PARTILHAR

Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros

Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros

As aftas na boca são uma condição incômoda que gera muitas dores a quem sofre delas. Apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximas das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua, resultado de uma lesão por toque, uma mordidela, uma infeção, mudanças hormonais, uma diminuição nas defesas ou inclusive por deficiências nutricionais. Tratam-se de lesões muito dolorosas, por isso no umCOMO vamos lhe explicar como curar as aftas na boca rapidamente para você melhorar o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como curar feridas na boca

Causas das aftas na boca

É muito importante saber os motivos pelos quais aparecem as aftas, pois tanto para as curar como para as prevenir temos que mudar alguns hábitos ou tratar algum problema de saúde que as esteja originando. Estes são os motivos pelos quais aparecem aftas na boca, seja nos lábios, nas gengivas ou na parte interna das bochechas:

  • Lesão por toque
  • Mordidelas
  • Infecção na boca
  • Mudanças hormonais
  • Defesas baixas
  • Deficiências nutricionais
  • Estresse e ansiedade
  • Alergias
  • Acidez no estômago

Estas são as principais causas das aftas na boca em adultos, mas algumas delas como as mordidelas, as lesões por toque, as mudanças hormonais e as defesas baixas também são causas comuns das aftas na boca em crianças.

Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros - Causas das aftas na boca

Sal na afta

O sal é um dos antissépticos mais baratos e eficientes que existem, pelo que é um excelente aliado para curar aftas na boca de forma natural e cicatrizar.

  1. Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta.
  2. Depois cuspa a água.
  3. Repita este processo três vezes ao dia e verá como pouco a pouco a afta na sua boca começa a cicatrizar.

Bicarbonato para afta

Entre os remédios caseiros para curar as aftas na boca também encontramos o bicarbonato de sódio, que tal como o sal funciona como um bom antisséptico.

  1. Você pode misturá-lo com meio copo de água e enxaguar, ou preparar uma mistura para aplicar diretamente sobre as aftas;
  2. Junte um pouco de água e um pouco de bicarbonato na mesma quantidade;
  3. Misture até se formar uma pasta e aplique-a diretamente sobre a sua afta.
  4. Repita três vezes ao dia.

Água oxigenada nos tratamentos para afta

A água oxigenada é também um excelente remédio para curar as aftas na boca o mais rápido possível e curar afta na língua rapidamente.

  1. Pode pegar num cotonete daqueles que se usam para limpar as orelhas, mergulhá-lo na água oxigenada e aplicá-lo diretamente sobre a afta.
  2. Repita este processo três vezes ao dia, esta mistura ajudará a acalmar as dores e a prevenir a infeção.

O enxaguante bucal também costuma acalmar as dores originadas pelas aftas nos lábios (na parte de dentro), originando um alívio imediato e controlando a formação de bactérias.

Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros - Água oxigenada nos tratamentos para afta

Aplicar frio (gelo na afta)

Estes remédios caseiros ajudarão a curar as aftas na boca pouco a pouco, mas se quiser lidar também com a dor que estas produzem pode colocar um pouco de gelo na zona afetada. O gelo ajudará a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando um pouco a afta. Faça-o tantas vezes ao dia como as que necessitar.

Outro tipo de analgésicos como o ibuprofeno podem também ser úteis para acalmar a dor, tome-os por via oral seguindo sempre as prescrições do medicamento.

Iogurte

Alimentos como o iogurte, devido ao ácido do leite e as bactérias que contém, podem ajudá-lo a mudar a composição do PH da sua boca controlando assim a formação de bactérias. Comer um iogurte por dia é um bom remédio caseiro especialmente se você sofrer de aftas com frequência.

Também pode aplicar diretamente na sua afta, com um cotonete, leite de magnésio ou qualquer antiácido, que lhe ajudará igualmente a neutralizar a formação de bactérias.

Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros - Iogurte

Óleo essencial de árvore de chá para curar afta rapidamente

Este óleo essencial é um forte antisséptico que serve para eliminar tanto bactérias como fungos e outros micro-organismos nocivos para a nossa saúde. É recomendável que para o usar na parte interna da boca, como é muito forte, você o dilua primeiro em água ou em uma infusão com alguma outra planta medicinal que seja antibacteriana ou anti-inflamatória, como as que poderá ver no ponto seguinte.

  1. Para usar o óleo de árvore de chá você deverá fazer uma solução deste com uns 5-15% deste óleo diluído em água ou infusão.
  2. Por exemplo, é recomendável que em um copo com a infusão ou a água morna adicione umas 10 gotas deste óleo essencial e misture bem.
  3. Use-o como um enxaguante bucal normal, concentrado-se no ponto em que está a afta e cuspindo depois.
  4. Não beba nada até no mínimo 20 minutos depois para que o produto possa atuar melhor.
  5. Você pode usar este remédio 3 vezes por dia durante os dias que precisar para reduzir ou curar a afta na boca.

Plantas medicinais para tratamento de afta

As ervas medicinais são outra opção de remédio caseiro para combater as aftas na boca. Assim, é necessário usar plantas que tenham propriedades antissépticas, antibacterianas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e digestivas como estas:

  • Camomila
  • Calêndula
  • Tomilho
  • Alecrim
  • Sálvia
  • Cúrcuma
  • Salgueiro branco
  1. Prepare uma infusão com uma destas ervas ou com várias que sejam do seu agrado;
  2. Deixe esfriar e guarde na geladeira;
  3. Passada meia hora estará suficientemente fria para o ajudar a aliviar a dor da afta ao mesmo tempo que as plantas medicinais atuam;
  4. Use-a como um enxague bucal normal 3 vezes por dia até que a ferida se cure.
Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros - Plantas medicinais para tratamento de afta

Quando consultar um médico afta nos lábios, na língua ou bochecha

Se você tem aparelho nos dentes é comum que devido à fricção e as constantes visitas ao dentista se formem aftas na sua boca. Se esse é o seu caso, você deve falar com o seu dentista durante as consultas, para que ele lhe indique uma solução não só para tratar as aftas, como também para corrigir o problema na ortodontia que lhe está provocando as aftas, se for possível.

Mas se as aftas aparecerem com frequência e sem motivo aparecente, ou seja, não tiver havido essa fricção, mordida ou lesão de nenhum tipo, é importante consultar o seu médico para descobrir o motivo pelo qual estas lesões ocorrem, uma vez que poderia se tratar de um sintoma de outro tipo de condições como um vírus ou um transtorno intestinal.

Além disso, você deverá ir ao médico sempre que vir que com os tratamentos as aftas piorem ou se lhe aparecerem mais em outras zonas da boca. Estes tratamentos para aftas são alternativas, mas sua eficácia nunca é 100% garantida.

Dicas para curar afta o mais rápido possível

Não só é importante aplicar alguns dos tratamentos anteriormente referidos e consultar o médico se for necessário, como também deve ter em conta estes conselhos para curar as aftas na boca mais facilmente:

  • É muito importante cuidar da sua dieta para melhorar o quanto antes e não aumentar a lesão. No nosso artigo o que comer se tenho aftas poderá encontrar as melhores alternativas para a sua alimentação enquanto tem esta lesão.
  • Embora seja fácil a nossa língua passar várias vezes pela zona afetada pela afta, tente evitar passá-la constantemente na afta, pois se o fizer a afta irá inflamar mais e custará mais a curar.
  • Embora se trate e lesões muito incômodas, é possível prevenir a sua formação. No nosso artigo como evitar as aftas na boca explicamos-lhe a forma adequada de o conseguir.
  • Pomada para afta na boca: você pode tomar suplementos especiais para o ajudar a combater as aftas, poderá encontrá-los em farmácias e em lojas especializadas. Apesar de não ser um remédio caseiro, as pomadas para afta na boca mais conhecidas são Acetonido de triancinolona e Amlexanox, que ajudam na cicatrização da ferida. Para aliviar a dor, aposte em pomadas bucais anestésicas indicadas por um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
328 comentários
A sua avaliação:
Julio Cesar da Silva Nunes
Bom dia. O que me curou de um dia para o outro, foi a água oxigenada...Pinguei pura em cima da afta e no outro dia estava quase bom. Usei Omcilon-A e diversos outros tipos de remédios mas a única coisa q me curou foi a água oxigenada. Fica a dica; Abraços
Alexandre Francisco
como curar a afita
keka
Boa noite Nasceu uma affta Dai eu não consegui deixa de mordela Sem querer sempre mordendo Criou ma molha dura o que faço?
Marcos
A muito tempo enfrento isso, mas a maioria das vezes é porque escovo os dentes com força, e a escova escorrega e machuca, mas uso um medicamento ótimo e que resolve de 2 a 3 dias, o nome é (Omcilon-a Orobase), serve para aliviar os sintomas de aftas e outras lesões provocadas na boca por cortes, feridas ou cirurgia, por exemplo. Tem uma textura de pomada arenosa que gruda no local, passo só quando vou dormir, pois de dia se ficar falando vai acaba dissolvendo a pomada.
Celina Brodt
Quando como cachorro quente, X Burguer, comidas com muito temperos mais fortes, linguiça, presunto, pimenta e qualquer outro alimento mais forte me sai aftas bucal. No momento estou com duas aftas a mais de uma semana e inflamadas e tenho colocado cha frio de malva o que acalma mas elas estao ali e logo começam a doer. tenho uma dentadura inferior e ali em baixo da dentadura estao as aftas. Socorro, por favor!!! Agradecida!
A sua avaliação:
João David Sousa Feitas
Ralativamente a aftas, conheço um remédio eficaz que há 50 anos me foi indicado por um farmacêutico de Fafe e que desde essa altura sempre o uso caso necessário. O produto é uma simples pedra de solfato que pode ser adquirida numa drogaria. É uma pedrinha azul e basta colocar um dos seus bicos em cima da afta durante cerca de um minuto que ela fica da cor da pedra e é o bastante. O inconveniente que tem é que após esta operação há algumas dores, mas nada que não se aguente, passam ao fim de uns minutos. Quero salientar que sei bem o que são o martírio das aftas que quando estive no antigo Ultramar em 17971 tive de pedir uma dessa pedras à minha mãe, mas é REMÉDIO SANTO.
A sua avaliação:
odirlei
Tudo isso to fazendo, mas so melhora por um certo tempo, sera que existe cura? Toda semana tenho isso. O que seria? Obrigado
A sua avaliação:
polyana
oi eu só a polyana minha afta é na boca em alguns saites que falam para coloca aguá morna e sal e outros saites falam que não pode por que e ácido pode ou não pode
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Polyana! Muitas pessoas têm referido que o sal tem ajudado a aliviar as aftas na boca. O que deve fazer é misturar em meia colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxaguar a boca com o líquido. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
hellen
nao gosto quando de uma hora pra outra elas aparecem,trazem uma dor insuportável
mas saber porque temos aftas se elas so causam dor? qual sua importância
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Hellen! As aftas são realmente bastante incômodas, você pode encontrar as causas delas neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html
A sua avaliação:
Gabriel
Moça, muito obrigada! você curou minha boca de fossa.Arigatōgozaimasu!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gabriel! Que bom saber que as dicas ajudaram você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Antonio Inácio de Matos
Gostaria de saber se o mel de abelha serve para curar aftas ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! O mel pode ajudar sim a curar as aftas, pois tem poder cicatrizante e pode ajudar a afta a cicatrizar e desaparecer mais depressa. Pode aplicá-lo com um cotonete para ser mais fácil. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
joao nunes
Tenho afta quase tosa semana. quando mordo os lábios com certeza nasce uma afta gostaria de saber se existe um medicamento pra acabar de vez sofro muito na língua na etc desde já obrigado,
A sua avaliação:
Nuno Ferreira
Ontem à noite depois do jantar preparei um copo de água morna com uma colher de chá de Sal Marinho e bochechei. Antes de deitar fiz o mesmo. Não sei se foi coincidência, mas o que é certo é que hoje de manhã acordei quase sem dores na região onde tenho a afta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nuno! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
CIDINHA MADRID
tENHO AFTAS COM FREQUENCIA. PODE SER DE ORIGEM PSICOLOGICA? POIS PERDI MINHA MÃEZINHA E APARECEU COM MAIS FREQUENCIA DEPOIS DESSA PERDA.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cidinha! O estresse é uma das causas que está associada ao aparecimento de aftas, por isso pode ser por isso sim. Confira quais são as causas mais comuns das aftas neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-as-causas-das-aftas-15764.html Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
joao nunes
sempre tenho afitas mesmo quando não mordo os lábios. tem medicamentos oral
A sua avaliação:
Wanderson Lima
Parabéns, ótimo site, bem explicativo. Valeu pelas dicas !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wanderson! Muito obrigada por essas palavras, continue acompanhando a nossa págian :)
A sua avaliação:
Eduardo
Tenho aftas com frequencia e aprendi a detectá-las bem no início e assim consigo evitar que evoluam para uma lesão grande e dolorosa. Aplico sobre a lesão inicial uma camada de Omcilom orabase ou genérico antes de dormir por duas ou tres noites. No meu caso a lesão sempre regride. Existem lesões de difícil acesso e nessas não da pra aplicar o remédio. O jeito é conviver com elas e esperar a cura normalmente.
A sua avaliação:
bianca carvalho
e muito bom este site. obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bianca! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
rosane
Eu já conhecia e já havia usado a mistura de bicarbonato...e funciona mesmo!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosane! Que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Victória Teodoro
Amei a dica obrigada !!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Victória! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário :)
Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros
1 de 5
Como curar as aftas na boca - Remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑