Partilhar

Como tratar as gengivas inflamadas

Como tratar as gengivas inflamadas

As gengivas inflamadas são aquelas que parecem mais prominentes e volumosas que o normal e que, apresentam também um tom avermelhado ou mais intenso. Esta é uma condição muito frequente e que geralmente se deve a uma acumulação excessiva de placa bacteriana na cavidade bucal, a qual não se elimina de forma correta durante a rotina de limpeza dental. No entanto, também é uma condição que pode ser originada por algumas condições ou problemas de saúde. Seja qual for a sua origem, é muito importante prestar atenção ao estado de saúde das gengivas e consultar o dentista no caso de um inchaço significativo, sangramento ou incômodos. No seguinte artigo do umCOMO vamos lhe explicar como tratar as gengivas inflamadas e também vamos revelar quais são os melhores remédios naturais para aliviar a condição.

Também lhe pode interessar: Causas das gengivas inflamadas

Causas das gengivas inflamadas

Quando as gengivas estão inflamadas e apresentam um tom mais vermelho intenso ou roxo, pode se dever a algum dos seguintes fatores:

  • Gengivite
  • Periodontite
  • Infecções virais ou micóticas
  • Carências nutricionais
  • Desequilíbrios hormonais
  • Sensibilidade a pastas de dentes
  • Doenças sistêmicas
  • Próteses dentárias mal ajustadas
  • Alinhamento dos dentes anormal
  • Consumo de certos medicamentos

Neste outro artigo pode saber mais sobre por que as gengivas inflamam. Uma vez que as causas das gengivas inflamadas podem ser diversas, é importante consultar o dentista e iniciar o tratamento adequado para o seu caso.

Correta higiene bucal

No caso do problema se concentrar apenas nas gengivas, o mais provável é que o dentista realize uma limpeza dental profissional com o objetivo de eliminar a placa bacterina e todo o tártaro acumulado. Apenas nos casos de periodontite avançada é que pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para poder limpar os depósitos da placa bacteriana mais profundos.

Além deste procedimento, para tratar as gengivas inflamadas é muito importante manter bons hábitos de higiene dental, levando a cabo práticas como as seguintes:

  • Escove os dentes depois de comer com uma escova de cerdas suaves e uma pasta de dentes que tenha flúor na sua fórmula.
  • Utilize fio dental uma vez por dia.
  • Use enxaguantes bucais que ajudem a reduzir o inchaço das gengivas.

É importante mudar de pasta de dentes e colutório dental se observar sensibilidade a estes produtos. Além disso, também é essencial beber água em abundância durante o dia para favorecer a eliminação da placa bacteriana e proteger a saúde das gengivas.

Também recomendamos que consulte o nosso artigo sobre como cuidar das gengivas para as manter sempre saudáveis e em bom estado.

Como tratar as gengivas inflamadas - Correta higiene bucal

Bochechos com água e sal

Além do tratamento para as gengivas inflamadas médico, existem alguns remédios caseiros que são muito eficazes para diminuir o inchaço, combater as dores e prevenir a formação de placa bacteriana e a acumulação de tártaro.

Entre os que oferecem melhores resultados, encontram-se os bochechos com água e sal. O sal é um grande antisséptico e antibacteriano natural, pelo que é ideal para impedir a proliferação de bactérias na cavidade bucal e para favorecer a circulação do sangue, ajudando assim a reduzir a inflamação.

Tratamento

Só tem de adicionar a um copo de água morna 1 colher de sopa de sal e mexer. Realize bochechos com esta preparação (mantendo-a durante alguns segundos na boca) duas vezes por dia até notar melhorias.

Bochechos com água e limão

Outro dos remédios caseiros para gengivas inflamadas mais destacados é o limão, pois entre os seus principais benefícios, encontra-se que é uma fruta muito anti-inflamatória e antisséptica, duas excelentes propriedades para melhorar esta condição. Desta forma, permite combater os incômodos e o inchaço ao mesmo tempo.

Tratamento

Esprema 1 limão para extrair todo o seu suco e depois misture-o com um copo de água morna, mexendo bem. Faça vários bochechos com esta mistura ao longo do dia.

Como tratar as gengivas inflamadas - Bochechos com água e limão

Aloe vera

O aloe vera também é utilizado para enxaguar a boca e melhorar o estado das gengivas inflamadas. Esta planta tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas, pelo que além de combater o inchaço, é excelente para eliminar todos os germes existentes na boca.

Tratamento

Deverá adquirir um gel de aloe vera o mais puro possível em alguma farmácia ou loja de produtos naturais e dilui-lo em um pouco de água. Depois realize bochechos com a mistura durante uns segundos várias vezes por dia. Outro tratamento mais direto é o de esfregar um pouco de gel de aloe vera diretamente nas gengivas inflamadas.

Esta planta também pode ser muito útil no caso de aftas na boca, se quer saber como utilizá-la, não perca o artigo Como curar aftar na boca com aloe vera.

Bochechos com água e bicarbonato de sódio

O uso do bicarbonato de sódio na boca é muito popular devido ao efeito clareador que tem sobre os dentes, mas também é um excelente produto para favorecer a recuperação das gengivas inflamadas. Isto porque contribui para a eliminação da placa bacteriana e para que os incômodos diminuam consideravelmente.

Tratamento

Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água morna, mexa e utilize a mistura para fazer bochechos quando precisar.

Como tratar as gengivas inflamadas - Bochechos com água e bicarbonato de sódio

Pimenta caiena

Outro dos ingredientes que se inclui dentro do tratamento natural das gengivas inflamadas é a pimenta caiena. Esta especiaria tão apreciada no âmbito culinário permite estimular a circulação do sangue nas gengivas, conseguindo assim expulsar todas aquelas bactérias que não foram eliminadas durante a escovação dos dentes.

Tratamento

Pode aplicar um pouco de pimenta caiena diretamente sobre as suas gengivas fazendo massagens circulares e suaves ou verter um pouco do extrato da pimenta caiena na escova de dentes e escovar os dentes com suavidade.

Óleo essencial de cravo da índia

Para tratar as gengivas inflamadas com remédios caseiros também pode recorrer ao óleo essencial de cravo da índia. Este óleo, por um lado, combate a placa bacteriana e a proliferação das bactérias graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas e, por outro, contém eugenol, um componente que acalma as dores das gengivas e dentes. Por isso, também é um dos melhores remédios naturais existentes para aliviar as dores de dentes.

Tratamento

Verta umas gotas do óleo de cravo da índia na sua escova de dentes de cerdas suaves e escove tanto os dentes como as gengivas com muita suavidade. Também pode adicionar 7 gotas de óleo de cravo da índia a uma mistura de água com sal e realizar bochechos com a preparação.

Como tratar as gengivas inflamadas - Óleo essencial de cravo da índia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as gengivas inflamadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Luís Domingos
É muito importante que todos saibamos tratar da nossa higiene especialmente a da nossa boca!!
Gostei muito da informação.
Editor umComo.com.br
Oi Luís! Que bom saber que a informação foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Leila Oliveira
Olá meu nome é Leila,estou com uma bola inchada na gengiva ,ñ doi, doi se apertar,talvez seja por causa de um dente q fiz canal ,oq devo fazer???obrigada
Raiane
Nossa e muito ruim as gengivas inflamadas , temos quer uma boa higienização para isso não acontecer como se trata as gengivas inflamadas
filipe
Fui no dentista e ele fez limpeza da retirada do tartaro
Patricia
Estou fazendo tratamento de um canal, e a gengiva está inflamada, já tomei amoxicilina e melhorou, mas a dentista não tinha terminado o canal e inflamou de novo...o que posso fazer? Tomar mais antibiótico? Estou fazendo bochechos com água morna e sal.
Ernesto
Tomando o remédio indometacina e bochechar com limão e sal
angela maria nascimento
bom dia, extrair todos dentes para evitar minha gengiva inflamada, agora após uns 6 meses ela inflamou sem ter dente algum. pode me orientar a causa ou que devo fazer. pois se não tenho dente acredito que pode ser coisa seria. ou ficou raiz.? ou coisa seria.? ou uma plaqueta que tem acima da gengiva no osso do rosto a uns 15 anos atraz.? pode me sugerir o que pode ser e o que devo fazer.? agradeço. pois queria uma coisa seria. pois infelismente tem muitos dentista que nada sabem. so sabe dar remedio. e a educação no Pais. gerav isto. profissionais saom poucos o resto usa nome do conselho. que nada faz . e sim deveria punição mais seria em incompetente para evitar de punir inocente. mais infelizmente enquanto existir a ética esta coisa . ai fica ruim. mais um dia os filhos e netos dele cai na mão de um pior
Cesar
A agua misturado com sal deve ser fia ou morna?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cesar, a água deve ser morna. Obrigada por comentar :)
maria amelia costa
a agua misturada com sal deve ser morna
Cesar
Fui ao dentista o meu dente tava abanar, e e tinha buraco. Chunbaram e fixaram o dente duas semanas depois ai onde fixaram o dente incheo, e causa dores quando esprimo sai sangue e pus oqui fasso mi ajudem
Daniele
Minhas gengiva está muito inflamada o que posso fazer ?

Como tratar as gengivas inflamadas
1 de 5
Como tratar as gengivas inflamadas

Voltar ao topo da página