Partilhar

Espinha no pênis é normal?

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 15 junho 2018
Espinha no pênis é normal?

Ao menor sinal de alguma coisa fora do normal no pênis, é natural que os homens fiquem preocupados. Logo se pensa na possibilidade de ser alguma doença sexualmente transmissível ou até mesmo algo mais grave, como câncer.

Mas, se você está sofrendo com espinhas, pequenas bolinhas no pênis, saiba que estes sintomas podem surgir a qualquer idade e estão relacionados a problemas benignos. Neste artigo do umCOMO, abordaremos as possíveis causas dos cravos no prepúcio e seus devidos tratamentos. Não se esqueça de ir ao seu urologista para receber o diagnóstico e tratamento corretos. Nosso objetivo é apenas informá-lo: Espinha no pênis é normal? O que pode ser e tratamento.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma ferida no pênis

Causas das bolinhas no pênis

Se você está sofrendo de espinhas, bolinhas ou cravos no pênis, saiba que, normalmente, elas não indicam algo preocupante. No entanto, é sempre importante procurar um médico para que ele possa averiguar todas as possibilidades. Existem diversas causas de espinhas no pênis:

  • Puberdade;
  • Glândulas de Tyson;
  • Verrugas genitais;
  • Grânulos de Fordyce;
  • Doença de Peyronie;
  • Líquen plano;
  • linfocele;
  • Câncer no pênis.

Continue lendo para descobrir cada uma delas em detalhe.

Espinhas no pênis e puberdade

Se você está passando pela fase da puberdade, saiba que é comum aos meninos adolescentes o aparecimento de pequenas espinhas no pênis. As espinhas, ou acne, são nada mais que inflamações causadas por obstruções nos poros, causada pela alta produção de óleo da própria pele.

Como tratar espinhas no pênis

Geralmente, as espinhas no pênis não exigem tratamento específico, e somem com o tempo. Entretanto, caso elas sejam recorrentes, é o caso de procurar um urologista para ter um diagnóstico mais preciso sobre espinha inflamada no testículo. Usar pomadas para acne sem prescrição médica não é uma boa ideia, já que a pele das partes íntimas é super sensível e isso pode causar reações indesejadas.

Para evitá-las, o ideal é manter uma alimentação restrita em alimentos muito oleosos e gordurosos. Mantenha a região do pênis sempre limpa com água e sabonete neutro, e seque bem para evitar o aparecimento de micoses. As espinhas também costumam aparecer em caso de suor excessivo, principalmente se a região ficar abafada. Para contornar isso, prefira cuecas de algodão e que não sejam muito apertadas.

Se você tem cravos no prepúcio, este artigo pode ser útil: Prepúcio inflamado, o que pode ser?

Glândulas de Tyson ou pápulas peroladas

São pequenas bolinhas brancas que podem aparecer por baixo da cabeça do pênis, geralmente acompanhadas de manchas brancas, que podem ser confundidas com espinhas na glande ou com verrugas genitais. É por isso que é tão importante fazer acompanhamento com um urologista, caso você perceba algo de atípico na saúde de seu órgão genital.

No entanto, as glândulas de Tyson não apresentam problemas e são benignas. O único transtorno que elas podem causar é o estético, podendo acabar incomodando alguns homens que se sentem desconfortáveis e preferem optar pela retirada das "bolinhas". Para esses casos, o urologista pode recomendar a cauterização, procedimento que usa uma corrente elétrica para removê-las, ou uma pequena cirurgia, aonde o médico retira as bolinhas com um bisturi. Os dois procedimento levam anestesia local.

Espinha no pênis é normal? - Glândulas de Tyson ou pápulas peroladas

Verrugas genitais

As verrugas genitais são causadas pelo HPV (vírus do papiloma humano) e causam modificações na pele do pênis, podendo ser confundidas com espinhas penianas. As verrugas são rugosas e ásperas ao toque, sendo bem diferente dos casos apresentados acima - a começar pelo HPV ser uma doença sexualmente transmissível. A melhor prevenção continua sendo sempre o uso de preservativos.

Para o tratamento, o urologista pode indicar uma pomada a ser aplicada diretamente nas verrugas. Porém, é comum que elas voltem a aparecer, uma vez que o organismo pode demorar anos para eliminar o vírus do corpo.

Saiba como detectar as verrugas genitais nesse artigo.

Grânulos de Fordyce

Os grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas brancas que surgem na glande e em todo o pênis, mas são benignas e não representam nenhum tipo de complicação, tampouco estão relacionadas com doenças sexualmente transmissíveis. Os grânulos são mais comuns durante a pré-adolescência, mas podem surgir em qualquer idade.

O tratamento inclui o uso de algum gel específico receitado pelo urologista, ou com o uso de laser para eliminar os grânulos e na maioria dos casos é feito apenas por razões estéticas.

Doença de Peyronie

A doença de Peyronie não tem uma causa específica, mas é responsável pelo aparecimento de placas duras, que podem provocar dor no pênis e disfunção erétil se o problema já estiver em um estágio mais avançado. Se manifestam como caroços duros, geralmente em um dos lados do pênis. É comum, ainda, o aparecimento de outros sintomas como encurvamento do pênis e ereção dolorosa.

A doença de Peyronie pode aparecer em homens de qualquer idade, mas é mais provável a partir dos 40 anos. Em alguns casos os caroços desaparecem sozinhos, em outros é necessário uma cirurgia para a remoção dos caroços e correção da curvatura do pênis.

Líquen plano

O líquen plano tem a aparência de bolinhas vermelhas no pênis ou carocinhos que coçam e às vezes doem. Trata-se de uma inflamação de pele com coceira que pode aparecer em qualquer parte do corpo. Hepatite C, quadros de ansiedade e depressão e exposição a metais pesados podem favorecer o aparecimento das bolinhas, mas não são determinantes.

O líquen plano pode desaparecer sozinho e voltar a surgir, mas o seu tratamento costuma ser feito com anti-histamínicos, para aliviar a coceira, preferencialmente recomendado por um infectologista, dermatologista ou clínico geral e medicamentos que aumentem a imunidade do paciente.

Leia também: Coceira na cabeça do pênis, o que pode ser?

Linfocele no pênis

O acúmulo de líquido linfático pode acontecer em qualquer parte do corpo após uma lesão, pancada ou masturbação intensa, inclusive no pênis, causando caroços na região pubiana masculina que podem parecer bolinhas no pênis. Quando a causa é esta, a linfa acumulada que resulta neste caroço no púbis masculino deve se drenar naturalmente fazendo com que os sintomas desapareçam, mas uma massagem pode acelerar o processo.

Câncer no pênis

Esse é um tipo muito raro de câncer que começa com o aparecimento de pequenos caroços e feridas no pênis. Geralmente, quem apresenta esse tipo de câncer são homens com mais de 60 anos, ou fumantes, ou que não apresentam uma boa higienização no local.

O tratamento é feito com uma cirurgia, inicialmente, para remover o máximo de células cancerígenas, seguida de radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, pode ser necessário remover o pênis, a fim de impedir que o câncer se espalhe pelo corpo.

Dica: Se você também apresenta esse sintoma, não perca o artigo Bolinhas no pênis podem ser DST?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinha no pênis é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Espinha no pênis é normal?

2 comentários
paulimsoaresdasilva@gmail.com
meu penis ficou escuro e nasceu umas espinhas apos uso de bomba peniana ele volta ao normal
Guilherme
Tô com uma espinha no pênis amarela

Espinha no pênis é normal?
1 de 2
Espinha no pênis é normal?

Voltar ao topo da página