Partilhar

Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 maio 2018

Prestando atenção em alguns detalhes explicados neste artigo você terá menos dificuldade em saber se está lidando com um percevejo ou um mosquito barbeiro que pode transmitir Chagas. A doença de Chagas foi descoberta há mais de um século pelo infectologista e cientista brasileiro Carlos Chagas. Suas descobertas sobre a natureza desta patologia e sobre sua transmissão foram essenciais para a redução desta doença na América do Sul, região onde a patologia é endêmica, ou seja, onde ela nasceu. A doença de Chagas, causada pelo inseto conhecido como barbeiro, é muito perigosa e pode ser fatal. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, iremos te dar dicas de como identificar o inseto barbeiro para que se previna e auxilie as entidades de vigilância sanitária e saúde a eliminar essas espécies e proteger todos aqueles que moram com você e na sua região. Continue lendo o artigo para saber mais sobre a doença de Chagas e sobre o inseto barbeiro!

Também lhe pode interessar: Como prevenir a doença de Chagas

Barbeiro - inseto: onde vive?

Mais de 95% dos casos registrados de doença de chagas no Brasil de 2002 a 2012 foram registrados no Amapá e no Pará, especialmente por causa da cultura do açaí. O contágio direto através da picada do barbeiro é raríssimo hoje no nosso país, tendo sido apontado como erradicado no Brasil pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006.

No entanto, em 2006, 25 pessoas foram contagiadas com a doença de chagas na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. As perícias apontaram que na verdade, a contração se deu pela má higienização do moedor de um caldo de cana, que triturou as fezes de um barbeiro infectado pelo causador da doença de chagas, o Trypanosoma cruzi.

Regiões florestais e predominantemente agrárias têm maior foco de proliferação de barbeiros e, por isso, é na região norte em que encontramos a maior população das espécies do inseto que transmite e vetoriza a doença de chagas.

Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas - Barbeiro - inseto: onde vive?

Sintomas da picada de inseto barbeiro

O principal sintoma da picada de barbeiro é uma leve coceira. Graças a um analgésico contido na "saliva" do insetinho, quando a picada atinge a pele humana, não existe dor, apenas uma pequena vermelhidão na região da picada. É bastante comum confundir a picada de barbeira com a do pernilongo normal, tendo em vista que os sintomas dessa picada são parecidos. Geralmente, as picadas são no rosto.

Os primeiros sintomas da Doença de Chagas são: febre, mal estar, inchaço de apenas um olho e o aumento do tamanho do fígado e do baço. Em qualquer sintoma desse tipo, um médico deverá ser consultado, haja vista que esta doença é grave e deve ser tratada com afinco, pois pode levar a sérias complicações e inclusive à morte.

A leitura do artigo quais são os sintomas da doença de chagas é importante para aqueles que desejam saber se estão infectados pelo perigoso mal de chagas.

Sintomas da picada do barbeiro

Lembre-se que levar uma picada de barbeira não quer dizer que você foi infectado pela doença de Chagas:

  • Leve coceira;
  • Pequena vermelhidão que lembra um picada pernilongo.
Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas - Sintomas da picada de inseto barbeiro

Picada de barbeiro incha?

Não. A picado do barbeira não incha, como já dito acima. Ela só é especificamente identificável caso o barbeiro seja visto picando o indivíduo. No mais, ela causa pequena vermelhidão e leve coceira no local. O artigo Como identificar os tipos de picadas de inseto com certeza irá te ajudar.

Bicho barbeiro voa?

Sim. O barbeiro é um inseto voador em sua fase adulta, mas não quando está no início de seu desenvolvimento. No entanto, seu voo geralmente acontece quando ele tem fome, pois após se alimentarem de sangue - são hematófagos - seu peso aumenta e o bater das asas se torna mais pesado e dificultoso.

Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas - Bicho barbeiro voa?

Todo inseto barbeiro transmite Chagas?

Não. Existem apenas 5 de 123 espécies de barbeiro que transmitem a doença e, mesmo assim, nem todos os tipos de barbeiro estão infectados como Trypanosoma cruzi. A incidência do barbeiro contaminado no Brasil é raríssima graças a diversos esforços do Ministério da Saúde para buscar a erradicação do mal de chagas no país. O artigo Como prevenir a doença de chagas tem várias dicas para ajudar quem deseja conhecer melhor as medidas de profilaxia do mal.

Qual o barbeiro que transmite a doença de Chagas?

É comum acontecer a confusão de qualquer percevejo com o barbeiro. Em alguns casos eles até são apelidados de 'inseto barbeiro falso'. Não se desespere ao ver um inseto parecido com o barbeiro, siga as instruções do próximo parágrafo.

Como identificar o mosquito barbeiro?

O barbeiro é um percevejo achatado, preto ou marrom, de hábitos noturnos, possui seis pernas e geralmente um pouco menor do que uma barata adulta. Existe um aplicativo da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), o Triatokey, com funcionamento offline, que consegue identificar as espécies de barbeiros e diferenciar as espécies que são vetores da Doença. Os outros barbeiros e percevejos não transmitem a doença e não trazem qualquer tipo de risco para a vida humana.

Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas - Como identificar o mosquito barbeiro?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como identificar o inseto barbeiro - Doença de Chagas

4 comentários
Suely
peguei um barbeiro dentro do meu quarto,estou em panico;coloquei ele dentro de um vidro com Álcool em gel. Não sei o que fazer e qual providência tomar, nem onde devo levar esse insento. Por favor me ajudem URGENTE.
fran
suely, vc tinha que levar na vigilancia sanitaria da sua cidade, mais eu de voce ja matava isso
A sua avaliação:
Winston Mazucato Pimentel
Boa tarde peguei um inseto aqui em casa bem parecido com barbeiro tirei fotos e vídeo.
Fernanda
Eu vi um inseto q é parecido com o barbeiro, agora eu não sei si é to em dúvidas
Marcela
Muito bom e esclarecedor. Mais hoje apareceu um inseto na minha janela da cozinha muito parecido com o Barbeiro. Estou apavorada.

1 de 5

Voltar ao topo da página