Partilhar

Como diagnosticar fascite plantar

Por Pés Sem Dor. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como diagnosticar fascite plantar
Imagem: getgoing-getrunning.com

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, um tecido localizado na planta do pé e que conecta o osso que forma o calcanhar aos dedos. Este ligamento (a fáscia plantar) possui propriedades elásticas, pois é capaz de se esticar consoante os movimentos dos pés. É a fáscia plantar que ajuda a manter o pé ligeiramente arqueado. Ao caminhar, quando levantamos o calcanhar do chão e ficamos com a ponta do pé no solo, a fáscia plantar ajuda a diminuir a pressão que os dedos sofrem ao ficarem a suportar o peso do corpo. Se quer saber mais acerca desta condição e saber como diagnosticar fascite plantar, neste artigo de umComo vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Exercícios para a fascite plantar

Causas da fascite plantar

A principal causa da fascite plantar é tensão ou sobrecarga da fáscia plantar. Isto pode acontecer por exemplo se você correr por um longo período de tempo em terrenos irregulares, atividade que exige que forcemos os nossos pés. Se tiver um trabalho em que esteja de estar durante muito tempo em pé, também pode sofrer desta condição. Para além disso, outros fatores podem causar fascite plantar como:

  • Pé chato ou cavo.
  • Obesidade.
  • Uso de calçado inadequado, demasiado apertado ou folgado ou, uso excessivo de saltos altos.
  • Pisar com o pé torto, em especial quando pisa com a parte de dentro dos pés.

Sintomas da fascite plantar

A dor tipo pontada na planta do pé é o sintoma mais comum da fascite plantar. Esta dor costuma ser pior pela manhã ao dar os primeiros passos, depois de estar um período de tempo sentado, ao subir escadas, ao andar descalço ou após uma atividade física intensa. A fascite plantar costuma afetar apenas um dos pés, apesar de puder ocorrer em ambos.

Diagnóstico da fascite plantar

Caso comece sentindo uma dor intensa ou contínua na sola do pé, deverá consultar o seu médico. É importante que indique ao seu médico quando é que os sintomas começaram a aparecer, que tipo de atividade física pratica, se o seu trabalho exige que passe um longo período de tempo em pé, se há algum momento do dia em que a dor diminua ou se há alguma coisa que faça com que a dor melhore.

Para diagnosticar fascite plantar, o médico começará por esboçar o seu histórico clínico e realizar um exame aos pés. O médico verificará a sensibilidade dos pés, se existe inchaço ou vermelhidão ou tensão do arco. Na maioria dos casos, estes procedimentos são necessários para que o médico consiga diagnosticar fascite plantar. No entanto, exames adicionais podem ser necessários como um raio-X, ultrassonografia ou ressonância magnética, embora sejam raros os casos que precisem destes exames.

Como diagnosticar fascite plantar - Diagnóstico da fascite plantar
Imagem: clinicaviarengo.com

Tratamento da fascite plantar

Após diagnosticada a fascite plantar, deverá seguir as orientações do seu médico quanto ao tratamento a seguir. Normalmente o tratamento da fascite plantar é realizado mediante medicamentos e fisioterapia. Repouso, uso de calçado adequado e uso de talas noturnas são outras das recomendações para tratar a fascite plantar. Além disso, o seu médico pode indicar o uso de palmilhas especiais, principalmente se trabalha muito tempo em pé. Nos casos de pé chato ou cavo, deverão corrigir-se essas alterações e, se estiver acima do peso deverá emagrecer.

Para além disso, fazer alguns exercícios específicos também poderá ajudar a tratar a fascite plantar. Entre no nosso artigo e descubra alguns exercícios para a fascite plantar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diagnosticar fascite plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como diagnosticar fascite plantar

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
malzira
Boa tarde O meu medico me dizer que a partir dos exames que eu fiz, tenho fascite plantar, mas eu não sinto dor , meus pés escorrega muito mas eles não fica molhados. Já fiz até acupuntura mas não adiantou, o que pode ser.
FRANCISCO ANTONIO ROXO DOS SANTOS
Qual o método mais simples para corrigir o problema .Que tipo de repouso devo fazer? Devo usar meias elásticas? Tenho diabetes 2! Obrigado!
Joao batista silva
Boa noite Estou pesquisando para saber o ke acontece quando corro por longo periodo a sola do meu pé direito proxima dos dedos. esquenta muito A ponto ki tenho ki parar por uns tres minutos ate passar o que pode ser e o ke fazer.

Como diagnosticar fascite plantar
Imagem: getgoing-getrunning.com
Imagem: clinicaviarengo.com
1 de 2
Como diagnosticar fascite plantar

Voltar ao topo da página