Partilhar

Remédios caseiros para curar a fascite plantar

Fonte: claricevasconcelos.com

A planta do pé conta com uma camada grossa que vai do calcanhar até ao início dos dedos, denominada fascite plantar e cuja função é proteger o pé amortecendo os impactos produzidos pela atividade de caminhar. Sobretudo quando realizamos esportes que requerem esforço nas extremidades inferiores, como, por exemplo, correr, de maneira excessiva, a fascite plantar pode sofrer uma inflamação ou esticamento dando lugar à fascite plantar. Em geral, trata-se com fármacos anti-inflamatórios que podemos complementar com alguns remédios e acelerar o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra os remédios caseiros para curar a fascite plantar.

Também lhe pode interessar: Exercícios para a fascite plantar
Passos a seguir:
1

A fascite plantar não é uma condição fácil de identificar, é possível demorar inclusive meses para notar os primeiros sintomas. Por isso, quando aparecerem, o mais recomendável é procurar seu médico para fazer uma radiografia dos pés e determinar se existe algum outro dano, como um esporão calcâneo. Ele provavelmente iniciará um tratamento farmacológico e encaminhará você a um fisioterapeuta. Na medida do possível, tente identificar a causa para facilitar o tratamento.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 1
Fonte: calceperfeito.net.br
2

O melhor remédio caseiro para curar a fascite plantar e aliviar a dor que produz é a aplicação de gelo na zona afetada. Se você não dispuser de bolsas de gelo nem compressas frias, envolva gelo picado em um pano limpo e coloque sobre a planta do pé durante 15 minutos, desta forma a inflamação diminuirá e, com ela, a dor. Realize esta operação quatro vezes ao dia.

Fonte: portubuenasalud.com
3

A dor produzida pela fascite plantar é mais intensa no início da manhã, de maneira que é recomendável realizar alongamentos com uma faixa e massagens antes de levantar. Aqui você tem um artigo no qual contamos como utilizar a faixa para aliviar a dor da fascite plantar. Você deverá fazer as massagens com pequenos movimentos circulares com o polegar. Comece pelo calcanhar e avance até ao início dos dedos do pé. As massagens não devem durar mais de dez segundos, você pode realizá-las também após ficar muito tempo sentado ou deitado.

Fonte: xhorni.com
4

Outro remédio caseiro muito eficaz para curar a fascite plantar é a realização de massagens com figuras cilíndricas, como garrafas ou latas muito frias. Este tipo de alongamento permitirá massagear e fortalecer todo o arco do pé, aliviando assim a dor produzida pela inflamação da fáscia plantar. É muito simples, sente-se em uma cadeira, sofá, etc., coloque o objeto cilíndrico frio no chão, coloque seu pé danificado sobre ele e passe várias vezes aplicando uma ligeira pressão. Você pode repetir este processo três vezes ao dia.

Fonte: maratonjerez.net
5

As bandagens funcionais são um remédio fundamental para curar a fascite plantar. Para isso, você vai precisar de fita adesiva do tipo esparadrapo. Corte uma tira e coloque-a embaixo da parte dianteira da planta rodeando todo o pé. Depois, pegue outra tira, coloque-a em uma das extremidades e leve-a para o calcanhar em diagonal, rodeie-o e leve a fita ao ponto de partida, observe a imagem. Faça o mesmo na outra extremidade de maneira que fique uma cruz na planta do pé. Por último, fixe a bandagem com outra tira sobre os extremos das fitas anteriores, como a primeira que você colocou.

Fonte: static.framar.bg
6

É muito importante não molhar a bandagem já que perderia sua função e não repararia a fascite. Durante a noite, substitua-a por uma tala, assim a fáscia plantar estará esticada durante todas essas horas nas quais você não vai realizar nenhuma atividade e poderá ser curada rapidamente.

Fonte: bodycareonline.com
7

Utilizar um calçado adequado é imprescindível para curar a fascite plantar corretamente. O ideal é que ele segure todo o pé, amorteça os impactos produzidos pelo ato de caminhar e com o calcanhar ligeiramente levantado, desta forma a sobrecarga e tensão exercidas sobre a fáscia diminuem. Se for necessário, use modelos adequados para esta condição.

Fonte: labolsadelcorredor.com
8

Recuperar-se de uma fascite plantar não é um processo rápido, leva seu tempo para curar completamente e, por isso, você deve ser paciente e constante na hora de aplicar os remédios caseiros e tomar os medicamentos anti-inflamatórios. Visitar um fisioterapeuta é sempre aconselhável para uma melhor cura.

Fonte: beverlyhillskuwait.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para curar a fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para curar a fascite plantar

48 comentários
Homero Rodrigues Vinhas
Gostaria de receber orientações sobre tudo em geral. Obrigado.
sandra zerba pardini
sou costureira, alem da facite me diagnosticou com tendinite no pé como é essa bandagem compro em farmácia? estou esperando pelo sus me chamar pro ortopedista, o diagnostico veio no pronto socorro duas dipironas de 6 em 6 horas e anti-inflamatório, fiquei dopada, diminui a dipirona mas doí tenho alongado varias vezes por dia e mudei o jeito do pé na maquina de costura, vou tentar suas dicas e o gelo. obrigada. sem dinheiro pra ir num especialista suas orientações me ajudaram a entender o que tenho. obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Que bom que as dicas te ajudaram. Rápidas melhoras e continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
A sua avaliação:
Marcos
Tenho fascite plantar a um ano, estou tratando a 8 meses...
Faço fisioterapia, comprei palmilhas adequadas, uso gelo 2x ao dia, ja tomei todos anti iflamatorios e usei pomadas, tambem ja fiz infiltraçao.
Nada resolveu!
Abraço pessoal
Yara Pompeu Justino
Gotei muito dos exercícios para fascite plantar. Dicas ótimas. Obrigada.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Yara! Que bom que gostou do artigo. Continue acompanhando nossas dicas :)
Izildinha Schulz
Exelente materia muito boa mesmo adorei! Parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Izildinha! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossas sugestões!
A sua avaliação:
Priscilla Tukoff
Excelente artigo! Sou professora de ginástica e tive que largar minhas aulas de tanta dor. Vou fazer as bandagens, providenciar a tala e as bandagens. Muito obrigada!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscilla! Que bom saber que a informação foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
ANTONIO
Matéria espetacular. Parabéns, ajudou muito.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Celiana Lourenço
Gostei muito dos exercícios e das informações.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Celiana! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
J. Santos
Muito util o artigo. Vamos iniciar os procedimentos conf. orientado. Grato pelas informações.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi J. Santos! Que bom saber que o artigo foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eleonora
Excelente artigo
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Eleonora! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Fonte: claricevasconcelos.com
Fonte: calceperfeito.net.br
Fonte: portubuenasalud.com
Fonte: xhorni.com
Fonte: maratonjerez.net
Fonte: static.framar.bg
Fonte: bodycareonline.com
Fonte: labolsadelcorredor.com
Fonte: beverlyhillskuwait.com
1 de 9

Voltar ao topo da página