menu
Partilhar

Até que idade crescemos?

 
Por Redação umCOMO. 9 novembro 2021
Até que idade crescemos?

O desenvolvimento do corpo humano tem sido um objeto de estudo contínuo. Determinar como ele evolui e como cresce ao longo dos anos tem sido o foco de muitas análises sob diferentes perspectivas, tanto genéticas quanto sócioeconômicas e geográficas. Neste sentido, um dos fatores mais influentes é o gênero, já que o crescimento de homens e mulheres é diferente.

Os meninos crescem mais tarde que as meninas, pois as variações hormonais ocorrem no setor feminino aos 8 anos de idade e no setor masculino aos 10 anos de idade. Mas, até que idade crescemos? Para saber a resposta, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo, nós falaremos sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento do corpo e mais curiosidades sobre ele.

Até que idade crescemos?

Para determinar qual será a sua altura, é muito importante levar em consideração a idade e o sexo. Observamos que desde o início do estirão, a altura dos homens aumenta em média 25/30 cm e a altura das mulheres aumenta 23/27 cm. Pessoas com alta linhagem familiar experimentam um estirão mais pronunciado, mas é um fator que não influencia em demasia a diferença de altura e altura entre indivíduos.

Para responder à questão até que idade crescemos, é necessário diferenciar entre homens e mulheres. Até que idade das meninas crescem? A idade média em que o crescimento para nas mulheres é de 17 anos. E até que idade os homens crescem? 21 anos é uma boa referência, mas esta é uma idade variável, pois depende do início da puberdade e da velocidade de desenvolvimento em qualquer caso.

Você quer saber como parecer mais alta? Não perca este artigo e descubra todas as dicas do umCOMO.

Por que crescemos?

Sabendo até que idade crescemos, ou seja, 17 anos, para mulheres, e 21 anos, para homens, como referência geral, também é importante especificar os fatores mais influentes no desenvolvimento de ambos os sexos. A genética é um dos fatores mais pronunciados, mas existem outras variáveis a serem consideradas:

Sono e nutrição

Uma dieta equilibrada e saudável fornece os minerais e vitaminas necessários para o desenvolvimento muscular e ósseo, especialmente durante a puberdade. Além disso, um bom descanso para o corpo é muito importante para o crescimento. O corpo é capaz de gerar hormônios enquanto dorme. Uma delas é a somatotropina, popularmente conhecida como hormônio de crescimento.

Por esta razão, é essencial que as crianças cumpram o hábito de ter uma boa noite de descanso, tendo em mente que cada idade requer uma quantidade diferente de sono. Salientamos que dormir mais não significa que você vai crescer mais, mas que isso ajuda o corpo a descansar melhor e a gerar mais hormônios.

Tireoide

Há outros hormônios ligados à tireoide que têm uma influência direta no desenvolvimento ósseo. Um dos problemas de crescimento em crianças está ligado ao hipotireoidismo, ou seja, um distúrbio hormonal no qual a glândula tireoide é incapaz de produzir a quantidade necessária de hormônios vitais, como os hormônios de crescimento.

Como regra geral, uma pessoa cresce a partir do momento em que nasce. Este desenvolvimento pode ser visto à medida que ele ou ela envelhece e aumenta no tamanho de sapatos ou roupas. Nos casos em que o crescimento pára fora do tempo conveniente ou de uma forma incomum, é importante consultar um médico. Ele ou ela será capaz de estabelecer a causa específica e o tratamento a ser seguido para resolver o problema.

Curiosidade sobre o crescimento de homens e mulheres

Depois de descobrir até que idade crescem os homens e as mulheres, no umCOMO te ajudamos a descobrir mais curiosidades sobre o desenvolvimento do corpo humano:

  • A altura de um adulto às vezes pode ser conhecida quando ele tem dois anos de idade. Para as meninas, aos 20 meses, a altura pode ser multiplicada por dois para determinar a altura que elas terão quando se tornarem mulheres. Para os meninos, o mesmo se aplica aos 24 meses.
  • 20 minutos ao sol a cada dia é tempo suficiente para o corpo sintetizar a quantidade de vitamina D que ele precisa. A vitamina D é essencial para a mineralização óssea, tendo assim um impacto na ajuda ao crescimento do indivíduo.
  • Doenças e enfermidades como bulimia e anorexia não só prejudicam o crescimento, mas também atuam como um bloqueio ao crescimento. Como o corpo não recebe os nutrientes necessários para crescer, ele é incapaz de alcançar uma altura mais.
  • Quando menstrua para de crescer? A primeira menstruação não significa o fim do crescimento. É verdade que ela determina a maturidade do corpo das mulheres e suas respectivas alturas, mas isso não significa que elas atinjam sua altura final.

E se você também está se perguntando como saber se vou crescer mais, não perca este artigo do umCOMO.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Até que idade crescemos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Até que idade crescemos?
Até que idade crescemos?

Voltar ao topo da página