.com.br
Oi Tatiane! Por favor, siga as instruções do artigo.
jessica
minha filha começou a reclamar q o ceu da boca estava estava doendo fui olha entre os dente superior e tiha uma bolha que vc aparpava e via que tinha tipo uma agua dentro mas nao estora e ela nao consegue chupar a chupeta nem a manadeira come de pedacinhos levei no dentista e pediu pra procurar odontopediatra agora nao sei o q fazer
A sua avaliação:
Aline
Olá! Eu queimei o céu da boca há 4 dias com um bolinho que estava extremamente quente (pois é...isso não foi muito inteligente) e até agora, não vejo sinais de cicatrização da ferida. Até íngua sob o maxilar apareceu, indicando uma possível infecção. Até tomar água gelada faz a ferida arder. Você sabe se existe algum medicamento de livre comercialização que eu possa utilizar para tratar especificamente a ferida? Não me refiro aos analgésicos. Obs: Como estou sem convênio, não queria ir ao médico. Só em último caso :(
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline!

Não podemos recomendar nenhum medicamento. Conferiu as dicas desse artigo? https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-uma-queimadura-na-boca-14115.html
Caso o problema se mantenha, recomendo que você visite o médico. Rápidas melhoras!
MARCIO
Estou com os mesmos sintomas por causa de uma queimadura....o que vc fez para melhorar?
A sua avaliação:
Shirlei Rodrigues
Como tratar pólipo na garganta?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Shirlei! Pode encontrar os métodos de tratamentos para pólipos na gargante neste outro artigo:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-os-polipos-na-garganta-377.html
Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!

Como tratar inflamação no céu da boca
1 de 4
Como tratar inflamação no céu da boca

Voltar ao topo da página