Partilhar
Partilhar em:

É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência da regulação térmica que se apresenta no corpo humano em função das mudanças de temperatura ambiente e da intensidade da atividade física realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, ect.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo do seu gênero, sua atividade recente, do consumo de alimentos e líquidos, da hora do dia e nas mulheres, da fase do ciclo menstrual em que se encontram. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe se uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 graus célsius é normal ou não.

Temperatura corporal nos adultos

Uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 está próxima dos valores médios aceitáveis de temperatura corporal mas deve prestar atenção uma vez que um pouco mais baixa pode ser sintoma de hipotermia. A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre os 36,5 e os 37,5 ou mais. Regra geral.

  • Hipotermia, quando a temperatura é inferior a 36 ou menos.
  • Febre, quando a temperatura está entre 37,1 e 37,9.
  • Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38.

Temperatura corporal nas crianças

Uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 nas crianças não é normal e deve ir rapidamente ao seu médico ou seguir as indicações necessárias para subir a temperatura do corpo. As crianças devem ter uma temperatura corporal mínima de 36 graus.

Temperatura axilar

Uma temperatura axilar de 35,4 - 35,5 - 35,6 é um pouco baixa e deve seguir as indicações necessárias para subir a temperatura do corpo. Existem crianças que têm temperaturas axilares inferiores a 36 graus e que podem assumir-se como normais chamando-se esta situação de Hipotermia Fisiológica.

Temperatura Oral

Uma temperatura Oral de 35,4 - 35,5 - 35,6 é um pouco baixa e deve ir ao médico ou seguir as indicações necessárias para subir a temperatura do corpo. A temperatura oral pode ser medida em todos os pacientes, exceto, os que estão inconscientes, sofram de distúrbios mentais, convulsões, doenças do nariz, boca ou garganta e as crianças com menos de 6 anos.

Temperatura Retal

Uma temperatura Retal de 35,4 - 35,5 - 35,6 é preocupante e deve ir de imediato ao médico das urgências ou seguir os procedimentos necessários para subir a temperatura do corpo. O resultado deve ser 0,5 a 0,7º C maior que a temperatura oral. A temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que afetam a temperatura corporal que podem modificar em algumas décimas a temperatura mas nesse caso a temperatura corporal inferior a 35 graus é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, sobretudo, o grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e doentes.

Outros fatores externos podem ser:

  • A exposição do sujeito ao calor, adaptação conhecida como aclimatização.
  • O grau de umidade atmosférica, mais umidade aumenta a dificuldade para absorver o suor produzido.
  • O vestuário.
  • A existência de doenças que dificultam a transpiração, diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais.
  • Doenças que aumentem a produção de calor, infecções, hipertiroidismo e todas aquelas que acompanham a febre.
  • Consumo de certos fármacos: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, fundamentalmente.
  • Psicopatias e estados de álcoolismo agudos ou crônicos que diminuam a tolerância de calor excessivo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A temperatura axilar deve ser medida com um termômetro na dita região durante um período de aproximadamente 4 minutos.
Comentários (78)

Escrever comentário sobre É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6

78 comentários
A sua avaliação:
silvana
Bom dia! Tenho notado que a temperatura do meu corpo está baixa em 35,4 estou com 61 anos. E também a minha pressão 9/6 me sinto sem forças, desanimada, cansada.
Silvia maria
Meço a temperatura qdo acordo e minha temperatura é 35,5-35,3 é normal?
A sua avaliação:
virgilio cunha
Agradeço me informem se uma temperatura corporal entre 35,8 e 36,1, é normal ou se requer assistência médica.
~Hoje, baixou para 35,3. Não será demasiado baixa?.
miraldina torres
a temperatura do corpo, axilas, é 35,5 estou com diarreia já alguns dias e tenho suores principalmente na testa o que devo fazer? é sinal de que estou com um problema grave de saude?
Adriana dos Santos Moraes
o meu filho Vinicius des do dia 22 que ele tevi febre dei dipirona abaixou ele nao teve mais febre so que a temperatura dele nao sobe pro normal que e 36 agora so fica 34,3 35,5 em vez de subir cai a medica falou que a temperatura baixa e Iqual a temperatura alta eu nao entender nada ja tem 6 dias que a temperatura corporal nao sobi ja vez exame de sangue e de urina e o resultado deu normal eu nao sei o que fazer ajude mim por favor
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Adriana! Só o médico poderá diagnosticar o seu filho para saber o que está passando com ele. Rápidas melhoras!
begonia ben
eu tenho sempre a temperatura a 34 35 ando sempre com frio tenho 43 anos e faço uma caminhada de 3 kilometros a pé .mesmo assim ando com frio ,o que fazer ?
A sua avaliação:
nestore
tenho temperatura de 35.4 depois de tres dias de gripe. Isto e` nomal? O que tenho que fazer para aumenta-la.?
A sua avaliação:
Flávio França Chaves
Quais devem ser os procedimentos de hipotermia em crianças?
A sua avaliação:
luisa
minha temperatura constante é de 35,5 , mas de vez em nunca vai para 36, isso é normal?
Robson Lemes
Normal Luisa, recomendo que depois de uma hora de exercícios faça a aferição, verá que passará de 36 fácil.
A sua avaliação:
GLEYDSON LIMA
o que fazer e pq a temperatura do corpo uma hora dar 39,5 e dois dias depois 35,6 o que fazer