Como curar as aftas na boca

As aftas na boca são uma incômoda condição que gera muitas dores a quem sofre delas. Apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua, produto de uma lesão por toque, uma mordidela, uma infeção, mudanças hormonais, uma diminuição nas defesas ou inclusive por deficiências nutricionais. Tratam-se de lesões muito dolorosas, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como curar as aftas na boca e melhorar o quanto antes.

Foto: fentpoble.blogspot.com.es

Também lhe pode interessar: Como curar as aftas na boca com aloe vera
Whatsapp 25 Twitter 17 Google +
Instruções
  1. O sal é um dos antissépticos mais baratos e eficientes que existem, pelo que é um excelente aliado para curar aftas na boca de forma natural. Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta. Depois cuspa a água.

    Repita este processo três vezes ao dia e verá como pouco a pouco a afta na sua boca começa a cicatrizar.

  2. Entre os remédios caseiros para curar as aftas na boca também temos o bicarbonato de sódio, que da mesma forma que o sal funciona como um bom antisséptico. Pode misturá-lo com meio copo de água e enxaguar, ou preparar uma mistura para aplicar diretamente sobre as aftas. Junte um pouco de água e um pouco de bicarbonato na mesma quantidade, misture até se formar uma pasta e aplique-a diretamente sobre a sua afta. Pode repetir três vezes ao dia.

  3. A água oxigenada é também um excelente remédio para curar as aftas na boca. Pode pegar num cotonete daqueles que se usam para limpar as orelhas, mergulhá-lo na água oxigenada e aplicá-lo diretamente sobre a afta. Pode fazer este processo três vezes ao dia, esta mistura ajudará a acalmar as dores e a prevenir a infeção.

  4. O desinfetante bucal também costuma acalmar as dores originadas pelas aftas na boca, originando um alívio imediato e controlando a formação de bactérias.

  5. Estes remédios caseiros ajudarão a curar as aftas na boca pouco a pouco, mas se quiser lidar também com a dor que estas produzem pode colocar um pouco de gelo na zona afetada. O gelo ajudará a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando um pouco a afta. Faça-o tantas vezes ao dia como as que necessitar.

    Outro tipo de analgésicos como o ibuprofeno podem também ser úteis para acalmar a dor, tome-os por via oral seguindo sempre as prescrições do medicamento.

  6. Alimentos como o iogurte, devido ao ácido do leite e as bactérias que contém, podem ajudá-lo a mudar a composição do PH da sua boca controlando assim a formação de bactérias. Comer um iogurte por dia é um bom remédio caseiro especialmente se sofrer de aftas com frequência.

    Também pode aplicar diretamente na sua afta, com um cotonete, leite de magnésio ou qualquer antiácido, que lhe ajudará igualmente a neutralizar a formação de bactérias.

  7. Se tem aparelhos nos dentes é comum que pelo toque e as constantes visitas ao dentista se formem feridas ou aftas na sua boca.

    Mas se estas aparecerem com frequência e sem motivo aparente, ou seja, sem ter havido um toque, uma mordidela ou uma lesão de qualquer tipo, é importante consultar o seu médico para descobrir a razão pela qual estas lesões aparecem muitas vezes, uma vez que se pode tratar de um sintoma de outro tipo de condições como um vírus ou um transtorno intestinal.

  8. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar as aftas na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.

Este artigo tem um comentário que o pode ajudar
Ana Maria Fernandes disse:
Bom ,vou por um dessas dicas na minha vida pois vivo mais com afta do que sem .já fui em médico e dentista e não resolveu nada
Sara Viega respondeu:
Oi Ana, espero que com estas dicas você consiga se livrar do problema das aftas. Obrigada pelo comentário e continue seguindo o nosso site :)
Ver o resto dos comentários

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como curar as aftas na boca:


242 comentários


02-05-2016 Aldineide disse:
Essas dica são muito fácil. irei fazer as afta q aparece em minha boca já faz parte da minha vida eu fico até assustada quando ñ aparecer eu tenho traumas de tanto q aparece
30-04-2016 Tacyta Mendes disse:
Muito bom essas dicas.!! Me ajudou muito..!!!
29-04-2016 Victor disse:
Alguma dica de como aliviar um afita q qd estva se curando eu mordi em cima dela novamente, nao me pergunte como pq eu mesmo nao sei
22-04-2016 Luciano disse:
Boa tarde tenho aftas direto nasce na língua no céu da boca todo mês o que eu faço
20-04-2016 Felipe santos disse:
É realmente bom! Dicas maravilhosas obg !!
22-04-2016 Sara Viega disse:
Oi Felipe! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
19-04-2016 maria disse:
o caldo do limao galego e muito bom para as afitas
19-04-2016 Sara Viega disse:
Oi Maria! Obrigada pela partilha!
16-04-2016 Caio Eduardo Ferreira Jeremias disse:
Meu médico disse que nunca devemos usar sal e nem bicarbonato nas aftas, pois o sal prejudica ainda mais a ferida porque causa queimaduras nela. E eu ainda indaguei ele o porque do alívio da dor logo após que se aplica sal ou bicarbonato na afta e ele disse: "Esse suposto alívio após aplicar o sal, se dá pelo motivo de que a dor causada pelo sal foi tão grande que na hora que a dor causada pelo sal passa, da se a impressão que a dor anterior não era nada. Então evitem essas receitas caseiras. Um remedinho bom que meu médico me passou é o Bismujet, ele sara a ferida rápido e não causa dor.
14-04-2016 Elisangela disse:
Bater a casca da jabuticaba com um poco de água e fazer cargarejo é muito bom
15-04-2016 Sara Viega disse:
Oi Elisangela! Obrigada por partilhar essa dica valeu!
13-04-2016 Sandra disse:
Tenho aftas todo mês no período menstrual
07-04-2016 Lucicleia santos da Silva disse:
Meu filho sempre teve aftas ,gostaria de saber elas acaba com o tempo que ele vai crescendo
12-04-2016 Sara Viega disse:
Oi Lucicleia! Para responder a essa questão, seria bom que você conhecesse quais são as causas das aftas aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html
28-03-2016 mauricio disse:
ate que em fim uma solução para elas vou agora mesmo começar a usar valeu
29-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Mauricio! Que bom saber que as soluções foram do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
27-03-2016 Talita Soares disse:
Sempre sofri com aftas e ao fazer endoscopia descobri refluxos e após um tratamento de 3 meses sou outra pessoa! Hoje estou com 2 que estão me matando e já apelei para tudo, quero que vá embora o quanto antes!
26-03-2016 Ericson disse:
Coloquei bicarbonato e está ajudando obrigado
29-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Ericson! Que bom saber que está dando resultado. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
23-03-2016 dani rodrigues disse:
pasta de dente também ajuda a curar a aftas
21-03-2016 André Pinto disse:
Olá pessoal, obrigado pelas dicas que colocarei em prática ainda hoje. Estou com áftas no momento e volta e meia surgem novas.
22-03-2016 Sara Viega disse:
Oi André! Espero que as dicas deem certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
21-03-2016 Claudhiana Ferreira disse:
Sofro muito com aftas, saem direto na minha boca, vou seguir as dicas... Um amigo me falou que alho é bom, é verdade??
20-03-2016 Dayane disse:
Eu to com muita dor na boca aftas
21-03-2016 Claudhiana Ferreira disse:
Use sempre enxaguante bucal, ajuda na dor e evita de que as aftas apareçam o tempo todo..
22-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Claudhiana! Muito obrigada por partilhar essa dica :)
20-03-2016 Dayane disse:
Eu jative três vezes aftas na boca
19-03-2016 daniel disse:
estou com uma afta chata, que estava doendo muito, usei a dica da água com sal, parece que adormeceu fusiona msm. obrigado
22-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Daniel! Que bom saber que a dica deu certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
15-03-2016 Aline Braga disse:
Eu sofro constantimente cm esse problem de Ftas. E não aguento mas. Mim da uma dica.
14-03-2016 João disse:
so agradece!
15-03-2016 Sara Viega disse:
Oi João! Muito obrigada pelo seu comentário!
14-03-2016 Cris disse:
Dependendo da minha alimentaçao as aftas vao surgindo, nesses ultimos dias andei comendo cuxá, tomatee tomando cafe preto, resultado:inga boca encheu de aftas, acordei agora e a dor estava insuportável. Fiz uma busca rápida na interbet e encontrei suas receitas,acabei de usar bicarbonato (so wue ao invés de água morna adicionei o bicarbonato na ágya gelada, no mais fiz tudo igual voce falou, meniba do céu... nao é que as aftas acalmaram mesmo, aliás, parecem quase saradas.. . Quando amanhecer o dia farei novamente. Ageadeço as dicas, que Deus continue lhe iluminando,vou comoartilhar essas dicas com outras oessoas oiis me ajudou muuto.
15-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Cris! Que bom saber que as soluções deram certo com você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
11-03-2016 Desi disse:
Obg me ajudou muito eu estava com afta fazia semana!!!
15-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Desi! Que bom saber que as dicas ajudaram. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
11-03-2016 Giovanna disse:
Vlw, me ajudou muito
11-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Giovanna! Que bom saber que foi de ajuda. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
06-03-2016 Aninha disse:
Eu costumo usar o remédio bismu jet na afta ele é maravilhoso da noite para o dia melhora Mas ele acabou vou tentar usar estes caseiros ate ter tempo para ir na farmácia comprar Obrigado
08-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Aninha! Espero que tenha dado certo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
04-03-2016 catherine disse:
Acho estou com rstomstiti purfavo me ajude purfobo
03-03-2016 Ju disse:
muuuuito obrigada!! me salvarammm!
04-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Ju! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
03-03-2016 Silvana disse:
Foi útil sim! Muito
04-03-2016 Sara Viega disse:
Oi Silvana! Que bom saber que as dicas foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
26-02-2016 Viih Lima disse:
Estou com uma afta enorme,fiz esse teste da agua com sal e esta melhorando
26-02-2016 Sara Viega disse:
Oi Viih! Que bom saber que está dando certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
20-02-2016 Victoria disse:
Oi eu sou a victoria e Eu queria saber se pode passar gelo na afta
23-02-2016 Sara Viega disse:
Oi Victoria! O gelo é um dos métodos naturais de tratar as aftas na boca, pois ajuda a diminuir a inflamação e a acalmar a dor. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
18-02-2016 Pablo disse:
Enxaguantes bucal e bom pra curar feridas na boca..???como listerine ...Colgate essas coisas..obrigado..
12-02-2016 elen renata camillo disse:
eu tambem tenho afitas direto einclusivo to com uma na bochecha enorme a dor e horrivel
09-02-2016 Adriana Costa disse:
Nossa quero muito saber oqe fazer ! Vivo cm afta.. Já não aguento mas.. Já usei tudo.. Mas não para de nasce..DOI muito.. Me deixa irritada de mas..
06-02-2016 Emily Da Silva Lereira disse:
Posso colocar vinagre no lugar do sal?
04-02-2016 dienifer disse:
boa tarde tenho muitas aftas e em seguida me sai aftase grandes qe di muitoo, ate para dormir alguem sabe me dizer oq pode ser isso por me sai muitas e em seguida
05-02-2016 Sara Viega disse:
Oi Dienifer! Conheça as causas das aftas neste artigo:http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html
04-02-2016 Maria Rodrigues disse:
Uso chá de erva cidreira (Lippia alba), para beber e fazer bochechos, desaparece rapidamente.
05-02-2016 Sara Viega disse:
Oi Maria! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
04-02-2016 Daiana cristina disse:
Tenho afitas dereto Oq Faso são muitas de uma só vez
03-02-2016 Rafaela disse:
Minha filha começou atomar amoxilina por causa de uma infecção na garganta e logo depois sugiram muitas aftas na boca dela, ela não consegue comer nada já a três dias não sei mais o que fazer além da febre alta que ela está tendo.
05-02-2016 Sara Viega disse:
Oi Rafaela! Se ela está tendo também febre alta, seria bom consultar o médico o quanto antes, pode ser que ela esteja fazendo reação ao medicamento.
02-02-2016 rosa ribeiro disse:
minha filha ta ,,vou fazer sua receita agora,,espero q de certo ela ta sentindo dores sempre. obg
05-02-2016 Sara Viega disse:
Oi Rosa! Espero que dê certo então, depois me conta se resultou. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
19-01-2016 Paulo Ferreira da Silva disse:
Sofri com aftas durante uns 15 anos. Até que uma médica me receitou tomar Talidomida, tomei durante 20 anos mas elas não apareceram, porém decobrimos agora que a Talidomida está abaixando minhas plaquetas. Meu médico suspendeu, mas aleas começaram a aparecer.Tenho muito medo...
18-01-2016 Larissa disse:
Estou com duas aftas enormes :/ já é segunda vez dói demais rs vou tentar uma dessas dicas valeu ;)
19-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Larissa, espero que tenha dado certo! Obrigada pelo seu comentário :)
13-01-2016 ANA LUIZA disse:
OBRIGADA PELAS DICAS, ANTES DE COLOCAR O APARELHO EU JA SOFRIA COM AS AFTAS, AGORA COM O APARELHO ESTA PIOR. TEM VEZES QUE TENHO SEIS OU SETE AFTAS DE UMA VEZ, É MUITA DOR, RSRS. ESPERO QUE FUNCIONE COMIGO NÃO AGUENTO MAIS. BJOOO
15-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Ana, espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
05-01-2016 Ibrahimo disse:
A herpes labial também saem dentro da boca igual a aftas?
05-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Ibrahimo, nesse artigo poderá ver quais são os sintomas do herpes labial: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-do-herpes-labial-17379.html
03-01-2016 Alceu Candido disse:
Eu sempre tive aftas, porem apos passar por tratamentos de um dentista para dores em dentes sensiveis, percebi que a aftas tambem sumiram quando passei a usar a pasta dental sensodyne original, hoje em dia faço uso diario e adeus aftas.
02-01-2016 Leandro B. da Cruz disse:
Tenho aftas pertinentes, ao menos uma por mês, e realizo um tratamento pessoal eficaz! Durante as minhas escovações dental, no mínimo 3x ao dia, também escovo a área afetada até eliminar toda a mucosa esbranquiçada criada pela lesão da afta, eu faço isso durante três dias, eliminando a mucosa facilita a cicatrização. Não vou mentir, é doloroso o que eu faço, mas é suportável e trás a eficácia na cura da afta em no máximo quatro dias contando com a cicatrização completa.
30-12-2015 Adriana Dias disse:
Nasceu uma entre minha língua e minha gengiva. Irei fazer o procedimento, pq isso incomoda bastante :/
05-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Adriana, espero que dê certo! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
14-12-2015 Caio disse:
Se a afta persistir, procure um médico. Li em alguns sites que a infecção pelo vírus HIV pode ser um grande responsavel pelo surgimento e persistência de aftas. Tive várias durante os utimos tempos em locais de dificil acesso para aplicação de medicamentos ou substancias caseiras. Fui ao médico e fiz alguns exames; No meu caso, o responsavel pelas aftas é o vírus HIV. Não brinque com a saúde e por mais que soluções caseiras sejam "a melhor saída", elas são momentaneas. Afta pode ser sinal de algo pior. Não ignore os sinais que seu corpo te dá.
02-12-2015 Karyne disse:
Nossa estou com um lado todo da língua cheia de afta afs três dias que não como nada deus queria q isso der certo
26-11-2015 Barbara disse:
conseguie curar as afitas com esse saite muito bomm
27-11-2015 Sara Viega disse:
Oi Barbara, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
25-11-2015 Rosangela disse:
Adorei simplesmente.
27-11-2015 Sara Viega disse:
Oi Rosangela, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)