A temperatura do corpo

É normal uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2?

É normal uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2?

A temperatura corporal permite avaliar a eficiência do ajuste térmico do corpo humano em função das mudanças na temperatura ambiental e da intensidade da atividade realizada. A temperatura periférica (pele, mucosas, músculos, extremidades, etc.) é variável. A temperatura normal do corpo de uma pessoa varia dependendo do gênero, atividade recente, consumo de alimentos e líquidos, hora do dia, e fase do ciclo menstrual no caso das mulheres. Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar se uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2 graus Celsius é normal ou não.

Índice

  1. Temperatura corporal em adultos
  2. Temperatura corporal em crianças
  3. Temperatura axilar
  4. Temperatura Oral
  5. Temperatura Retal
  6. Influências sobre a temperatura corporal

Temperatura corporal em adultos

Uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2 é praticamente normal e não deveria constituir nenhum risco para a saúde. A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre os 36.5-37.5 ou mais. Normas gerais:- Hipotermia, quando a temperatura é inferior a 36 graus ou menos.- Febrícula, quando a temperatura está entre 37,1 e 37,9- Hipertermia ou febre, quando a temperatura é igual ou superior a 38 graus.

Temperatura corporal em crianças

Uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2 em crianças é um pouco baixa e deveria ser tomada alguma precaução para evitar riscos de hipotermia. As crianças devem ter uma temperatura de 36 graus no mínimo.

Temperatura axilar

Uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2 é praticamente normal e não deveria constituir nenhum risco para a saúde.Existem crianças que têm temperaturas axilares de menos de 36 graus centígrados que pode ser considerada normal, chamando este tipo de situação de Hipotermia Fisiológica.

Temperatura Oral

Uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2 é praticamente normal e não deveria constituir nenhum risco para a saúde.É recomendável medir a temperatura oral em todos os pacientes, exceto nos que estão inconscientes, sofrem confusão mental, convulsões, problemas no nariz, boca ou garganta, e nas crianças menores de 6 anos.

Temperatura Retal

Uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2 é um pouco mais baixa do normal e deveria ser tomada alguma precaução para evitar a hipotermia.O resultado tende a ser entre 0,5 e 0,7°C mais alto que na temperatura oral. Tomar a temperatura retal é recomendável para pacientes menores de 6 anos.

Influências sobre a temperatura corporal

Existem vários fatores que interferem na temperatura corporal que podem modificar em alguns décimos a temperatura, mas o caso de uma temperatura corporal inferior a 35 graus, por exemplo, é totalmente alarmante. A constituição do indivíduo, principalmente o grau de obesidade. A idade, sendo pior em idosos e em pacientes de cama. Outros fatores externos podem ser, por exemplo, o treinamento da pessoa ao calor: Adaptação conhecida como aclimatação. O grau de umidade atmosférica: Quanto maior a umidade, maior a dificuldade para absorver o suor produzido. A roupa: as mais prejudiciais são as escuras e grossas. A existência de doenças que dificultam a sudoração: diabetes, alterações cardíacas, pulmonares e renais. Doenças que se desenvolvem com o aumento da produção de calor: infecções, hipertireoidismo e aquelas que são acompanhadas de febre. Consumo de certos remédios: sedativos, anfetaminas e antidepressivos, principalmente. Psicopatologias e estados de alcoolismo agudo ou crônico que diminuem a tolerância ao calor excessivo.

Leia também: É normal uma temperatura corporal 35,4 - 35,5 - 35,6 - Lista por IDADES

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A Temperatura Axilar deve ser tomada com Termômetro nesta região durante um período aproximado de 4 (quatro) minutos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Sergio Homero Costa e Silva
estou sentindo um frio diferente e medi a temperatura e deu 35.6 e a ambiente esta em 20 c
pressão arterial 13.7 x 9.1
A sua avaliação:
filipe manoel
Ola tenho 17 anos e sempre q faço a medição da minha temperatura ela aponta 39,2 38,9.Em dias q estou com gripe comun minha pele fica quente poremos termometros sempre apontam uma temperatura de 36;8 no maximo a minima de 35;8 poderia me dizer porque isso acontece comigo?
Lucia Fernandes
Já há alguns dias venho sentindo um frio (gelado) interno muito incômodo. Medi a temperatura e o resultado foi pouco menos de 36. É normal? O que fazer?
julia
E normal temperatura 36.c
É normal uma temperatura corporal de 36 - 36,1 - 36,2?