Desenvolvimento humano

Como saber se vou crescer mais

Como saber se vou crescer mais

Chega uma fase em que qualquer adolescente se pergunta se vai crescer mais um pouco ou se atingiu o limite da sua altura. Se você se está perguntando sobre este tema, deve saber que existem alguns fatores que influenciam a sua altura final, embora a genética seja o principal. Isto significa que, na maioria dos casos, a sua altura depende da altura dos seus pais. Contudo, algumas pessoas crescem mais do que eles, puxando a herança genética dos avós ou outros familiares. Não podendo dar uma resposta exata sobre esta matéria, o umCOMO ajuda a fazer uma previsão da sua altura final. Continue lendo e responda à pergunta "Como saber se vou crescer mais?", sem frescura!

Também lhe pode interessar: Até que idade crescemos?

Índice

  1. Crescimento das meninas
  2. Crescimento dos meninos
  3. Fatores que influenciam se você vai crescer mais
  4. Quando procurar um especialista

Crescimento das meninas

Não existe uma regra definida em relação à idade em que o crescimento é interrompido, uma vez que ela varia de caso para caso. Contudo, os médicos afirmam que a maioria das meninas param de crescer depois da primeira menstruação. Se você se está perguntando se vai crescer mais, pode usar esta informação como guia. Já menstruou? A probabilidade de aumentar a sua altura é menor. Ainda não menstruou? Tem uma grande chance de crescer mais! Contudo, tenha em mente que isso é apenas uma guia, e que existem muitas exceções em casos que as meninas crescem depois do estirão.

Apesar da regra da menstruação, é possível aplicar uma fórmula que determina um valor aproximado da sua altura. A fórmula aplicada para descobrir o seu tamanho final inclui a altura dos seus pais, por isso pergunte para eles quanto eles medem antes de fazer a conta seguinte:

(Altura da sua mãe + altura do seu pai - 13) : 2

Exemplo - Se a sua mãe mede 1m60 e o seu pai mede 1m80, a deve ser feita desse jeito:

160 + 180 = 340

340 - 13 = 327

327 : 2 = 163,5

Nesse caso, a altura prevista é de 1 metro e 63 centímetros, aproximadamente. Se você já atingiu essa altura, é provável que o seu crescimento já tenha parado. Contudo, existe uma margem de 10 centímetros (para cima e para baixo) em relação a este valor, o que significa que a sua altura real pode estar entre 153 e os 173 centímetros (o mesmo que 1m53 e 1m73). Isto é apenas uma previsão!

Como saber se vou crescer mais - Crescimento das meninas

Crescimento dos meninos

No caso do crescimento dos meninos, o caso é diferente. Alguns endocrinologistas (especialistas nas glândulas em geral) afirmam que os meninos podem crescer até aos 21 anos, em casos raros. Contudo, é mais frequente o crescimento terminar após os 14 ou 15 anos de idade, a fase em que o estirão termina.

Como acontece com as meninas, também existe uma conta que você pode fazer para tentar estimar a sua altura final. Neste caso, você não subtrai 15 centímetros à soma da altura da mãe e do pai, mas acrescenta 13 centímetros. Caso você seja do sexo masculino e esteja tentando prever a sua altura e saber se vai crescer mais, aplique a seguinte fórmula ao seu caso:

(Altura da sua mãe + altura do seu pai + 13) : 2

Exemplo - Se a sua mãe mede 1m60 e o seu pai mede 1m80, a deve ser feita desse jeito:

160 + 180 = 340

340 + 13 = 353

353 : 2 = 176,5

O resultado previsto para a sua altura é de 1 metro e 76 centímetros. Se você mede isso atualmente, existe uma grande probabilidade do seu crescimento já ter terminado e esteja no seu ponto máximo. Contudo, como acontece no caso das meninas, é importante lembrar que você deve calcular o intervalo de 10 centímetros para cima e para baixo. Assim, a sua altura estaria, com essas medidas dos pais, entre os 166 e os 186 centímetros (ou seja, 1m66 e 1m86).

Como saber se vou crescer mais - Crescimento dos meninos

Fatores que influenciam se você vai crescer mais

Apesar de essas guias serem bastante úteis, existem muitos casos em que tanto meninas como meninos acabam crescendo mais do que a previsão calculada. Atualmente, uma boa alimentação, cuidados de saúde de qualidade e menor ocorrência de doenças podem impulsionar os valores e fazerem com que você cresça um pouco mais. Confira essas dicas e descubra como promover a hormona do crescimento humano. Não desespere!

Dica: Consulte esse artigo para saber como ter uma alimentação saudável.

Como saber se vou crescer mais - Fatores que influenciam se você vai crescer mais

Quando procurar um especialista

Se você se está perguntando "Será que vou crescer mais?", achando que existe algo de anormal com o seu desenvolvimento, pode ser necessário consular um endocrinologista.

Esteja atento para esses sinais que indicam um crescimento lento:

  • Você não perde roupas
  • O número do sapato não muda faz tempo
  • A altura do seu irmão mais novo é quase a mesma que a sua

Nesse caso, o crescimento normal de um adolescente pode estar sendo afetado por problemas hormonais ou uma alimentação deficitária. Se você tem uma altura muito menor à dos seus pais, irmãos ou colegas da escola, fale com os seus pais para consultar um especialista. Ele vai avaliar o seu caso e determinar se existe algum problema e se você necessita de algum tipo de tratamento. Existem tratamentos com GH que podem ser usados por pessoas até aos 21 anos, se o médico achar indicado. Não esqueça que, quanto mais rápido o problema for identificado, mais rapidamente ele será tratado.

Não se esqueça de compartilhar a sua experiência nos comentários. Boa sorte!

Sugestão: Quais são os esportes que ajudam no crescimento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se vou crescer mais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Gabriela
Tenho 16anos e tenho apenas 146,5 , a altura da minha mãe não sei pq ela ja faleceu mas o meu pai tem porvolta de 160cm , na escola os alunos são mais novos que eu e são bem altos, meu irmão mais novo também é bem maior que eu , e minhas roupas não se perdem nem meus sapatos , sera que devo procurar um médico? Até pq minha altura me incomoda bastante e não me alimento muito bem
A sua avaliação:
joao vitor
entao eu sou adotado entao nao sei ate quanto de altura eu terei bem tenho 14 anos e tenho 1,76 e falam que minha mae era bem alta e meu pai tambem
A sua avaliação:
fernanda
tenho 13 anos 1,66 . minha mãe 1,67. e meus tios segundo 1,80 , é provavel que eu cresça mais
A sua avaliação:
Laura souza
Bom, eu não sei se tenho problema de crescimento,porque eu só tenho 13 anos e 1,56 de altura, eu ainda uso roupas que 4 anos atrás cabiam em mim, quase todas minhas roupas são de 3 anos atrás e também elas não ficavam tão grande quando eu era menor, e eu calço o mesmo número de sapatos já faz 2 anos, e eu só menstruei ano passado, e sou menor que minha mãe ainda e do meu pai tbm, sou menor de alguns colegas meus, eu tenho 3 irmãos eu sou menor que minha irmã de 11 anos, e tbm menos que meu irmão de 17 anos, mais do meu irmão de 7 anos não, ele bate no meu ombro, então eu não sei muito bem se eu parei de crescer ou tenho problema de crescimento!.
A sua avaliação:
LEONARDO GOMES SILVA SOUZA
Olha na minha conta de 1.57 da minha mae e 1.68 do meu pai e igual a 1.69 da minha altura mais estou com 19 anos e tenho 1.72 sera q cresço mais ainda?
binho
tenho 20 ano ainda creço
1 de 4
Como saber se vou crescer mais