PARTILHAR

Remédios caseiros para curar a fascite plantar

Remédios caseiros para curar a fascite plantar
Imagem: claricevasconcelos.com

A planta do pé conta com uma camada grossa que vai do calcanhar até ao início dos dedos, denominada fascite plantar e cuja função é proteger o pé amortecendo os impactos produzidos pela atividade de caminhar. Sobretudo quando realizamos esportes que requerem esforço nas extremidades inferiores, como, por exemplo, correr, de maneira excessiva, a fascite plantar pode sofrer uma inflamação ou esticamento dando lugar à fascite plantar. Em geral, trata-se com fármacos anti-inflamatórios que podemos complementar com alguns remédios e acelerar o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra os remédios caseiros para curar a fascite plantar.

Também lhe pode interessar: Exercícios para a fascite plantar
Passos a seguir:
1

A fascite plantar não é uma condição fácil de identificar, é possível demorar inclusive meses para notar os primeiros sintomas. Por isso, quando aparecerem, o mais recomendável é procurar seu médico para fazer uma radiografia dos pés e determinar se existe algum outro dano, como um esporão calcâneo. Ele provavelmente iniciará um tratamento farmacológico e encaminhará você a um fisioterapeuta. Na medida do possível, tente identificar a causa para facilitar o tratamento.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 1
Imagem: calceperfeito.net.br
2

O melhor remédio caseiro para curar a fascite plantar e aliviar a dor que produz é a aplicação de gelo na zona afetada. Se você não dispuser de bolsas de gelo nem compressas frias, envolva gelo picado em um pano limpo e coloque sobre a planta do pé durante 15 minutos, desta forma a inflamação diminuirá e, com ela, a dor. Realize esta operação quatro vezes ao dia.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 2
Imagem: portubuenasalud.com
3

A dor produzida pela fascite plantar é mais intensa no início da manhã, de maneira que é recomendável realizar alongamentos com uma faixa e massagens antes de levantar. Aqui você tem um artigo no qual contamos como utilizar a faixa para aliviar a dor da fascite plantar. Você deverá fazer as massagens com pequenos movimentos circulares com o polegar. Comece pelo calcanhar e avance até ao início dos dedos do pé. As massagens não devem durar mais de dez segundos, você pode realizá-las também após ficar muito tempo sentado ou deitado.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 3
Imagem: xhorni.com
4

Outro remédio caseiro muito eficaz para curar a fascite plantar é a realização de massagens com figuras cilíndricas, como garrafas ou latas muito frias. Este tipo de alongamento permitirá massagear e fortalecer todo o arco do pé, aliviando assim a dor produzida pela inflamação da fáscia plantar. É muito simples, sente-se em uma cadeira, sofá, etc., coloque o objeto cilíndrico frio no chão, coloque seu pé danificado sobre ele e passe várias vezes aplicando uma ligeira pressão. Você pode repetir este processo três vezes ao dia.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 4
Imagem: maratonjerez.net
5

As bandagens funcionais são um remédio fundamental para curar a fascite plantar. Para isso, você vai precisar de fita adesiva do tipo esparadrapo. Corte uma tira e coloque-a embaixo da parte dianteira da planta rodeando todo o pé. Depois, pegue outra tira, coloque-a em uma das extremidades e leve-a para o calcanhar em diagonal, rodeie-o e leve a fita ao ponto de partida, observe a imagem. Faça o mesmo na outra extremidade de maneira que fique uma cruz na planta do pé. Por último, fixe a bandagem com outra tira sobre os extremos das fitas anteriores, como a primeira que você colocou.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 5
Imagem: static.framar.bg
6

É muito importante não molhar a bandagem já que perderia sua função e não repararia a fascite. Durante a noite, substitua-a por uma tala, assim a fáscia plantar estará esticada durante todas essas horas nas quais você não vai realizar nenhuma atividade e poderá ser curada rapidamente.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 6
Imagem: bodycareonline.com
7

Utilizar um calçado adequado é imprescindível para curar a fascite plantar corretamente. O ideal é que ele segure todo o pé, amorteça os impactos produzidos pelo ato de caminhar e com o calcanhar ligeiramente levantado, desta forma a sobrecarga e tensão exercidas sobre a fáscia diminuem. Se for necessário, use modelos adequados para esta condição.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 7
Imagem: labolsadelcorredor.com
8

Recuperar-se de uma fascite plantar não é um processo rápido, leva seu tempo para curar completamente e, por isso, você deve ser paciente e constante na hora de aplicar os remédios caseiros e tomar os medicamentos anti-inflamatórios. Visitar um fisioterapeuta é sempre aconselhável para uma melhor cura.

Remédios caseiros para curar a fascite plantar - Passo 8
Imagem: beverlyhillskuwait.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para curar a fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
A sua avaliação:
Rafael da Fonseca Chaves
Bom dia! EU tenho fascite plantar há 4 anos, faco tratamento desde agosto de 2018, ja fiz fisioterapia, thork, palmilha, gelo, alongamento, remédio, nenhum dos tratamentos deu resultado, tem dias que não consigo dormir devido a dor. Minha RM nao deu fascite mas a ultrassom sim, não entendi nada. Vc consegue me aconselhar em algo? Obrigado.
A sua avaliação:
Susana sousa
Ola tenho uma perna mais curta e agora descobri que tenho fascite plantar tenho dores insuportável o meu trabalho e de pé. Mas eu não consigo estar de pé tenho muitas dores.mas o ortopedista disse que podia trabalhar. Mas como e possível se tenho muitas dores?
Vou começar agora com fisioterapia mas não sei se vou continuar de baixa
Obrigada pela ajuda
Mas sera que vou poder trabalhar?
A sua avaliação:
cecilia magalhaes
bom dia. depois de alguns meses sentindo esta dar e vendo que progredia, pesquisei na internet e achei este site e vi que provavelmente tenho fascite plantar. ja tenho um diagnostico de Neuroma de Morton e as dicas para amenizar as dores ja estou fazendo. vou procurar um Ortopedista para avaliar este quadro. agradeço muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Cecília, ficamos felizes em ajudar e estimamos melhoras! Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Solange Souza Costa
Tenho fascite plantar e esporão. Dores constantes. Trabalho o dia todo de pé Quando chega a noite tenho muitas dores, gostei muito dessas dicas.
A sua avaliação:
Maria Aparecida De Jesus Cintra
Eu Tenho Neuroma De Mortom Fiz Exame Palmilia E Fisioterapia. SÓ Consigo Andar De Uber Ficar Muito Em
PÉ. Doe .
A sua avaliação:
Carlos Alberto
Vou iniciar os exercícios. Gostaria de saber se o cloreto de magnésio realmente ajuda. Obrigado!
Celso Ricardo lemos Gomes
Estou com fascite plantar já fui no ortopedista passou antifamatorio mais não resolveu nada estou fazendo um exercício para aliviar mais gostaria saber ter algum remedio para acelerar a cura e quanto tempo leva para curar esse problema
maria cecilia gaspareto bezerra
Moro em Maringá no Pr, tenho fascite plantar, mas estou curando indo em uma clinica da coluna. Ele colocou um palmilha especifica para o meu pé , que é feita na propria clinica. Ele fez tambem duas seções de acupuntura, ajudou bastante, estou bem melhor do que a 2 meses atras. Uso a palmilha o dia inteiro no calçado. O medico me disse que remedio nao vai adiantar , depois de alguns meses volta de novo. Voce tem que tratar com os exercicios e com a palmilha, demora, mas sara. O remédio só vai mascarar e te intoxicar. Não vale a pena.
A sua avaliação:
NORA PIRES
Tive chikungunya e ultimamente, tenho essas dores nos pés, é terrível. Minha filha é fisioterapeuta e me disse que eu estava com fascite plantar e que necessitava fazer fisioterapia para amenizar as dores. Mas, nõa estou com tempo e ao me deparar com essas informações, fiquei bastante interessada e vou tentar fazer o exercício do cilindro. Agradeço pelas informações. Abraço fraterno!!!
waldelucia aparecida rodrigues
costumo ficar muito tempo descalca e por isso sinto muita dor nos pes que vao do meio ate o calcanhar
optei por ficar descalca porque com sapatos doi bem mais
Hosana Dinis Mentor
Boa tarde , gostaria de te agradecer por este artigo, eu sofri durante 2 anos com fascite plantar , cheguei tomar uns anti inflamatórios e fazer 2 sessoes de fisioterapia , mas achando seu site, eu vi como fazia os exercícios e o que eu poderia tomar de forma natural pra ajudar a me livrar daquela dor, eu sou alergica a remédios anti inflamatórios e odeio ter que tomar remedios q melhoram uma coisa e pioram outra. Fiz todo os exercícios q vc explica tomei gengibre , não cheguei a experimentar o açafrão, mas milagrosamente fui melhorando, e as dores insuportáveis foram passando , eu simplismente nao acreditei. Obrigado de coração, ontem indiquei seu site para uma amiga minha q esta se queixando do mesmo problema q eu tinha. Depois te conto como foi ! abraços
Homero Rodrigues Vinhas
Gostaria de receber orientações sobre tudo em geral. Obrigado.
sandra zerba pardini
sou costureira, alem da facite me diagnosticou com tendinite no pé como é essa bandagem compro em farmácia? estou esperando pelo sus me chamar pro ortopedista, o diagnostico veio no pronto socorro duas dipironas de 6 em 6 horas e anti-inflamatório, fiquei dopada, diminui a dipirona mas doí tenho alongado varias vezes por dia e mudei o jeito do pé na maquina de costura, vou tentar suas dicas e o gelo. obrigada. sem dinheiro pra ir num especialista suas orientações me ajudaram a entender o que tenho. obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Que bom que as dicas te ajudaram. Rápidas melhoras e continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
A sua avaliação:
Marcos
Tenho fascite plantar a um ano, estou tratando a 8 meses...
Faço fisioterapia, comprei palmilhas adequadas, uso gelo 2x ao dia, ja tomei todos anti iflamatorios e usei pomadas, tambem ja fiz infiltraçao.
Nada resolveu!
Abraço pessoal
Yara Pompeu Justino
Gotei muito dos exercícios para fascite plantar. Dicas ótimas. Obrigada.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Yara! Que bom que gostou do artigo. Continue acompanhando nossas dicas :)
Izildinha Schulz
Exelente materia muito boa mesmo adorei! Parabéns!
Editor umComo.com.br
Oi Izildinha! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossas sugestões!
A sua avaliação:
Priscilla Tukoff
Excelente artigo! Sou professora de ginástica e tive que largar minhas aulas de tanta dor. Vou fazer as bandagens, providenciar a tala e as bandagens. Muito obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscilla! Que bom saber que a informação foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
ANTONIO
Matéria espetacular. Parabéns, ajudou muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Celiana Lourenço
Gostei muito dos exercícios e das informações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Celiana! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
J. Santos
Muito util o artigo. Vamos iniciar os procedimentos conf. orientado. Grato pelas informações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi J. Santos! Que bom saber que o artigo foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Eleonora
Excelente artigo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eleonora! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Remédios caseiros para curar a fascite plantar
Imagem: claricevasconcelos.com
Imagem: calceperfeito.net.br
Imagem: portubuenasalud.com
Imagem: xhorni.com
Imagem: maratonjerez.net
Imagem: static.framar.bg
Imagem: bodycareonline.com
Imagem: labolsadelcorredor.com
Imagem: beverlyhillskuwait.com
1 de 9
Remédios caseiros para curar a fascite plantar

Voltar ao topo da página ↑