Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento
Quer saber mais sobre a doença do pombo? Em umComo explicamos tudo sobre esta doença, os sintomas, as causas e o seu tratamento. São muitos os animais que vivem entre os humanos nas grandes cidades, como é o caso dos pombos, que podem transmitir doenças ao homem. A criptococose, chamada também de Blastomicose Européia, Doença de Busse-Buschke ou Torulose, é uma das doenças que os pombos podem transmitir aos humanos. Causada por um fungo chamado Cryptococcus neofarmans, esta doença infecciosa está presente nas fezes do pombo.
Causas
O fungo Cryptococcus neofarmans está presente nas fezes dos pombos, por isso a sua transmissão aos humanos é feita através da inalação destas fezes ou de poeira que contenha fezes de pombo contaminadas. Esta doença pode atingir qualquer pessoa, no entanto pacientes que contem com um sistema imunológico fraco, como aqueles que sofrem de câncer e HIV, são mais propensos à doença. A doença do pombo costuma afetar principalmente o sistema respiratório, mas pode espalhar-se pelo sangue e levar até à morte.
Sintomas
Os sintomas da doença do pombo vão depender do órgão afetado, eles podem ocorrer apenas a nível respiratório ou estender-se a outros órgãos a nível ocular, neurológico ou cutâneo. Sendo assim, os principais sintomas que esta doença pode apresentar são os seguintes:
- Náuseas e vômitos;
- Dispneia;
- Fraqueza;
- Corrimento nasal;
- Confusão mental;
- Dor de cabeça;
- Dor no peito;
- Rigidez na nuca;
- Suores noturnos;
- Febre;
- Sensibilidade à luz;
- Espirros;
- Meningite;
- Perda da fala e de coordenação motora;
- Lesões na pele, como feridas, nódulos, celulite, erupções e edemas;
- Alterações a nível da visão, ossos, pulmões ou da próstata.
Leia mais em: Sintomas da Doença do Pombo - Tem cura?
Tratamento
O diagnóstico da doença do pombo deve ser feito por um médico através da observação dos sintomas e exames laboratoriais. O exame mais utilizado para diagnosticar esta doença é o exame do liquor, que permite detetar o fungo responsável pela doença.
O tratamento da doença do pombo é feito com medicamentos anti-fúngicos, como a Anfotericina B. O tratamento pode durar entre 4-6 semanas e, no caso de pacientes portadores de HIV o tratamento pode ir até às 10 semanas.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Previna a doença do pombo evitando o contato com pombos. Lave os locais com fezes de pombos com água e cloro.
- Caso necessite entrar em contate com estas aves, utilize sempre óculos e uma máscara protetora.