Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: como identificá-los


Ectomorfo (magro e com dificuldade para ganhar peso), mesomorfo (musculoso e atlético, com facilidade para ganhar músculo) e endomorfo (corpo mais robusto e propenso a acumular gordura). Na sociedade, há uma crença generalizada de que a forma do corpo de um ser humano está determinada pelos seus próprios genes. Ou seja, de acordo com como eram seus pais, ele se encaixa em uma das possíveis variedades de humanos ou somatótipos.
Um corpo ectomorfo corresponderia a um corpo magro, mesomorfo a um corpo atlético e endomorfo a um corpo mais gordo. O problema entre essas diferenças é que, geralmente, não são genéticas. Neste artigo do umCOMO, falaremos sobre "Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: como identificá-los". Confira!
Corpo ectomorfo
As pessoas ectomorfas geralmente têm um corpo magro, alto, com membros longos e ombros estreitos. Seu metabolismo é muito rápido, fator que lhes permite comer quase tudo o que desejam, ganhando muito pouco peso.
Apesar dessa vantagem de ter mais dificuldade para ganhar peso, elas também enfrentam dificuldades para ganhar massa muscular, razão pela qual, por vezes, são chamadas de "hardgainers". Aqueles que podem ser descritos como "magros de ruim" (ou "skinny fat", em inglês) também são ectomorfas.
Se você tem um corpo ectomorfo, deve ter um plano de treino adequado para esse tipo de corpo. Embora as pessoas ectomorfas tenham mais dificuldade em ganhar massa muscular, elas podem conseguir se souberem como se exercitar. Nesse sentido, como seu grande objetivo será aumentar a massa muscular, você deve focar em um treino de força, incorporando exercícios compostos à sua rotina de exercícios.
O psicólogo norte-americano William Herbert Sheldon inventou, em 1942, os somatótipos[1] para determinar a personalidade de cada pessoa de acordo com sua aparência física, teoria que ele chamou de "psicologia constitucional". As características mais marcantes associadas às pessoas ectomorfas eram as seguintes: inteligentes, melancólicas, trabalhadoras, contemplativas, perfeccionistas, submissas, carinhosas, sensíveis à dor e tranquilas, entre outras.

Corpo mesomorfo
As pessoas mesomorfas podem ser consideradas geneticamente privilegiadas. Elas têm grande facilidade para ganhar massa muscular e queimam gordura com mais facilidade quando comparadas às pessoas ectomorfas e endomorfas. Geralmente, são mais atléticas, possuem cintura estreita, são mais musculosas e têm o tronco longo.
Se você tem um corpo mesomorfo, apesar de ganhar massa muscular e perder gordura facilmente, não deve negligenciar seus treinos. Para obter bons resultados, é necessário treinar para ganhar força, tamanho e resistência.
Quanto às características de personalidade associadas às pessoas mesomorfas, são as seguintes: ansiosas, competitivas, aventureiras, extrovertidas, fortes, autoritárias, diretas, corajosas e decididas.

Corpo endomorfo
As pessoas que têm um corpo endomorfo são o oposto das pessoas ectomorfas, pois as endomorfas são de baixa estatura, muito mais corpulentas e com maior facilidade para ganhar peso. Isso faz com que ganhem massa muscular com certa facilidade, mas sua cintura é mais larga e elas têm mais dificuldade para perder peso.
Se você tem um corpo endomorfo, seus treinos devem ser equilibrados. Você precisa fazer treinos de força e resistência para ajudar o corpo a manter níveis controlados de gordura. Também deve incluir sessões de cardio na sua rotina de exercícios.
Quanto às características de personalidade associadas às pessoas endomorfas, elas são as seguintes: extrovertidas, amigáveis, sociáveis, felizes, afetuosas, preguiçosas, lentas para reagir e egoístas.

Como saber meu tipo de corpo
Você pode descobrir qual é o seu tipo de corpo em casa. Para isso, você precisará de uma fita métrica, um adipômetro, um estadiômetro e uma balança corporal. Além disso, será necessário o auxílio de uma pessoa familiarizada com a medição de dobras, ou seja, que tenha alguma experiência no assunto. Para determinar o tipo de corpo que você tem, deve-se fazer de forma distinta para cada variável a ser definida:
- Ectomorfo: tamanho ou peso. Você precisa medir o peso em quilos e a altura, ou seja, a estatura em centímetros;
- Mesomorfo: circunferências, tamanho e dobras. Você deve medir a altura, o diâmetro do fêmur na altura do côndilo, o diâmetro do úmero na altura do epicôndilo, o perímetro da perna, o perímetro do braço contraído, a dobra da perna e a dobra do tríceps;
- Endomorfo: você deve medir as dobras cutâneas tricipitais, suprailíaca e subescapular.
É possível mudar o somatótipo ou tipo de corpo?
Os três somatótipos ou tipos de corpos podem ser modulados pela composição corporal, que pode ser alterada com dietas específicas e diferentes técnicas de treino. Em privação calórica, uma pessoa considerada endomorfa pode começar a se parecer com um corpo ectomorfo. Por outro lado, um mesomorfo atlético pode começar a se parecer com um endomorfo à medida que envelhece e perde massa muscular.
No entanto, há alguns aspectos dos somatótipos que não podem ser modificados. Tanto os músculos quanto o tecido adiposo podem ser alterados, mas a estrutura óssea é um fator fixo. Da mesma forma, os parâmetros culturais podem esconder a tendência para um determinado temperamento.
Agora que você já conhece os tipos de corpo, ectomorfo, mesomorfo e endomorfo, não deixe de conferir estes artigos sobre "Como descobrir o seu biotipo corporal" e "Como ter uma alimentação saudável".
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: como identificá-los, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.
- (S/f). Archive.org. Recuperado el 20 de noviembre de 2024, de https://web.archive.org/web/20120224062839/http://library.du.ac.in/dspace/handle/1/1336