Partilhar
Partilhar em:

Como desinflamar as gengivas

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (169 votos)
7 comentários
34 vezes partilhado
 
Como desinflamar as gengivas

Uma das doenças mais comuns é a inflamação das gengivas, tecnicamente conhecida como gengivite. Trata-se de uma doença periodontal que aparece quando a placa que temos nos dentes se mistura com bactérias procedentes da saliva ou de resíduos que colocamos na boca e que fazem com que as gengivas se infectem e se inflamem.

Existem alguns remédios caseiros e conselhos que ajudarão você a diminuir o inchaço e na umComo queremos que os conheça, por isso, neste artigo contamos a você como desinflamar as gengivas de forma simples e eficaz.

Também lhe pode interessar: Como regenerar as gengivas
Passos a seguir:
1

Um dos métodos mais eficientes para desinflamar as gengivas é com óleo de árvore de chá. Este ingrediente natural tem uma propriedade antibiótica que funciona perfeitamente para tratar o inchaço das gengivas, por isso, deverá adicionar um pouco de óleo de chá em um copo com água, misturar e fazer bochechos antes de cada escovação.

Fonte: lohasstore.com.br
2

O sal também funciona perfeitamente para conseguir desinflamar as gengivas já que ajuda a desinfetar a zona e, portanto, a eliminar a inflamação. Para isso deverá misturar em um copo de água um pouco de sal e mexer bem para tentar diluir o máximo possível; quando estiver pronto, faça bochechos com esta solução segurando a água na boca durante pelo menos 30 segundos.

Fonte: terapiasalternativascuritiba.wordpress.com
3

O suco de limão também é um bom remédio natural para tratar as gengivas inflamadas. Para isso você só precisa pegar um limão e tirar o suco de forma natural, depois, diluir em um copo com água morna e fazer bochechos cada vez que for escovar os dentes durante o dia. Em pouco tempo verá como suas gengivas melhoram.

4

O mel também serve para desinflamar as gengivas já que tem propriedades antibacterianas e antissépticas e, portanto, consegue eliminar a infecção da zona e diminuir a inflamação. A melhor forma de fazer este remédio caseiro consiste em aplicar um pouco de mel sobre as gengivas, após cada escovação, fazendo uma massagem suave.

5

Além de usar estes remédios naturais, é aconselhável que coloque em prática uma série de conselhos que ajudarão a desinflamar as suas gengivas e a melhorar a sua saúde bucal.

  • Adicione vitamina C em sua dieta. Para desfrutar de uma saúde bucal ótima é importante que tome alimentos com vitamina C, pois é antioxidante e ajuda a reparar os tecidos.
  • Cuide de sua higiene bucal. É importante que escove os seus dentes após cada refeição e que acompanhe suas limpezas de um fio dental e/ou bochechos; desta forma, eliminará todas as bactérias que possam se acumular em sua boca.
  • Não fume. Para que suas gengivas estejam saudáveis é fundamental parar de fumar já que o cigarro aumenta o risco de sofrer de doenças na boca por causa da toxicidade da fumaça inalada em cada trago.
  • Menos estresse. O excesso de nervosismo faz com que a placa dos dentes se acumule em maior medida e, portanto, facilita uma inflamação nas gengivas. Para diminuir o estresse é recomendável praticar técnicas de relaxamento, exercícios como ioga ou meditação funcionam perfeitamente.

Em umComo damos a você mais conselhos para que saiba como cuidar das gengivas e conseguir um sorriso perfeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como desinflamar as gengivas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (7)

Escrever comentário sobre Como desinflamar as gengivas

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
marilene suely de oliveira
árvore de chá que planta é esta onde compra-la.Quero acrescentar uma outra planta que é excelente para gengivas inflamadas uso muito.é a alfavaca acho que é parente do manjericão.Resolve muito
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marilene! Árvore do chá é o mesmo que melaleuca.
Paulo
Obrigado, andava a 4 ou 5 dias mal. Gengivas inchadas... Parecia que os dentes iam saltar. Muito mau. Misturei o limão com o sal em água morna, não sei se foi por acaso ou não mas para já passou... Nem os medicamentos fizeram tanto efeito. Obrigado
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Paulo! Que bom que as dicas foram úteis! Valeu pelo comentário.
A sua avaliação:
Delisete Garcia
Quando estou com a gengivas inflamada eu uso canela em pau ou pó também ajuda
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Delisete! Obrigada por partilhar conosco a sua experiência!
A sua avaliação:
Antonio
Estou com a gengiva com pus oque fazer
Caroline trajnano
Bom dia! Apareceu muitas afta no céu da minha boca Oq eu posso fazer? E minhas gengiva esta sangrando muito e está com um cheiro estranho! Oq eu posso fazer estou preocupada.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Caroline! Se para além de aftas, as suas gengivas estão sangrando, recomendo que vá ao dentista o quanto antes para saber do que se trata. Enquanto isso, pode ver estas dicas que temos para curar as aftas naturalmente: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-as-aftas-na-boca-4349.html
ana carolina
meu ultimo dente parece q esta abrindo um buraco na gengiva o q significa isso
Solange Oliveira
De vez em quando eu faço bochechos com pedra hume.O resultado é bom. O que vocês acham?

Como desinflamar as gengivas
Fonte: lohasstore.com.br
Fonte: terapiasalternativascuritiba.wordpress.com
1 de 6
Como desinflamar as gengivas