Partilhar
Partilhar em:

Significado dos gestos com as mãos - Principais sinais

Significado dos gestos com as mãos - Principais sinais

Com os dedos das mãos podemos fazer uma infinidade de gestos que, dependendo do país de onde viermos terá um significado ou outro. É muito útil saber o que significam estes gestos para não levar nenhuma surpresa ao fazê-lo em outro país. Por esse motivo, o umCOMO explica agora os significados dos gestos com as mãos no Brasil e ao redor do mundo.

Levantar o polegar: joia

Ao levantar o polegar estamos indicando que está tudo bem, que está OK. No entanto, este gesto não significa a mesma coisa em todos os lugares. No Oriente Médio, por exemplo, é melhor evitar usá-lo porque significa que você enfiaria o dedo no ânus da pessoa para a qual faz o gesto.

Assim como, fazer um joinha na Itália ou Grécia pode parecer tão obsceno quanto mostrar o dedo da meio. Já para os mergulhadores, levantar o polegar significa que ele está finalizando o mergulho e deve voltar à superfície.

Sugestão: como se chamam os dedos das mãos

Juntar o dedo polegar com o dedo indicador de uma mão - OK

Este gesto geralmente significa "perfeito", ou OK, mas em alguns países tem significados totalmente diferentes:

Na Alemanha e no Brasil pode ser interpretado como um gesto muito obsceno que faz referência ao ânus. Muitas vezes ele é usado de forma irônica para dizer que algo estava horrível. Enquanto no Japão significa dinheiro e na França costuma significar zero ou inútil.

Na linguagem dos mergulhadores, significa que está tudo bem.

Levantar o dedo indicador e dedo médio de uma mão fazendo um V

Este gesto é conhecido na maioria de países como V de vitória, como resquício da Segunda Guerra Mundial, ou como símbolo da paz, herança do movimento hippie. E também na linguagem comum como o número dois.

Levantar o dedo indicador e o dedo médio de uma mão fazendo uma letra V com a palma da mão para dentro

No ponto anterior explicamos que o símbolo V com a mão significa vitória ou paz. Mas cuidado! Se o fizer ao contrário, ou seja, com a mão virada para você, no Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia é um insulto e significa "vai tomar naquele lugar"

Apontar algo com um dedo

Este gesto é uma falta de educação no mundo inteiro. Apesar de ser difícil evitá-lo, às vezes não é um gesto de educação. Apontar o dedo inconscientemente é uma forma de dizer que você tem razão e não se importa para a opinião do outros.

No Oriente Médio e Extremo Oriente para sinalizar usam-se os dedos índice e do meio juntos, ou a mão inteira.

Chamar alguém com um dedo para que venha

Este sinal, na maioria dos países é considerado insultante para chamar alguém. Já que é uma maneira extremanete rude de pedir que alguém venha até você. Nos Estados Unidos, porém, significa simplesmente "venha aqui" e não tem outra conotação.

Já nas Filipinas este gesto é pode levar à prisão e usa-se para chamar os cães e as prostitutas. No Japão o significado também não é nada positivo, significa morte.

Levantar o dedo índicador e o dedo mindinho fazendo chifres

Também conhecido como 'chifrinho', este gesto tem vários significados:

  • No Brasil, Espanha e Itália significa que seu parceiro/a é infiel e está lhe "chifrando".
  • Para os fãs da música Heavy significa: "Tudo bem?" "Todo legal?"
  • Em algumas partes de África é uma maldição.
  • Nos Estados Unidos é o símbolo da universidade de Austin no Texas e significa "Hook'em Horns", que significa enfiar os chifres, referindo-se aos touros de Texas.

Levantar o dedo polegar e o dedo mindinho - 'Hang loose'

Este gesto chamado sinal de shaka é muito típico no Havaí e em lugares de cultura surfista e de praia. Algumas vezes, balançam a mão para enfatizar o gesto. Seu significado é "estar relaxado". No Brasil seu significado também está relacionado à cultura do surf como uma saudação positiva.

Na Espanha, América do Norte, Equador, Chile, Rússia e Alemanha este mesmo sinal (mas aproximando o dedo polegar da boca) significa beber pois lembra a forma de uma garrafa.

Palma da mão - Pare

Indicar 'pare' colocando a palma da mão para fora pode ser muito comum no Brasil e em tantos lugares do mundo, mas você deve evitar esse comportamento na Grécia, onde isso é visto como desrespeito.

Dedos cruzados

Cruzar os dedos pode significar sorte ou esperança ou também uma forma de quebrar um juramento enquanto você faz uma promessa. Mas, no Vietnã, esse gesto pode fazer alusão às partes íntimas de uma mulher e é bem rude.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Significado dos gestos com as mãos - Principais sinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (6)

Escrever comentário sobre Significado dos gestos com as mãos - Principais sinais

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
darlan batista
apontar para algo com a mao espalmada significa ao mesmo tempo mostrar onde objeto estar e critivar apessoa por nao ter visto.
Berguinho
Indicador e médio levantado (fazendo um V) com o polegar entre eles, o que significa?
hugo
Vida Loka
Robson bomfim
Pq o gesto com o dedo medio vcs nao falaram do significado? _|_
Maria
Gostaria de saber sobre gestos q jovens estão usando tipo puxando gatilhos, ou apresentando uma arma ?
anonimo
é um gesto que eu por ser jovem acho, que eles querem indicar superioridade, veio das favelas dominadas pelo trafico onde os os traficantes mais poderosos tiravam fotoos fazendo esse gesto, indicando que ele era o dono e usava armas, ou matava alguém. Mas hoje é usado normalmente....
gabriel
é coisa de ´´chave´´ isso eu tenho 16 anos e tiro foto assim não sou ladrão nem traficante, esse é um sinal que a maioria se acostumo a fazer o significado é o bang bang da musica do david guetta
Cris
o que significa fazer uma letra v horizontal com as mãos
Usuário anônimo
porque não tem os significados de todos os gestos como levantar o dedo do meio...vcs tem que prestar mais atenção.Nao quero chamar atenção só apontei para melhorar mas não foi totalmente inútil:-)

Significado dos gestos com as mãos - Principais sinais
1 de 11
Significado dos gestos com as mãos - Principais sinais