Partilhar

Como induzir o vômito

Por Alana Martins. Atualizado: 4 novembro 2019
Como induzir o vômito

Vomitar nunca é uma boa experiência, entretanto, é algo por vezes necessário e que pode até mesmo salvar uma vida. De forma natural, o vômito é algo que ocorre de involuntariamente como resposta do corpo a alguma substância que foi ingerida, causando movimentação muscular na região abdominal[1], entretanto, por vezes precisamos induzir o vômito com o mesmo intuito, nos livrarmos de um conteúdo estomacal que não deveríamos ter ingerido, o que é possível mas que exige pesquisa para conseguirmos atingir nosso objetivo sem prejudicar nosso corpo. Se você estiver passando por uma situação emergencial, o umCOMO explica como induzir o vômito com segurança.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para vômito

Como forçar o vômito

Já que o vômito é algo natural do corpo humano, existem algumas formas de emular uma situação na qual naturalmente iríamos regurgitar o que ingerimos, sendo necessário para isso apenas encontrar o método certo. Veja abaixo algumas formas de como vomitar rápido:

  • Colocar dedos na garganta: a forma mais simples de forçar o vômito é introduzir um ou dois dedos na boca e aproximá-los da garganta, uma vez atingida essa profundidade, dobra-se os dedos pressionando assim a base da língua. A força deve ser suficiente a ponto de provocar contrações involuntárias da musculatura fazendo com que o vômito seja quase imediato.
  • Mostarda com água: apesar da pouca confirmação científica, uma das misturas que fazem vomitar e um método bastante difundido na sabedoria popular é o de misturar mostarda, sim o condimento, em uma quantidade significativa de água morna. Por estranho que pareça essa é uma das misturas que fazem vomitar e deve-se em seguida esperar aproximadamente meia hora para que a solução faça efeito e se esse tempo não for suficiente, pode ser sinal de que este método não funcionou para você e talvez seja necessário investir em outras formas de induzir o vômito.
  • Água e sal: é muito simples o modo de como vomitar com água e sal, em 200 ml de água morna misture uma quantidade realmente grande de sal, cerca de três colheres, beba rapidamente e espere cerca de meia hora para tentar provocar o vômito. A solução deve ser evitada por quem tem problemas de hipertensão, mas se não é este o seu caso, tome cuidado ainda assim e não use este método com frequência pois ingerir muito sal pode causar diversos problemas de saúde.
  • Ovos crus: pelo gosto e consistência, um ótimo remédio caseiro para vomitar fácil e ingerir ovos crus pois isso causa ânsia de vômito em qualquer um, sendo uma ótima opção caso você precise e tenha ovos em casa.
  • Eméticos: essa categoria de remédios é feita justamente para provocar vômitos em situação de possível intoxicação e seu efeito costuma demorar de 15 até 30 minutos para fazer feito. Caso não queira apostar em remédio caseiro para vomitar fácil, os eméticos certamente resolverão seu problema.
  • Escova de dentes: da mesma forma que se pode usar os dedos para forçar vômito, também é possível introduzir uma escova de dentes até o início da garganta e forçá-la para baixo para induzir o vômito. Certifique-se de que a escova de dentes está limpa antes de realizar o procedimento e tome cuidado para não introduzi-la de forma muito profunda a ponto de machucar sua garganta.
  • Coloque-se em contato com algo que te dá nojo: às vezes entramos em contato com coisas que nos dão vontade de vomitar, pode ser imagens, cheiros ou até mesmo ver vídeos de alguém vomitando, por nojento que soe isso pode te ajudar.
  • Pense em coisas que te dão nojo: caso não seja possível de fato entrar em contato com nada que te dê nojo, vá ao banheiro mais próximo, ajoelhe-se em frente ao vaso sanitário e foque seu pensamento em vomitar. Outra coisa que pode ajudar é o fato de que se você ingeriu algo tóxico, a própria substância pode te fazer passar mal e causar o vômito.

Importante: olhe para baixo na hora de botar em prática algum dos métodos de como forçar vômito, para não engasgar, isso apenas aumentaria o problema. Além disso, se possível, tenha alguém por perto para te ajudar caso seja necessário.

Quais as consequências negativas de induzir o vômito?

Ainda que por vezes seja necessário aprender como provocar vômito por questões de saúde, existem distúrbios alimentares que podem fazer com que procuremos o que fazer para vomitar. Distúrbios do tipo não apenas vão contra o princípio natural do vômito, que é nos livrar de alguma substância nociva e fazer bem para o nosso corpo, como também fazem mal para a saúde por diversos motivos, já que podem causar:

  • Excessiva perda de peso: de você chegou até esse artigo procurando como induzir o vomito para emagrecer saiba que gordura é algo necessário no corpo humano, ainda que existam limites. Caso você queira emagrecer, não use métodos que envolvam vômito, procure fazer exercícios físicos e mantenha uma dieta equilibrada com pouca gordura e acompanhamento de um médico ou nutricionista.
  • Fadiga: as gorduras, também chamadas de lipídios, são reserva de energia e são parte da composição de diversas células do nosso corpo[2], sendo extremamente necessárias para a sobrevivência. Quando deixamos de ingeri-las, ou quando as ingerimos e vomitamos, não temos de onde retirar a energia necessária para sobreviver.
  • Desnutrição: quando se vomita em excesso perdemos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo e não apenas as gorduras ingeridas. Em razão da perda de nutrientes, pessoas que usam o vômito como método para emagrecer podem desenvolver desnutrição severa[3], tendo como consequências anemia e diversas outras doenças resultantes da desnutrição[4].
  • Problemas gástricos: ao induzir o vômito fazemos com que os ácidos do nosso estômago subam e passem por todo o tubo digestivo, fazendo com que a mucosa dessa região entre em contato com substâncias corrosivas e podendo causar refluxo, para saber mais entenda como se manifesta o refluxo. Assim como o refluxo gastroesofágico que ocorre naturalmente, o causado pelo vômito recorrente pode também causar alterações na voz.[5]

Pacientes com bulimia recorrem ao vômito na tentativa de aliviar a ansiedade causada pela ingestão de alimentos exagerada, chamada de hiperfagia[5]. A bulimia é uma doença causada por fatores psicológicos e que pode, assim como outros transtornos alimentares, causar sérios problemas de saúde físicos. Caso você esteja passando pelo problema, saiba que se trata de uma doença grave e que é necessário tratamento médico especializado para tratá-la, sendo assim, não tenha receio e procure tratamento médico especializado.

Agora que você já sabe como fazer para vomitar e quais são as consequências de provocar vômito frequentemente, analise a situação e veja se é efetivamente necessário provocar a regurgitação.

Quando induzir vômito

Antes de saber como provocar vômito de propósito, é necessário saber se é mesmo necessário recorrer a regurgitação. O vômito pode ser induzido em casos de emergência, como a ingestão de algum alimento que possa oferecer algum risco para a saúde ou para a vida ou ingestão acidental de medicação inadequada e a digestão dessas substâncias puder ser prejudicial para a saúde.

Ainda que o mais óbvio seja pensar na ingestão de alimentos estragados, existem também casos nos quais acabamos comendo algo a que temos alergia e apenas descobrindo depois, situação na qual também é válido ir atrás de métodos de como vomitar fácil para nos livrarmos o mais rápido possível da substância ingerida.

Induzir o vômito com frequência pode provocar alterações graves no estômago, que então pode não mais acomodar a comida corretamente provando vômitos constantes após as ingestões de diversos alimentos. Considerando as consequência negativas que o vômito frequente pode causar, é importante que tenhamos em mente que apenas devemos fazer isso quanto estritamente necessário, ou seja, quando o vômito nos fará bem e não mal.

Cuidados na hora de induzir o vômito

Mesmo que você tenha conseguido provocar o seu vômito e tenha observado uma quantidade satisfatória da tal substância que desejava eliminar, não imagine que ela tenha sido completamente banida do seu organismo, a única maneira correta de se desintoxicar de algumas substâncias danosas ou venenosas é através de intervenção médica adequada!

Os métodos considerados eméticos têm potencial para causar uma espécie de refluxo que pode fazer você expelir as substâncias inadequadas que possa ter ingerido por completo, mas jamais insista nesses métodos por motivos diferentes destes já citados, ou seja, não provoque vômito a menos que seja uma emergência.

Provocar vômito com objetivo de perda de peso ou outros tipos de resultados ligados ao emagrecimento, pode ser altamente prejudicial à saúde. Além disso, em geral, mesmo em situações extremas, é melhor procurar sempre atendimento médico emergencial antes de provocar o vômito.

Caso o acesso a um atendimento médico especializado não seja possível, veja acima as dicas de como induzir o vômito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como induzir o vômito, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário!
Referências
  1. TAKAHASHI, E. I. U.; CHIARELLO, M. de L.; MIYADAHIRA, A. M. K.; ARAÚJO, C. P. de; NAKAMAE, D. D.; VALENTE, M. A.; KOIZUMI, M. S.; KIMURA, M. Vômito e Hematêmese : aspectos gerais e conduta de enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 14 (3): 219-227,1980. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v14n3/0080-6234-reeusp-14-3-219.pdf. Acesso em: 27/10/2019.
  2. GOULART, F. C. Lipídios, Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/FlaviaGoulart/lipidios.pdf. Acesso em: 03/11/2019.
  3. ROSETTI, C. Les troubles du comportement alimentaire: l’approche neurobiologique, Centre Hospitalier Universitaire Vaudois, 2018. Disponível em: https://www.chuv.ch/fileadmin/sites/dp/documents/dp-cepuspp-rossetti-14juin2018.pdf. Acesso em: 03/11/2019.
  4. ASSUMPÇÃO, C. L.; CABRAL, M. D. Complicações clínicas da anorexia nervosa e bulimia nervosa, Revista Brasileira de Psiquiatria 2002; 24 (Supl III): 29-33. Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbp/v24s3/13968.pdf. Acesso em: 03/11/2019.
  5. BALATA, P.; COLARES, V.; PETRIBU, K.; LEAL, M. de C. A bulimia nervosa como fator de risco para distúrbios da voz: artigo de revisão. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992008000300021/>. Acesso em: 03/11/2019.

Escrever comentário sobre Como induzir o vômito

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Marco
Chamei o Hugo de boa !!!!
Domingas
Tomei um remédio evocanil que era pra ser engerido Boa vaginal estou grávida o que eu faço me ajudem.

Como induzir o vômito
Como induzir o vômito

Voltar ao topo da página