Outros Infecções

Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 19 setembro 2018
Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento
Imagem: tntmagazine.com

Quer saber mais sobre a doença do pombo? Em umComo explicamos tudo sobre esta doença, os sintomas, as causas e o seu tratamento. São muitos os animais que vivem entre os humanos nas grandes cidades, como é o caso dos pombos, que podem transmitir doenças ao homem. A criptococose, chamada também de Blastomicose Européia, Doença de Busse-Buschke ou Torulose, é uma das doenças que os pombos podem transmitir aos humanos. Causada por um fungo chamado Cryptococcus neofarmans, esta doença infecciosa está presente nas fezes do pombo.

Índice

  1. Causas
  2. Sintomas
  3. Tratamento

Causas

O fungo Cryptococcus neofarmans está presente nas fezes dos pombos, por isso a sua transmissão aos humanos é feita através da inalação destas fezes ou de poeira que contenha fezes de pombo contaminadas. Esta doença pode atingir qualquer pessoa, no entanto pacientes que contem com um sistema imunológico fraco, como aqueles que sofrem de câncer e HIV, são mais propensos à doença. A doença do pombo costuma afetar principalmente o sistema respiratório, mas pode espalhar-se pelo sangue e levar até à morte.

Sintomas

Os sintomas da doença do pombo vão depender do órgão afetado, eles podem ocorrer apenas a nível respiratório ou estender-se a outros órgãos a nível ocular, neurológico ou cutâneo. Sendo assim, os principais sintomas que esta doença pode apresentar são os seguintes:

  • Náuseas e vômitos;
  • Dispneia;
  • Fraqueza;
  • Corrimento nasal;
  • Confusão mental;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no peito;
  • Rigidez na nuca;
  • Suores noturnos;
  • Febre;
  • Sensibilidade à luz;
  • Espirros;
  • Meningite;
  • Perda da fala e de coordenação motora;
  • Lesões na pele, como feridas, nódulos, celulite, erupções e edemas;
  • Alterações a nível da visão, ossos, pulmões ou da próstata.

Leia mais em: Sintomas da Doença do Pombo - Tem cura?

Tratamento

O diagnóstico da doença do pombo deve ser feito por um médico através da observação dos sintomas e exames laboratoriais. O exame mais utilizado para diagnosticar esta doença é o exame do liquor, que permite detetar o fungo responsável pela doença.

O tratamento da doença do pombo é feito com medicamentos anti-fúngicos, como a Anfotericina B. O tratamento pode durar entre 4-6 semanas e, no caso de pacientes portadores de HIV o tratamento pode ir até às 10 semanas.

Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento - Tratamento
Imagem: lablibra.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Previna a doença do pombo evitando o contato com pombos. Lave os locais com fezes de pombos com água e cloro.
  • Caso necessite entrar em contate com estas aves, utilize sempre óculos e uma máscara protetora.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
jose resende cardoso
tenho alguns pombos a fazerem as fezes moles gostaria de saber qual o tratamento que heide fazer
Editor umComo.com.br
Oi Jose! A diarreia nos pombos pode ter diferentes origens, desde uma infecção bacteriana, um vírus ou mesmo alguma alteração na flora intestinal. Sem o diagnóstico por parte de um médico veterinário especializado é impossível prescrevermos um tratamento porque varia de acordo com a patologia que queremos combater.
ana
eu gostaria de saber depois de quanto tempo a pessoa infectada pela doença de pombo sente os sintomas e quando ela pode fazer o exame de sangue p saber o diagnostico
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Por favor, confira as informações do texto.
Maria de Lourdes C.F.Zambom
Estou com uma prima de 67 anos que descobriu estar com a doença dos pombos. Ela não esta mais andando e iniciou o tratamento agora pois o resultado dos exames demoraram 60 dias. A familia reside na cidade de Bebedouro e gostaria de saber se existe algum especialista conhecedor deste tratamento em qq lugar do Brasil. Ela tem dores horríveis na região lombar. O que fazer?????
jose de pontes
Olha pede para contratarem um infectologista A cura existe sim Mas o profissional da medicina.quanto tem humildade.e capaz de ouvir. Por ser pesquisador recebo muitos medicos tirando informacoes.duvidas.explico tudo pra eles.
A sua avaliação:
waldemir de oliveira
boa noite gostaria de saber se tem algum remedio pra doença de pombo e se tem cura pois minha tinha tem o sintoma de tosse não consegue dormi a noite e foi infectada com um que sua filha usou para limpar a o movel e agora os médicos disse que não tem cura gostaria saber de vcs obrigado boa noite
Jeanne Barros
Tive diagnostico da doença do pombo. Eu sou uma pessoa que nunca tive gripe, mas comecei ter problemas respiratórios, como renite, laringite, constantemente, muita fraqueza, e perda de voz, como sou uma pessoa super ativa, comecei a me preocupar e fui ao médico de pronto atendimento, que me pediu radiografias do pulmão, da face e exame de sangue, depois de examinar as radiografias, ele me pediu para procurar um pneumologista, no dia seguinte o fiz, onde me tomografia do pulmão e exame de sangue, inclusive o histoplasmose. A minha preocupação é que trabalho em escola e tem muitos pombo. Estou apavorada com os pombos e agora vejo ele em todos lugares.
Eliana
O neto d minha amiga foi diagnosticado c essa doença e estamos super preocupados. Vc está tomando algum remédio? Por quanto tempo vai tomar?
Rafael
Olá Jeanne, também fui diagnosticado com doença do pombo,gostaria de saber como você está agora,se já ficou boa e qual remédio tomou,muito obrigado pela atenção e fico aguardando sua resposta é claro se você quiser me responder ,fico grato por suas informações
Deisy
Uma pessoa pode infectar outra pelo sangue?
ninodasilva
mi ajudou muito no meu trabalho de ciências
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ninodasilva, ainda bem que conseguimos ajudar :)
Imagem: tntmagazine.com
Imagem: lablibra.com
1 de 2
Doença do Pombo - causas, sintomas e tratamento