Partilhar
Partilhar em:

Giardia - sintomas e tratamento

Giardia - sintomas e tratamento
Fonte: mayoclinic.org

Giardia lamblia é o nome do protozoário que parasita os intestinos do ser humano causando uma infecção, à qual se dá o nome de giardíase. Esta infecção é mais frequente em zonas onde o saneamento é inadequado ou a água é imprópria para consumo, uma vez que a principal forma de contaminação da giardíase é através da água ou da comida contaminada por fezes de indivíduos doentes. Para além de humanos, a giardíase também pode afetar gatos, cachorros e outros animais. Se quer saber mais sobre o parasita Giardia, continue lendo este artigo de umComo e saiba quais os sintomas e tratamento para esta infecção.

Também lhe pode interessar: Chicungunha - sintomas e tratamento

Causas giardíase

O protozoário Giardia lamblia é encontrado em forma de cistos ou de trofozoítos e ambos podem ser encontrados nas fezes de indivíduos contaminados, porém os cistos são os únicos que sobrevivem fora do corpo humano. Por isso, os cistos são os responsáveis pela contaminação das fezes e, uma vez que entrem em contato com um ser humano saudável entram pelo organismo até chegarem ao intestino delgado. Assim, quando alguém entra em contato com água, alimentos, solo ou qualquer outra coisa contaminada pelo Giardia lamblia, ocorre a infecção giardíase.

Sintomas giardíase

Em alguns casos a giardíase é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas, o que não significa que não possam contaminar outras pessoas uma vez que carregam o parasita. Depois do indivíduo ser contaminado pelos cistos, estes demoram entre 1 a 4 semanas a agir no organismo e, no caso de surgirem sintomas podem surgir em forma de:

  • Diarreia aguda com fezes aquosas ou às vezes com fezes gordurosas;
  • Náuseas;
  • Perda de peso;
  • Dores abdominais fortes;
  • Flatulência;
  • Mal-estar;
  • Distensão.

Em situações em que o número de protozoários seja elevado, pode ocorrer desnutrição. No geral, os sintomas da giardíase duram entre duas e quatro semanas, mas em algumas pessoas podem permanecer por mais tempo. Caso esta infecção cause algum dos sintomas mencionados, deve procurar de imediato um médico. A maioria das pessoas contaminadas liberta nas suas fezes cistos e trofozoítos, que podem ser facilmente perceptíveis uma vez que se movem bastante. O diagnóstico da giardíase é facilmente feito através de um exame de fezes.

Tratamento giardíase

Perante este quadro clínico, deve se dar início de imediato ao tratamento, uma vez que pacientes assintomáticos também contribuem para a disseminação da doença. O médico irá prescrever medicamentos para matar o parasita e deverá seguir as suas orientações quanto à posologia e duração do tratamento. Em caso de diarreia, é importante ter alguns cuidados com a alimentação e se beber bastante água para evitar a desidratação. Neste artigo poderá ver como comer em caso de diarreia.

É muito importante que durante o tratamento da giardíase ingira apenas água tratada e alimentos devidamente higienizados.

Prevenção giardíase

Para prevenir ser contaminado pela giardíase deve:

  • Lavar bem as mãos depois de ir ao banheiro, manipular alimentos, tratar de fraldas de bebês, brincar com animais e antes comer.
  • Prefira a água tratada filtrada ou fervida e, quando viajar para outros países é aconselhável beber sempre água engarrafada.
  • Pratique sexo seguro. No sexo anal deverá usar também preservativo.
  • Higienize os alimentos antes do seu consumo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Giardia - sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se trabalha com crianças, é recomendável ficar afastado delas até à sua cura total.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Giardia - sintomas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Giardia - sintomas e tratamento
Fonte: mayoclinic.org
Giardia - sintomas e tratamento