Desenvolvimento humano

Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano

Quantas vezes não nos questionamos relativamente a uma pessoa sobre a sua maturidade, a sua opinião e nos apoiamos sempre na questão da idade. Quantas vezes não questionamos a capacidade de uma pessoa pela sua experiência de vida/social. A verdade é que estamos confundindo crescimento com desenvolvimento, muito embora um não possa ser dissociado do outro. Mas afinal de contas qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento humano? Na continuação deste artigo do umComo explicamos melhor.

Crescimento humano

O crescimento humano diz respeito ao nosso organismo, à nossa genética. O nosso corpo que é composto por ossos e músculos, e outros tais, com o passar dos anos vai crescer. Algumas pessoas vão crescer mais do que outras, vão ser mais magras ou mais gordas, todos esses aspectos são relativos ao crescimento. Chegará a altura em que paramos de crescer em termos de altura e a única coisa que conseguiremos alterar é a nossa musculatura e a gordura corporal. Todos nós crescemos em ritmos diferentes, umas das condicionantes é a nossa alimentação. Por exemplo na década de 50 quando o leite começou a fazer parte da dieta alimentar da maioria das pessoas observou-se nas gerações seguintes aumentos na altura da população. Os filhos tendencialmente são maiores do que os pais. Neste caso podemos dizer que o crescimento diz respeito ao corpo em si, às suas características morfológicas como peso, altura, tamanho dos braços, pernas etc.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano - Crescimento humano

Desenvolvimento humano

Relativamente ao desenvolvimento humano ele começa quando somos bebês e termina com a nossa morte. Diz respeito à nossa mente, à nossa personalidade, capacidade de raciocínio e tomada de decisões, às nossas competências para fazer algo, à nossa maturidade como pessoa e não maturidade de tamanho/idade. O desenvolvimento humano acaba por agrupar a fisionomia, a mente da pessoa, e o ambiente social em que ela se insere. Como no crescimento, no desenvolvimento a pessoa evolui de forma diferente. Cada qual tem o seu desenvolvimento. Um exemplo: dois vizinhos que nasceram no mesmo dia vão desenvolver-se de forma diferente mesmo vivendo lado a lado. Vão atingir estágios de desenvolvimento em alturas diferentes, seja por culpa da educação dada pelos pais, às condições de vida, à escola onde estão inseridos, os amigos que fazem. Vemos isso todos os dias com os irmãos. Têm a mesma educação, andam na mesma escola, mas a sua personalidade é diferente, porque o seu desenvolvimento também foi diferente. Um começou a andar mais cedo, o outro a falar.

Por isso por vezes cometemos injustiças quando conhecemos uma pessoa mais nova e acabamos por dizer que ela não tem maturidade psicológica para liderar uma equipe, no entanto esquecemo-nos que a sua experiência de vida pode tê-la feito desenvolver mais rapidamente esse estágio e essas competências, fazendo-a capaz de lidar com situações de muita pressão. E acontece conhecermos alguém mais velho mas que se comporta como um adolescente porque no seu desenvolvimento ainda não "fechou" esse ciclo.

Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano - Desenvolvimento humano

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Diferença entre crescimento e desenvolvimento humano