Partilhar
Partilhar em:

Como se recuperar da fascite plantar

Como se recuperar da fascite plantar

A fascite plantar é uma doença caracterizada pela dor e pela rigidez na parte inferior do pé. Esta dor costuma ser pior pela manhã ou durante uma atividade vigorosa e afeta 10% da população, sendo mais comum nos atletas, esportistas ou pessoas com trabalhos que precisem de caminhar por períodos prolongados. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como se recuperar da fascite plantar em simples passos.

Também lhe pode interessar: Exercícios para a fascite plantar
Passos a seguir:
1

Determine a causa da fascite plantar. São várias as causas propostas pelos responsáveis de saúde, como por exemplo, a obesidade, o abuso de calçados fracos ou anomalias anatômicas. O aumento de peso, exerce pressão adicional nas articulações e no tecido mole das pernas.

Se você é um atleta que usa calçado muito antigo, a solução pode ser tão simples como comprar calçado adequado para o seu tamanho. Os atletas devem sempre aumentar o seu nível de atividade lentamente para evitar lesões por excesso de exercício, dentro destas lesões temos as fascite plantar. Neste artigo de umComo contamos-lhe quais são as causas da fascite plantar.

2

Reduza a inflamação causada pela fascite plantar. O fator mais importante para combater a fascite plantar é o descanso. Isto pode ser difícil se tem um trabalho onde tem que andar longas distâncias. A aplicação de uma bolsa de gelo nos tecidos inflamados reduz a dor e melhora a circulação. Recomenda-se que aplique uma compressa de gelo durante 10 minutos, duas ou três vezes ao dia.

Neste artigo propomos-lhe mais remédios caseiros para curar a fascite plantar que com certeza serão de grande ajuda.

3

Alongue lentamente a fáscia plantar. A fáscia plantar ajusta-se à medida que cura, e isto faz com que seja mais susceptível a lesões no futuro. Para alongar a fáscia plantar, deve se sentar numa cadeira com o calcanhar do pé lesionado apoiado sobre um pano no chão. A seguir, baixe-se e estique suavemente a parte da frente da toalha ou pano até ao seu peito com ambos os braços. Sentirá um alongamento na parte inferior do seu pé e na parte de trás da sua perna. Mantenha este alongamento por 30 segundos e faça-o pelo menos três vezes ao dia.

4

Fortaleça os músculos do pé com dois exercícios simples. Coloque uns berlindes (bola de gude, bilas) no chão e use o pé lesionado para os apanhar e colocá-los num recipiente. A seguir, coloque uma toalha no chão em frente a si e use o pé lesionado para entalar a toalha e depois tente endireitá-la, em seguida repita o procedimento. Faça este exercício durante cinco minutos por dia.

Se lhe interessa conhecer mais truques, neste artigo de umComo poderá ler outros exercícios para a fascite plantar.

5

Procure ajuda médica se a fascite plantar persistir ou piorar. A fascite plantar, por vezes pode ser causada por alterações anatômicas ou biomecânicas. Um profissional pode decidir se é necessário um tratamento adicional. O tratamento convencional consiste em fisioterapia e ortopedia prescrita por um médico. Em casos mais graves, a cirurgia ou as injeções de corticosteroides podem ser indicadas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como se recuperar da fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não alongue o suficiente para causar dor.
  • Retire imediatamente a bolsa de gelo, se causar dor ou dormência.
Comentários (37)

Escrever comentário sobre Como se recuperar da fascite plantar

37 comentários
SUSAN LEQUE CORDEIRO
ESTOU COM FASCITE PLANTAR JA TOMEI VARIOS REMEDIO MAS NAO FIQUEI CURADA TEM 3 MESE AS DORES NO COMECO ERA INSUPORTAVEL AGORA UMA DOR TOLERADAO MEDICO MANDOU FAZER FISIOTERAPIA E A DE CHOQUE E INFRA VERMELHO ELE NAO PASSOU NEM UM REMEDIO A BASE DE CORTICOIDE
A sua avaliação:
ziza vieira ribeiro
tenho dor nos pés e tem ocasiões que alconse os tornoselos provocando inchaço os tendões dos tornozeos . me ajdem por favor e agradeço ziza
A sua avaliação:
julia maria rocha de assis
tenho dor no pe direito do lado de dentro perto da curva do pe e tb incha, isso é fascite olantar??
A sua avaliação:
Maura Aparecida
Me ajudem, tenho fasciite plantar calcanea, tem uns tres dias que estou sentindo uma dor horrível na perna esquerda, abaixo do joelho e no calcanhar, já tomei vários remédios mas a dor não passa.
Maria Aparecida de Oliveira
Tenho fascite plantar sinto muitas dores.Agora tmbem sinto no joelho e na coluna.Isso quer dizer e grave?
PAULO HENRIQYE
MINHA MÃE FOI DIAGNOSTICADA COM FASCITE PLANTAR... O MÉDICO RECOMENDOU CIRURGIA, O QUE EU POSSO FAZER MAIS NÃO RECORRER A CIRURGIA ... ELA ESTA COM MEDO PQ O MÉDICO FALOU QUE DOE BASTANTE....
olazio schneider filho
fui diagnosticado com facite plantar com 3 cm de espessura bati uma ultrassonografia e acusou realmente facite plantar.. fui ao medico e ele me encaminhou para um fisio ja fiz algumas sessões e nada...sem dizer que o medico me deu um dia apenas de repouso é o suficiente para o tratamento?/o meu trabalho exige que eu ande muito o dia todo...
Iraide Schmutz
Eu recuperei da fascite plantar com Omega 3, o Omega 3,6,9. hoje estou recuperada totalment.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Iraide, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Sandra Lucia Morales Dal Más
Boa tarde ! Eu à um Ano atrás fiquei aguardando o convênio Unimed para fazer uma ressonância magnética, porque tenho dores nos 2 pés no segundo dedo após o dedão, devido plano de saúde ser não regulamentado,só consegui este Ano ,devido ter feito ano passado da coluna lombar q.já tenho artroses da L5 até S1 entre Sacra eCÓCCIX uma hérnia,bem resumo tenho problemas fascites plantar e no pé direito um cisto de 3 cm.diâmetro,bem estou fazendo fisioterapia e Hidroterapia, já tomei anti inflamatório Fancox melhorou enquanto tomei más continua na mesma dor me ajudem a indicar um ótimo tênis o mais confortável possível pra fazer caminhadas,q.não faço é preciso diminuir peso,porém fiz abdominoplastia ,lipo e não posso engordar,já adquiri 7 kls.me ajudem por favor....Grata DESE já
emilio coelho
Por favor, me explique como conseguiu esse "milagre"?
paulo
boa tarde, voce conseguiu resolver com omega 3? em quanto tempo?
Sonia maria
Sinto dotes tenho facite plantar que fazer para melhorar á dor
Tereza Cristina Moraes Acioli
Como tratar da facite plantar usando uso de remédios caseiros ?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Tereza, confira estes remédios caseiros para tratar a fascite plantar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-curar-a-fascite-plantar-10981.html

Como se recuperar da fascite plantar
1 de 4
Como se recuperar da fascite plantar