Partilhar

Como tratar a úvula inflamada

Como tratar a úvula inflamada

A úvula, localizada na nossa garganta, e também conhecida por sineta ou campainha, tem uma função muito importante: é o filtro que impede que as bactérias que entrem no nosso corpo através da boca consigam avançar. Por isso, é normal que, em ocasiões de inflamação e irritação, sobretudo quando apresentamos quadros clínicos graves de alergia ou gripe, isto seja incômodo e perturbador, mas alguns remédios caseiros podem ajudar a solucionar este problema. Veja nesse artigo do umCOMO várias ideias para solucionar seu problema e tratar a úvula inflamada.

Também lhe pode interessar: Como tratar a garganta inflamada

Úvula inflamada, o que pode ser?

  • Desidratação: quando se está desidratado os primeiros tecidos a se manifestarem são as mucosas por serem tecidos sensíveis que costumam estar sempre hidratados e molhados, principalmente na cavidade bucal. Ao ocorrer a desidratação, a pele da úvula e de outras mucosas orais ficam rapidamente secas, o que pode causar ferimentos que doem até mesmo ao tomar água;
  • Infecção: a úvula serve para proteção e evitar que bactérias entrem em nosso corpo por meio da garganta, entretanto, em casos de sobrecarregamento a úvula pode infeccionar justamente em razão de bactérias, úvula inflamada com pus é geralmente sintoma de alguma infecção. Nesses casos é necessário atendimento médico para que um antibiótico seja receitado;
  • Inalação de poluentes: quando se vive em uma cidade muito poluída é normal que se tenha problemas respiratórios como bronquite e rinite. Entretanto, além dessas doenças também é possível que se adquira uma inflamação da úvula pelo grande contato com poluentes que irritam a pele;
  • Alergias: Quando se tem uma alergia for a qualquer substância, ainda que não passe pela garganta, é comum se ter choque anafilático, com esse choque geralmente a garganta sofre inchaço e a úvula pode inflamar, causando também dificuldades para respirar;
  • Tabagismo: A fumaça do cigarro é extremamente tóxica e pode causar inflamações na garganta por ser composta por mucosas sensíveis, assim como da úvula;
  • Tosse: Seja por gripe, tabagismo ou inflamação na garganta, quando se tosse muito as mucosas bucais e da garganta podem ficar irritadas e até mesmo inflamar, o que pode atingir a úvula. Nesses casos a solução principal é procurar a razão da tosse para que seja solucionada, afinal, não adianta cuidar de sintomas sem cuidar também da causa, além disso, também é possível tomar xarope de mel com agrião, broncodilatador natural que pode ajudar a aliviar a tosse;
  • Gripes: Ainda que seja uma doença comum, a gripe por vezes chega de forma muito forte e pode irritar a úvula, deixando-a inflamada. Nesses casos é recomendado que se tome remédios anti-gripais e xarope para a garganta.

Sintomas de úvula inflamada

Além do óbvio incômodo causado por qualquer inflamação, quando se tem a úvula inflamada também é possível sentir:

  • Inchaço;
  • Queimação;
  • Excesso de produção de saliva;
  • Dificuldade para engolir;
  • Dificuldade para respirar;
  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço das amígdalas.

Úvula inflamada: remédios, dicas e soluções

Ainda que existam muitos remédios caseiros para tratar a úvula inflamada, é sempre recomendável adicionar um anti-inflamatório comum, como o ibuprofeno, que ajudará a reduzir a dor e também a inflamação, fazendo com que você se sinta melhor em poucos minutos visto que a ação do ibuprofeno se inicia aproximadamente 15 minutos após sua ingestão, para saber mais veja como tomar ibuprofeno. Além dessa solução mais imediata, existem outras formas de tratar da infamação da úvula, veja abaixo algumas dicas:

  • Faça 2 vezes ao dia gargarejos com um copo de água potável morna e uma colher pequena de sal. Devido ao iodo, o sal de cozinha é um bom anti-inflamatório que também ajuda a controlar possíveis infecções.
  • Manter-se hidratado é fundamental, já que, se a úvula está irritada e inchada, a secura será permanente. Ao não consumirmos líquidos, aumentamos o desconforto, por isso, é conveniente tomar infusões mornas, especialmente chá com uma colher de mel, pois o mel tem propriedades antibióticas que ajudarão a diminuir a inflamação de forma eficaz.
  • Alguns remédios homeopáticos, como a Belladona ou a Artemisa Vulgaris são especialmente indicados para aliviar o desconforto da garganta, inflamação, irritação e secura. As plantas são, desde tempos antigos, boas opções para tratar diversos problemas de saúde, ainda que muitos não acreditem em sua eficácia e prefiram remédios artificiais produzidos em laboratório. Para saber mais, veja como usar remédios de homeopatia.
  • Se a inflamação da úvula acontece devido a uma reação alérgica, é importante tomar anti-histamínicos para controlar o problema, o mesmo acontece em caso de gripes graves visto que esses remédios são capazes de diminuir a inflamação
  • Tendo a úvula inflamada, é importante que você não fume, não grite ou que se fale demais, mantenha o pescoço protegido do frio caso esteja no inverno, afinal, as mudanças bruscas de temperatura podem agravar o problema.

Se após três dias de tratamento caseiro a úvula continuar inflamada e irritada sem melhoras, se você tiver muitas dores e problemas em engolir e se observou manchas esbranquiçadas semelhantes a pus, deverá dirigir-se a um otorrino. Quando a úvula está infectada, deve-se tomar antibióticos específicos que só um médico poderá receitar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a úvula inflamada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tratar a úvula inflamada

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
Daiani de Andrade
Estava na quarta feira com infecção de garganta com pus
Tive muita febre ,e não consegui comer nada pq era muita dor.
Nesse dia n consegui beber nem agua ,dai desidratei .E ontem acordei com a uvula inflamada e bem maior .Estou de repouso ,bebendo muito liquido e antibiótico ,isso ajuda .quantos dias melhora
A sua avaliação:
Vanessa
Minha úvula está encostando na minha língua sinto febre e um frio enorme pelo o corpo fui a médica e ela me passou antibióticos pra mim tomar de 8 em 8 horas durante oito dias será que minha úvula vai voltar ao normal .
wender
Minha úvula esta encostando na língua, o que devo fazer???me ajudem
A sua avaliação:
José
No meu caso, o que aconteceu é que foi uma discussão com meu irmão e eu gritei com ele, nisso, a minha úvula sofreu um pequeno corte; eu to sofrendo uma dor do cão, eu só não dou 5 estrelas porque não falou exatamente sobre o meu caso; falou sobre inflamação e irritação, mas tem um corte na minha uvula.
A sua avaliação:
Raquel tibulo
Minha uvula tem umas bolinhas brancas mas nao tenho dor oq pode ser
A sua avaliação:
edson miranda
como devo fazer para diminuir minha úvula que está crescida. Obrigado pela atenção.
Wagner
Acordei hoje , e me reparei que a minha uvula está muito comprida , não sinto dor e nem tem aparência de irritação ou inflamação !! Somente a uvula está comprida que chegar a encosta na língua !!! O que fazer ??
Ana celia
Me ajudem
edson miranda
Acordei hoje , e me reparei que a minha uvula está muito comprida , não sinto dor e nem tem aparência de irritação ou inflamação !! Somente a uvula está comprida que chegar a encosta na língua
Maria Lima
Estou com a garganta vermelha e tem uma bolinha vermelha em cada lado das amigdalas a mais ou menos um mes sem febre só com pouca dores ao engolir..não sei bem o que seria...
Helena
Tenho uma tosse irritante há alguns meses. Já fiz exames e mais exames e não acusa nada - pulmão, tireoide, US de abdômen, todos estão normais. Está faltando a endoscopia. Mas olhando pelo espelho, vi que a minha úvula está muito vermelha e sinto (de vez em quando), como se uma agulha estivesse me perfurando a garganta. Gostaria de saber se a inflamação da úvula provoca tosse irritante, ou se pode ser uma reação alérgica. Claro que vou ter que aguardar o resultado da endoscopia, mas se puderem me ajudar, já estou grata.
fabiano martins
Minha uvula se tornou uma bola. Quando acordei comecei a ter ansias de vomitos. Agora se encontra irritada, ressecada, e houve um acrescimo de modo a ficar encostando no fundo da garganta, o que irrita muito.
elias de araujo
Gostaria de saber mais sobre este assunto!
Eloy Silva Oliveira
O que posso fazer tom o uvula arrastando na garganta

Como tratar a úvula inflamada
Como tratar a úvula inflamada

Voltar ao topo da página