A malária

Doenças transmitidas por mosquitos

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 7 fevereiro 2023
Doenças transmitidas por mosquitos

Os mosquitos são um dos insetos voadores mais comuns em quase todo o mundo, cuja picada pode causar diversas reações, desde uma leve coceira até sintomas mais graves, principalmente em casos de alergias.

Além da coceira ou inchaço que suas picadas podem causar, o mosquito também é um vetor, ou seja, um organismo vivo capaz de transmitir patógenos infecciosos entre pessoas ou de um animal para um humano, conforme explica a Organização Mundial da Saúde (OMS)[1].

Quando um mosquito pica alguém infectado com uma doença, ele suga, junto com seu sangue, os microorganismos patogênicos ou parasitas que a causam, 'injetando-os' em outra pessoa com sua próxima picada. Esse é basicamente o método de transmissão, mas se você quer mais detalhes e está interessado em saber quais são as doenças transmitidas por mosquitos, neste artigo do umCOMO as compilamos.

Também lhe pode interessar: 5 doenças transmitidas pelo ar

Índice

  1. Malária
  2. Dengue
  3. Vírus do Nilo Ocidental
  4. Zika
  5. Febre amarela
  6. Encefalite japonesa
  7. Chikungunya
  8. Leishmaniose

Malária

A malária, também chamada de paludismo, é uma infecção parasitária grave causada pela picada das fêmeas de um dos mosquitos que transmitem doenças: Anopheles e que, segundo dados da OMS, causa mais de 400 mil mortes por ano, a maioria delas em crianças menores de cinco anos.

O mosquito geralmente opera em áreas de clima quente e tropical na África e em certas áreas da América do Sul e da Ásia. A febre alta, que provoca tremores e calafrios, é um de seus principais sintomas, embora o portador também possa apresentar: vômitos, náuseas, dores musculares e anemia. Apesar de sua gravidade, é uma doença que pode ser tratada e, portanto, curada em muitos casos.

No umCOMO ensinamos Como prevenir a malária.

Doenças transmitidas por mosquitos - Malária

Dengue

É outra das doenças causadas por mosquitos mais comuns, ocorrendo principalmente em países de clima tropical e subtropical. O causador da dengue é um perigoso vírus da família Flaviviridae que, uma vez instalado no corpo de uma pessoa, pode apresentar os sintomas da doença entre 4 e 10 dias após a picada do mosquito vetor.

A febre alta e persistente é um de seus sinais claros e aparece acompanhada de fadiga muscular e, às vezes, vômitos. A doença geralmente se apresenta com sintomas leves, embora às vezes leve à dengue grave, desencadeando complicações que podem ser fatais.

Vírus do Nilo Ocidental

Nas últimas cinco décadas, surtos do chamado vírus do Nilo Ocidental ocorreram em diferentes países do mundo, embora esse vírus tenha sido conhecido e isolado pela primeira vez em Uganda em 1937.

Esta é uma doença infecciosa que os mosquitos transmitem principalmente aos cavalos, mas também às pessoas, uma vez que sugam o sangue de certas aves, que são as principais espécies portadoras (hospedeiras) do vírus do Nilo Ocidental.

Embora existam pessoas que se infectam e permanecem assintomáticas, o quadro pode se tornar grave (até fatal), pois ataca o sistema nervoso, manifestando-se com dores de cabeça, febre, cansaço, rigidez muscular ou inchaço dos gânglios linfáticos, entre outros sintomas. Existe vacina para cavalos, mas, no momento, não há vacina para humanos.

Zika

A zika também é um tipo de vírus encontrado em um dos mosquitos transmissores de doenças: Aedes (fêmeas). As pessoas infectadas podem ser assintomáticas ou apresentar erupções cutâneas, febre, dores musculares e mal-estar geral por um período de tempo que varia de dois dias a uma semana após a picada do vetor.

Em geral, não é uma doença grave, mas contraí-la é especialmente perigoso para mulheres grávidas, pois a infecção pode afetar o feto. Malformações congênitas, microcefalia ou abortos espontâneos são algumas complicações que a infecção pode causar.

Doenças transmitidas por mosquitos - Zika

Febre amarela

Chama-se assim porque a icterícia, que implica um tom de pele amarelado, é um dos seus principais sintomas, juntamente com outros como febre, dores musculares ou fadiga.

A febre amarela é uma doença grave causada por um vírus endêmico das áreas tropicais da África, América Central e do Sul, conforme detalhado pela OMS. Através de picadas de mosquito, o vírus se espalha e após um período de incubação de 3-4 dias desencadeia os primeiros sintomas, que podem se tornar muito graves se a doença se tornar hemorrágica. Felizmente, já existe uma vacina para prevenir e evitar a febre amarela.

Encefalite japonesa

É também um flavivírus o responsável por esta doença que tem uma presença especial no Sudeste Asiático e na zona do Pacífico Ocidental. Não há cura para a encefalite japonesa, mas existem vacinas eficazes para prevenir a infecção causada pela picada do mosquito que injeta o vírus. Febre e fortes dores de cabeça são os sintomas pelos quais a doença pode ser reconhecida e tratada.

Doenças transmitidas por mosquitos - Encefalite japonesa

Chikungunya

A febre chikungunya é caracterizada por fortes dores articulares e musculares causadas pela infecção desencadeada pelo vírus de mesmo nome. Mais uma vez, é a picada de um mosquito que transmite esta doença que, neste momento, não tem vacina para a prevenir. Náuseas, dores de cabeça ou erupções cutâneas também podem ser sinais associados a esta doença cujo nome significa 'em postura retorcida', uma indicação de quão fortes podem ser as dores que provoca.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença que geralmente associamos aos cães, mas que os humanos também podem sofrer. É causada por um pequeno parasita que atinge a corrente sanguínea dos infectados por meio da picada de um tipo de mosquito (flebótomo) que já picou outra pessoa infectada. Existem vários tipos de leishmaniose, cada uma com sintomas diferentes. Algumas são limitados a erupções cutâneas, mas outros podem se tornar muito graves.

Agora que já conhece as doenças transmitidas por mosquitos, recomendamos que saiba Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doenças transmitidas por mosquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. Acesso. (s.f.). https://www.who.int/en
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Doenças transmitidas por mosquitos