Partilhar

É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6

É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência da regulação térmica que se apresenta no corpo humano em função das mudanças de temperatura ambiente e da intensidade da atividade física realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, ect.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo do seu gênero, sua atividade recente, do consumo de alimentos e líquidos, da hora do dia e nas mulheres, da fase do ciclo menstrual em que se encontram. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe se uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 graus célsius é normal ou não.

Temperatura corporal nos adultos

Uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 está próxima dos valores médios aceitáveis de temperatura corporal mas deve prestar atenção uma vez que um pouco mais baixa pode ser sintoma de hipotermia.

Qual a temperatura do corpo humano considerada normal?

A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre os 36,5 e os 37,5 ou mais. Regra geral.

  • Hipotermia, quando a temperatura do corpo humano é inferior a 36 ou menos.
  • Febre, quando a temperatura está entre 37,1 e 37,9.
  • Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38.

Temperatura do corpo baixa, o que pode ser?

A hipotermia nem sempre acontece por fatores externos ou climáticos (exposição ao frio), mas pode ser sintoma de doenças, tratamentos ou reações corporais. As causas mais comuns da hipotermia são:

  • Exposição ao frio;
  • Reação a antidepressivos e sedativos;
  • Diabetes;
  • Reação a queimaduras;
  • Hipotireodismo;
  • Mal de Parkinson;
  • Lesões na medula espinhal;
  • Desnutrição;
  • Sintoma de problema com drogas ou álcool.

Temperatura corporal nas crianças e bebês

Uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 nas crianças não é normal e deve ir rapidamente ao seu médico ou seguir as indicações necessárias para subir a temperatura do corpo. As crianças devem ter uma temperatura corporal mínima de 36 graus.

Enquanto a temperatura normal do corpo de um bebê pode ser 37º, apesar de ter uma leve variação constante por fatores como vacinação e febres leves. De qualquer forma, assim como nas crianças, temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 em bebês é hipotermia e requer a avaliação de um médico urgente.

A curto prazo para tentar restabelecer a temperaturas corporais baixas enquanto não se recebe o atendimento médico, recomenda-se banhos mornos, roupas quentes e aquecimento como aquecedores e até secador a uma distância segura da pele.

Veja também: A partir de quantos graus é febre em bebê?

Temperatura axilar

Uma temperatura axilar de 35,4 - 35,5 - 35,6 é um pouco baixa e deve seguir as indicações necessárias para subir a temperatura do corpo. Existem crianças que têm temperaturas axilares inferiores a 36 graus e que podem assumir-se como normais chamando-se esta situação de Hipotermia Fisiológica.

Temperatura Oral

Pode-se medir a temperatura normal do corpo humano pela boca. Uma temperatura Oral de 35,4 - 35,5 - 35,6 é um pouco baixa e deve ir ao médico ou seguir as indicações necessárias para subir a temperatura do corpo. A temperatura oral pode ser medida em todos os pacientes, exceto, os que estão inconscientes, sofram de distúrbios mentais, convulsões, doenças do nariz, boca ou garganta e as crianças com menos de 6 anos.

Temperatura Retal

Uma temperatura Retal de 35,4 - 35,5 - 35,6 é preocupante e deve ir de imediato ao médico das urgências ou seguir os procedimentos necessários para subir a temperatura do corpo. O resultado deve ser 0,5 a 0,7º C maior que a temperatura oral. A temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos.

Influências sobre a temperatura corporal baixa ou alta

Existem vários fatores que afetam a temperatura corporal que podem modificar em algumas décimas a temperatura mas nesse caso a temperatura corporal inferior a 35 graus é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, sobretudo, o grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e doentes.

Outros fatores externos que influenciam a temperatura corporal baixa podem ser:

  • A exposição do sujeito ao calor, adaptação conhecida como aclimatização.
  • O grau de umidade atmosférica, mais umidade aumenta a dificuldade para absorver o suor produzido.
  • O vestuário.
  • A existência de doenças que dificultam a transpiração, diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais.
  • Doenças que aumentem a produção de calor, infecções, hipertiroidismo e todas aquelas que acompanham a febre.
  • Consumo de certos fármacos: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, fundamentalmente.
  • Psicopatias e estados de alcoolismo agudos ou crônicos que diminuam a tolerância de calor excessivo.

Leia também: É normal uma temperatura corporal de 35,7 - 35,8 - 35,9?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A temperatura axilar deve ser medida com um termômetro na dita região durante um período de aproximadamente 4 minutos.

Escrever comentário sobre É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6

O que lhe pareceu o artigo?
112 comentários
Maria Marta Hackbarth
Tenho 66 anos e minha temperatura máxima atinge 5.7 variando de 4.1 à noite a 5 .7 durante o dia
Vera Lúcia Maria da Silva
Minha temperatura está 34.3 isso é normal estou resfriada
Da silva Mark Marinalva
Tenho Hipotireoidismo! E normal temperatura da axicila 34,9
Joana
Olá. Tenho 23 anos e sou mulher. É estranho a minha temperatura corporal ser entre os 34.7 e os 35.7? É normal uma pessoa da minha idade apresentar uma temperatura tão baixa quanto esta? Tenho alguns problemas cardíacos, será que isso pode ser algum efeito?
Marne
Estou com a temperatura pelo termometro, em torno de 35C., só masculino e tenho 76anos! Que cuidados devo tomar? Muito obrigado, Marne
Jose gouveia
Estou preocupado visto ter estado hospitalizado porque tinha faltas de ar .estou a fazer uma inalação - Xoterna demanhã . Só que durante a noite começo a tremer e com mo muito frio apesar de estar com cobertores etc tudo ok.. tiro a temperatura e Marca 35,6.vou logo fazer. Um chá preto para me aquecer..só não consigo dormir até às 8horas da manhã.portanto. Estou desde as 3 horas da madrugada..claro entro num desespero tão grande..e enervado..o que fazer? Abraço e obrigado.
maria
a temperatura corporal de 35,6 Cº durante o dia e que durante a noite chega a descer até 34,1 Cº pode ser normal para uma doente oncologica a fazer quimioterapia e com 55 anos do sexo feminino?o que fazer neste caso para subir a temperatura corporal?

maria rodrigues
Tenho 70 anos. A tempeatura corporal é de 35,4 (pela primeira vez na minha vida) e sinto-me cansada e com tonturas. A tensão arterial é de 12 - 6. Que devo fazer para que ela suba
A sua avaliação:
monique
bom dia tenho uma filha de 7 anos ela esta com a temperatura baixa a 4 dias levei ela a dois hospitais
medicos me chamam de maluca porque dia fica 36 abaixa a noite para 35 o que faço. ela esta fazendo um tratamento alergico tudo começou depois desse tratamento e o problema dela é todo respiratorio paro com as vacinas
A sua avaliação:
silvana
Bom dia! Tenho notado que a temperatura do meu corpo está baixa em 35,4 estou com 61 anos. E também a minha pressão 9/6 me sinto sem forças, desanimada, cansada.

É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6
É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6

Voltar ao topo da página